Jesus Cristo e Super-Homem: A necessidade do herói mítico
Escala e Heróis de Raglan
FitzRoy Richard Somerset, o 4º Barão de Raglan foi um mitologista e acadêmico, cuja principal obra é The Hero: A study in Tradition, Myth and Dreams. Nesta obra ele discute sobre o conceito de herói no decorrer da história e como ele se aplica nos diversos mitos existentes.
Nessa obra, o autor introduz a famosa “Escala de Raglan”, a qual mostra uma espécie de “ranking” de diversos heróis mitológicos (ou não, como veremos adiante). Para tanto, deve-se fazer umas perguntinhas básicas e ver a pontuação do referido herói. As perguntas são:
- A mãe do Herói é uma virgem de sangue real;
- Seu pai é um rei e
- Freqüentemente parente próximo da sua mãe, mas
- As circunstâncias da Sua concepção são pouco usuais e
- Ele tem a reputação de ser filho de um deus.
- À nascença é feito um atentado à sua vida, geralmente pelo pai ou avô maternal, mas
- Ele é misteriosamente levado e
- Criado por pais adotivos num país distante.
- Não sabemos nada da sua infância, mas
- Ao atingir a idade adulta ele regressa ou vai para o seu futuro reino.
- Após uma vitória sobre o rei e/ou um gigante, dragão ou animal selvagem,
- Casa-se com uma princesa, muitas vezes filha do seu predecessor e
- Torna-se rei.
- Durante algum tempo, o seu reinado é pacífico e
- Ele faz leis, mas
- mais tarde perde a aceitação dos deuses e/ou do seus súbditos e
- É afastado do trono e expulso da cidade, após o que
- enfrenta uma morte misteriosa,
- frequentemente no topo de um monte,
- Os Seus filhos, se sequer os há, não lhe sucedem.
- O Seu corpo não é enterrado, mas ainda assim
- Ele tem um ou mais santos sepulcros.
Você conhece quantos heróis, semideuses ou mesmo deuses que se encaixam nessa descrição?
Aqui vai uma listinha, com a pontuação ao lado.
- Krishna – 21
- Moisés – 20
- Rômulo – 19
- Rei Arthur – 19
- Perseu – 18
- Jesus – 18
- Watu Gunung (da ilha de Java) – 18
- Hércules – 17
- Maomé – 17
- Super-Homem – 16
- Beowulf – 15
- Buda – 15
- Zeus – 14
- Czar Nicolau II – 14
- Nyikang (um herói da tribo Shiluk, do Alto Nilo) – 14
- Sansão – 13
- Sunjata (o Rei-Leão dos antigos Mali) – 11
- Aquiles – 10
- Odisseu (também chamado de Ulisses) – 8
- Harry Potter – 8
Como vocês podem ver, Krishna, o deus hindu, possui mais atributos “heróicos” do que Jesus. Não obstante, nem por isso ele é aceito como sendo um deus fora do hinduísmo. Maomé é tido como uma figura histórica, apesar do ceticismo que abrange seus contatos e inspirações divinas (ou seja, ele pode ter existido, mas não da forma como os muçulmanos o vêem). De qualquer forma, também não é aceito fora do islamismo. E o mesmo acontece com os demais heróis e deuses.
O Super-Homem marca 16 pontos na escala Raglan e é um número alto. No entanto é curioso notar que o Czar Nicolau II, uma figura histórica e bem documentada, marca 14 pontos. Em face dessa escala ele estaria acima de muitos e quase chegou perto de Jesus.
Como é fácil notar, podemos usar esta escala com qualquer personagem e veremos que muitas criações do imaginário humano marca altos pontos. Por que, então, deveríamos crer em uma personagem sem documentos claros, sem evidências históricas e nem arqueológicas? A única “prova” que o Jesus Milagreiro realmente existiu é a Bíblia, e esta é cheia de contradições.
O primeiro evangelho a aparecer foi o Evangelho Segundo Marcos. E este apareceu 80 anos depois da suposta existência de Jesus. Ele narra a destruição do Templo em Jerusalém, mas isso só aconteceu na década de 70 do século I. Isso evidencia que não fora o próprio Marcos que o escreveu, pois obviamente ele não é nenhum highlander para viver tanto.
Os demais evangelhos são vistos pelos especialistas como tendo sido baseados no de Marcos; mas, se examinarmos algumas passagens, veremos que elas são muitas vezes contraditórias (como no caso do julgamento e da ressurreição).
Assim, dizer que a Bíblia atesta a veracidade de uma personagem que não aparece em nenhuma parte de documentos históricos (e os que aparecem são claramente forjados) é subestimar a inteligência alheia.
