Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Inferno Desmascarado

inferno.jpgAh, o Inferno!! Aquele lugar maravilhoso de sofrimento eterno, onde o fogo que nunca se apaga e a besta voraz, que rói sem clemência, irão nos torturar e atormentar para sempre. O mundo pós-vida onde seremos impingidos de dor e sofrimento, gritando e implorando por uma misericórdia que nunca virá, por séculos e mais séculos, a mando de um deus justo, bondoso e que nos ama infinitamente.

Aquele belo recanto agradável que os amantíssimos religiosos – ciosos de seu amor cristão – fazem questão que nós, céticos, sejamos jogados para nunca mais sairmos de lá. 😀

Infelizmente, para os religiosos, aí está mais um sério problema teológico: O que é o Inferno? Onde ele fica? De onde veio esse mito? Será inteiramente bíblico? Hummm… É exatamente isso o que examinaremos agora.

Os toscos religiosos podem sapatear, espernear, arrancar os cabelos e esbravejarem o quanto quiserem; mas não há NENHUMA menção de “Inferno” – como sendo um lugar de tormento eterno – na Bíblia, conforme as religiões cristãs pregam. A bem da verdade, o que temos são traduções canhestras de quatro palavras diferentes: Sheol, Hades, Geena e Tártaro.

Será que tais expressões representam a mesma idéia, ou seja, a de um inferno ardente, onde as pessoas são torturadas por toda a eternidade? Bem, nas páginas a seguir examinaremos atentamente cada uma dessas expressões, analisaremos as vertentes cristãs que pregam o tormento eterno, o tormento temporário e o aniquilacionismo, bem como as prováveis origens desse mito. Senhoras e senhores, peguem as suas roupas de amianto e me acompanhem, pois este será um artigo quente.

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5 6 7

  • A João Ferreira de Almeida é uma tradução da King James. Mas eu gosto da Bíblia de Jerusalém.

  • Breno Bernardes

    Testemunhas de Jeová 2 x 0 crentolhos e chatólicos

    Administrador André respondeu:

    Ah, sim, pois os primeiros a verem que inferno não existe bibliocamente foram os TJ’s, né?

    Breno Bernardes respondeu:

    Não, mas entre os três, eles ganharam.

    Administrador André respondeu:

    3? Vc sabe quantas vertentes cristãs existem HOJE, filho?

    Breno Bernardes respondeu:

    Imagino que muitas, mas citei os protestantes e católicos que acreditam na trindade.

  • Denner

    Muito bom o artigo, André. Mas ainda tenho dúvidas sobre essas passagens:

    “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”. Mateus 25:46
    “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” Mateus 25:41
    “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.” Mateus 18:8
    A quê Jesus estaria se referindo nesses versículos? Mesmo quando eu era cristão, eu não acreditava, achava o inferno uma ideia sádica e cruel, não compatível com um deus infinitamente misericordioso, mas quando lia esses versículos, tinha sérias dúvidas sobre a teologia do inferno.

  • observer

    O Chicão tá quase virando ateu. Procede essas declarações?

    http://www.mundohistoria.org/temas_foro/religi-n-filosofia-pensamiento/no-hay-fuego-infierno-ad-n-eva-no-son-reales-expone-papa-f

    Administrador André respondeu:

    Me diga ONDE na Bíblia fala de Inferno.

    JCFerranti respondeu:

    @André, com isso me surge uma dúvida: Onde na Biblia fala dos castigos e sofrimentos aos que não acreditam em Deus após a morte?

    Administrador André respondeu:

    http://ceticismo.net/religiao/inferno-desmascarado/

    JCFerranti respondeu:

    @André, 😳 putz que vergonha, me perdi totalmente com os comentários que nem me toquei de olhar em qual artigo estávamos!

    observer respondeu:

    @André, não vi em lugar nenhum, mas o pessoalzinho do convento acha que tem, o Chicão acha que não tem. Já perguntou a eles?

    Administrador André respondeu:

    Vocês parecem que não sabem em que artigo estão. Ler faz bem, experimentem!

    observer respondeu:

    @André, na verdade existe o conceito, judaico, de um local para onde vão os mortos, SHEOL (aramaico) ou Hades (grego), apenas um local de descanso eterno – mais ou menos isso. Transformaram isso num inferno.

