Cientistas são capazes de extrair imagens diretamente do cérebro

Materiais alternativos são usados para refrigeração de água
Bactéria retém metais pesados de ambientes contaminados

Aconteceu o que parecia impossível. Agora não se pode duvidar de mais nada para o futuro. Cientistas no Japão, do laboratório de neurociência computacional ATR, reportaram hoje o desenvolvimento de uma técnica que permite por meio da análise dos padrões cerebrais reconstruírem a imagem que a pessoa está vendo. Ainda não é em HDTV ou mesmo a cores mas o resultado já é impressionante, mesmo sendo em tons de cinza.
Neste modelo preliminar,o cérebro é analisa por meio de um equipamento de ressonância magnética, um software mapeia diferenças no fluxo sanguíneo encefálico em resposta a exposição a 400 quadros com padrões de imagens aleatórias de 10×10 pixels , cada um por um período de 10 segundos.

O computador analisa os dados e aprende a correlacionar as mudanças no cérebro em função do padrão de pontos mostrados. Depois deste período de análise, um novo padrão de imagens totalmente novo é mostrado, e o resultado pode ser visto na figura abaixo, onde a palavra NEURON pode ser perfeitamente identificada.

Perspectivas

Neste momento o sistema é capaz de reproduzir apenas imagens monocromáticas. Porém o Dr. Kang Cheng, um pesquisador do Instituto de ciência cerebral RIKEN, ressalta que o melhoramento da técnica vai tornar possível imagens coloridas.

Segundo Dr. Kang em torno de 10 anos os avanços nesta área vão permitir ler os pensamentos das pessoas com significativo grau de exatidão. O pesquisador também sugere que o sistema pode encontrar aplicações também na arte e no design, por permitir acessar rapidamente imagens no interior da mente dos artistas. Além disso no campo médico será especialmente útil no tratamento de doenças, pois irá permitir aos médicos abrir uma janela diretamente para o cérebro de uma pessoa que sofra por exemplo, de alucinações.

Segundo Yukiyasu Kamitani pesquisador chefe do ATR, “Esta tecnologia poderá também ser aplicada a outros sentidos que não a visão, No futuro, será possível ler emoções e complicados estados emocionais”


Fonte: Pinktentacle

Materiais alternativos são usados para refrigeração de água
Bactéria retém metais pesados de ambientes contaminados

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!