Há uma piadinha ateísta que diz: Se a Bíblia é prova cabal para atestar a existência de Jesus, então os quadrinhos também podem servir de prova que o Super-Homem existe.
As pessoas sempre precisaram, precisam e ainda precisarão de heróis. Sejam bombeiros resgatando pessoas de um incêndio, policiais da Divisão Anti-Seqüestro, civis comuns que esquecem sua própria segurança em prol do próximo ou de figuras a quem se recorre quando nada mais resta.
É aí que entram as religiões para vender os seus planos de salvação. É aí que a venda de HQ’s obtem seu faturamento. Ambas são baseadas em uma necessidade de escapar da realidade e viver num mundo de ficção, já que por vezes o mundo real é intragável. Sempre haverá pessoas que irão se ajoelhar e implorar por um ente querido ou ligar seu relógio-sinal e esperar que a ajuda venha rápido como uma bala, forte como uma locomotiva e que lute em prol dos necessitados…
36 respostas para "Jesus Cristo e Super-Homem: A necessidade do herói mítico"
Deixe um comentário
Mas, antes, leia a nossa Política de Comentários. Obrigado por sua participação.
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
junho 8th, 2008 em 20:25
Muito bom…
junho 8th, 2008 em 20:51
“Por vezes o mundo real é intragável…”
Certamente!
Nossa, palmas para quem escreveu o artigo. Muito bom.
agosto 19th, 2008 em 01:33
Há um erro no texto, quando mostra o ranking de quem é mais “herói mitológico”:
“Como vocês podem ver, Shiva, o deus hindu, possui mais atributos “heróicos” do que Jesus.”
O deus hindu que aparece na lista é Krishna, e não Shiva.
agosto 19th, 2008 às 08:12
Correção feita. Obrigado.
setembro 17th, 2008 em 10:25
adorei pesquisar nesta pagina é muito interessante ,você que esta do outro lado fica absmado com tanta história,interessante, você aprende e tbm ensina bjos da sua amiga taiala priscila
novembro 10th, 2008 em 14:48
Eu acho que deveriam ler mais a biblia e participar mais de eventos religiosos,
pois existe um Deus vivo que nos liberta e que nos cura. Não gostamos quando fala de Jesus como “Mito” pois esta comprovado e consumado nas escrituras e num mundo espiritual que ele está no nosso meio…
Mais ele te pedoa de todos os pecados!!!!
Deus abençoe vcs…
novembro 10th, 2008 às 14:56
Eu acho que deveriam ler mais a biblia e participar mais de eventos religiosos
Ler o que exatamente ? Mitologias, lendas, fabulas, contos, historinhas copiadas de outras religies ? Aprender como matar quem trabalhar no sabado, apedrejar pessoas, cortar fora as maos e o penis, massacrar povos, odiar meus pais, etc ?
Eventos religiosos, para que ? Ser enganado pelo pastor ?
pois existe um Deus vivo que nos liberta e que nos cura.
As prisoes continuam lotadas e os hospitais estao abarrotados de doentes.
Não gostamos quando fala de Jesus como “Mito” pois esta comprovado e consumado nas escrituras e num mundo espiritual que ele está no nosso meio…
E continua um mito. Nao foi provada historicamente e arqueologicamente a existencia desse ser na vida real. O onus da prova é seu. Nao gostou ? Problema seu.
Mais ele te pedoa de todos os pecados!!!!
Que pecados ? Onde ? Cade ? E acaso pedi perdao ? Nao devo satisfacoes a ninguem.
Deus abençoe vcs…
Que Thor te abencoe !
novembro 10th, 2008 às 15:09
Ele perdoa meus pecados? Então ele que vá se foder!
Próximo?
Thales respondeu:
janeiro 18th, 2009 às 04:48
@André,
eu euvi essa frase na comunidade Ateus do orkut, kkk
tenha certeza, vai ser a próxima a entrar no livro de auto-ajuda Ateu.
você foi ridículo, nada mais que isso….
que Javé Deus te abençoe MUITO André!
(na hora de me abençoar escolha Shiva, porque amo ela em Final Fantasy, e gosto da destruição)
há não…. é o Abbadon que abençoa… não o andré … kkkkk
ainda prefiro discutir
vegetarianos x carnívoros
(nesse blog tem algo sobre isso ? )
janeiro 18th, 2009 às 13:26
Oi, Marina. Você é: Thales | thales8_potter@hotmail.com | 189.77.50.133
ZzXx respondeu:
julho 30th, 2009 às 15:45
HAHAHAHAHA
De dia é Marina, de noite é Thales.
Wilhelm respondeu:
novembro 10th, 2008 às 16:11
Caraca de novo,
Sr. Augusto, todos aqui ou a maioria ja leu bastante a bíblia, e não só os mesmos versos que o pastor / padre / (insira aqui seu sinônimo de picareta estelionatário favorito) mandam ler, mas uma leitura completa de tudo que está lá contido. De uma olhada pelo site que você vai ver que de conhecimento bíblico o pessoal do site tá cheio.
Quanto a libertação e cura você poderia falar exatamente ao que você se referia?
Jesus é um mito mas acredite todos estão loucos para verem provas concretas (não vale a lógica circular da bíblia, que diz que é a palavra de Deus, e por isso tudo que está nela está certo, porque ela é a palavra de Deus, mas ela que diz que é a palavra de Deus, mas por ser a palavra de deus tudo que está nela é verdade etc etc etc ad infinitum) que isso é uma mentira seja você o primeiro a apresentá-las. Uma coisa que é importante atentar é que mesmo que acontecesse de um crente provar que todas as leis e teorias científicas estão erradas isso não prova o cristianismo certo.
Para ele se provar certo ele precisa de argumentos que em si não possam ser refutados com provas contrárias. Afinal provar que a ciência poderia estar errada não prova que não existe o espaguete voador. E provar que todas as outras alternativas não cristãs estão erradas sem provas de que o cristianismo está por sua vez certo so coloca ele em uma posição igual todas as outras alternativas refutadas
janeiro 18th, 2009 em 04:39
vocês desmascaram Jesus para….. Ateus ?
qual a graça disso ?
eu pelo menos cheguei a conclusão que os Ateus estão evoluindo.
kkkkkkkkk
janeiro 18th, 2009 às 13:04
@Marina,
E vc consegue provar que estamos errados, em vez de fazer comentarios sobre nos ?
Ah, é claro que nao… vc nao tem provas, nenhuma evidencia, nenhuma refutacao, nada solido ou verificavel..
Bem, podemos concluir que vc ainda nao comecou a evoluir.
janeiro 18th, 2009 às 13:25
Oi Marina | marina@yahoo.com | 189.77.50.133
Considerando que vc vai continuar achando que Jesus existiu, mesmo sem provas, que importância isso tem pra vc? Medo que a gente esteja certo?
Wilhelm respondeu:
janeiro 18th, 2009 às 13:39
@Marina,
È realmente um erro falar que o cristão evoluiu dos macacos
janeiro 18th, 2009 às 14:12
@Wilhelm,
Ser um cristao criacionista é realmente uma ofensa para os pobres macacos.
fevereiro 12th, 2010 em 12:42
E tem mais.
Se a biblia prova a existencia d jesus
As hq’s provam a existencia do Superman
^^v
Heartless_and_Soulless respondeu:
junho 14th, 2010 às 11:59
@Z,

Essa eu quero ver eles refutarem…
maio 12th, 2010 em 17:03
Ótimo artigo!
O site ta de parabéns, vou mandar o link para alguns amigos.
julho 13th, 2010 em 12:32
achei errado essa tabela (2), pois na minha opinião ela apresenta uma informação de forma a forçar algo, como a semelhança entre o super-homem e Jesus. Isso para mim é como tentar jogar com os dados afim de chegar em algum lugar.
OBS: Se a intenção do texto é justamente essa, por qualquer razão, por favor desconsiderar o meu comentário, pois errei ao não perceber isso.
julho 13th, 2010 às 14:01
Opinião: vc tem o direito de tê-la e eu de ignorá-la.
110 respondeu:
julho 13th, 2010 às 17:24
exatamente, mas tipo eu estou levando esse site a sério, tipo eu só gostaria de entender melhor esse (sei lá) “tópico”. Mas tudo bem, deixa pra lá.
julho 13th, 2010 às 18:16
Já ouviu falar de mitologia comparada?
110 respondeu:
julho 13th, 2010 às 22:45
@André,
bem, não. Até fiz uma pesquisa rápida google, mas não achei nada.
julho 14th, 2010 às 10:33
Procurar no Yahoo Respostas não o fará ser mais inteligente.
Rafael respondeu:
julho 14th, 2010 às 09:45
@110, Tipo assim, se tivesse sido um comentário tipo assim, sem nenhuma palavra tipo, tipo assim eu acharia um comentário tipo assim pertinente. Visto que tipo assim, li muitos tipos, tipo assim não achei um comentário digno de tipo assim ser objeto de maiores considerações!
O maternal veio agora debater aqui no Cet.net?
110 respondeu:
julho 14th, 2010 às 14:16
@Rafael, Bem, essa agressão supondo que sou criança, ou até mesmo bebê é relevante? Senão, julgo desnecessário esse seu comentário.
Resposta ao andré, tudo bem, está certo, mas essa não era a minha intenção, e sim ter pelo menos um conhecimento superficial do que se tratava. Por isso fiz uma pesquisa rápida no google. Esse assunto espero terminar por aqui, tendo em vista que ninguém precisa se justificar mais, se é que alguma vez precisou.
Questão que deixo em aberto, apesar de ser um tanto fora de contexto do tópico, mas dentro do assunto ceticismo.net, existe algum preconceito para com novatos aqui?
110 respondeu:
julho 14th, 2010 às 14:25
@110, aliás, agora reparei em mais uma coisa, o único comentário que falou sobre o artigo em si, foi o meu primeiro, os demais foram comentários e críticas ao meu comentário. Talvez uma excessão a isso que escrevi foi o segundo comentário do andré, porém ñ tenho certeza, tendo em vista que não entendi muito bem o que ele quis dizer com “mitologia comparada”, se está falando sobre o que alguns fazem que é comparar algumas histórias, como o filme “zeitgeist” ai sim já ouvi falar e dai sim está dentro do contexto.
julho 14th, 2010 às 14:50
Você NUNCA ouviu falar de mitologia comparada? Sua pesquisa não foi superficial, foi vagabunda, mesmo. Até mesmo a Wikipédia tem artigo sobre isso: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparative_mythology
julho 14th, 2010 às 14:46
Não temos preconceitos. Só com preguiçosos. pesquisas rápidas não farão de vc mais esperto.
Rafael respondeu:
julho 14th, 2010 às 14:57
@110, Minha intenção não foi agredir, mas fazer como diz o sábio André, me divertir com quem vem aqui tentando dar uma de galo com argumentos toscos.
Mas não te preocupa, eu também tive uma fase mística, acreditando em teorias da conspiração, ufos, bobagens esotéricas, mas o estudo honesto e de mente aberta me mudou, e eu passei a enxergar as coisas como elas realmente são. Quem sabe tu não chega lá também.
julho 14th, 2010 em 17:36
tá agora entendi o andré. Tudo bem, oq eu quis dizer desde o principio, foi o seguinte, na página 2 (2), existe uma tabela e eu discordo da forma de escrita dela perante os “fatos”², pois é como se ela tomasse partido e quisesse forçar as semelhanças. Não q elas ñ existam, mas parece forçado. Acho q agora expliquei-me melhor. Além do mais, não tem necessidade de relacionar o assunto em questão com o trazido por você, pois estou me referindo na forma do autor do artigo escrever as coisas como querendo enfatizar algo, não o assunto “Jesus Cristo e Super-Homem: A necessidade do herói mítico”
Rafael, pagar de galo? Bem, pense oq quiser, mas me respeite, principalmente quando vc julga saber oq penso. Se bem, que não entendi muito bem, oq disse no segundo parágrafo, pois começa fazendo comparações (como se eu fosse aquilo), e na última oração, tu paga de superior dizendo q nunca chegaria a seu nível.
(tá, confesso, eu realmente fiz uma pesquisa vagabunda, só coloquei no google “mitologia comparada” e como ñ vi nenhum link nos 3 primeiros nem me importei em ir atrás).
²fato em ” “, não por concordar ou discordar com a existência de qualquer relação com a realidade, mas fato no sentido de ser assim a história dos personagens referidos.
julho 14th, 2010 às 18:15
oq eu quis dizer desde o principio, foi o seguinte, na página 2 (2), existe uma tabela e eu discordo da forma de escrita dela perante os “fatos”², pois é como se ela tomasse partido e quisesse forçar as semelhanças. Não q elas ñ existam, mas parece forçado.
Parece forçado? Por quê? porque eu coloquei-as lado-a-lado ou porque eu alterei as histórias?
Além do mais, não tem necessidade de relacionar o assunto em questão com o trazido por você, pois estou me referindo na forma do autor do artigo escrever as coisas como querendo enfatizar algo
O autor do artigo (eu) apenas fez uma comparação entre os evangelhos e ua obra clara de ficção. Como o próprio artigo diz, eu poderia comparar com qualquer obra mitológica, como a história de Hércules, Aquiles etc. Por isso, eu coloquei a escala de heróis de Raglan, que até mesmo Joseph Campbell referenciava.
(tá, confesso, eu realmente fiz uma pesquisa vagabunda, só coloquei no google “mitologia comparada” e como ñ vi nenhum link nos 3 primeiros nem me importei em ir atrás).
Então, cuidado com o que vc escreve, afim de não sugerir falsa pesquisa ou tema inexistente, mesmo. Recomendo livro O Herói de Mil faces, do Campbell.
julho 14th, 2010 em 17:52
A cada dia que passa me divirto mais com esses artigos.. muito bom mesmo..
dezembro 28th, 2011 em 19:33
A cada dia que passa me divirto mais com esses artigos.. muito bom mesmo.[2]
Adorei esse site!