  • Spartacus

    Muito bom cara. Parabéns por jogar um pouco de luz sobre o mundo da ignorância religiosa.
    Abraço.

  • Carlos

    se o inferno não existe o céu também não,sendo assim nem Deus existe,pois se um criador não pode punir os erros de suas criaturas,logos todos podem erra sem medo,e se não ha punição de inferno,porque temos cadeias e prisões,cadeiras elétrica e outros se os homens podem matar e punir quem querem sem mesmo ter os criados ou formado alguém,porque Deus não?se não existe inferno o que se farra com os homens maus? e onde esta o lúcifer se é que ele existe?.

    NestorBendo respondeu:

    Isso tudo, em bom português, significa o quê?

  • Não vou nem pedir os laudos, pq eu sei que vc não vai dar. Mas leva seu pastor no INCa pra curar todo mundo lá, que eu quero ver. Pode ser pronto socorro de hospital.

    Raquel Oliveira respondeu:

    Não teria problema nenhum em lhe enviar os laudos, a propósito , em que mundo você vive ? Eu sinceramente não acredito que uma pessoa nunca tenha presenciado um milagre. O pastor que me curou não era daqui do Brasil, ele é coreano e não fica fixo em um lugar ele viaja o mundo todo curando as pessoas assim com Jesus fazia .

    Pryderi respondeu:

    Podendo estar em todos os hospitais do mundo, faz “milagres” na igreja.

    AHAM

    Almeida respondeu:

    Eu sinceramente não acredito que uma pessoa nunca tenha presenciado um milagre.

    O problema desses milagres é que eles são meio tímidos já que ninguém vê.
    Só em igrejas…
    Que nunca filmam…
    E não deixam ninguém ver…

  • Elaine

    Prova primeiro q foi pólio e aí a gente conversa. Flw vlw

  • Hermeto Nelson Spohr

    O
    Inferno de Dante é lenda e nunca existiu e por que deveríamos acreditar nele?

  • Hermeto Nelson Spohr

    “Dante” é ficção!!

  • Hermeto Nelson Spohr

    Vocês acreditam na mentira?

  • Brad Ferreira

    O artigo resume bem a trajetória que o inferno percorreu até chegar nos nossos dias. Só acho um precipitado dizer que foi tudo maquiavelicamente combinado, planejado, conduzido para que fosse assim. É mais provável que( levando em conta fontes históricas disponíveis) a Igreja num determinado momento no afã de recrutar rebanhos e aumentar sua renda e poder, foi absorvendo as superstições e pavores mais bisonhos das localidades do Império em que chegava. Por isso que tem santo para todos os gostos. Vamos lembrar que mesmo depois do cristianismo ser reconhecido como religião oficial pelo Império Romano, muitas outras vertentes cristãs anatematizadas pelos romanos sobreviveram mundo afora até século VI e meados do século VII. Marcionitas, nestorianos, aianos (discípulos de Ário), maniqueístas (vertente que reverenciava Jesus dentre outros “profetas”) etc:.

    Quem se ferrou mesmo foram os ebionitas, grupo mais “judaico” de todas as vertentes cristãs.

    Para fechar o cânon com chave de ouro, apresentaram o inferno tal qual se concebe hoje, no livro do Apocalipse.

    Vamos dar um desconto, pois na Antiguidade não haviam filmes e a gama de literatura de entretenimento e jogos que temos hoje. Era natural portanto criar histórias e épicos que a um tempo servisse para distrair e assustar as pessoas com propósitos políticos ou religiosos.

    Um desconto aos antigos, melhor dizendo. Porque acreditar nessas coisas hoje é pior que a simples burrice.

    Se serve de consolo, nem todas as vertentes cristãs sustentam esse “Inferno” romano.

  • KNOWEDGEPOWER

    Ok André bom artigo, mas há sim uma referencia
    que o inferno é lugar de tormento:
    Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
    E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    Mateus 24:50,51

    Pryderi respondeu:

    Sublinha aí a parte Inferno, por gentileza, que eu não consegui ler. Porque o que eu li é os ímpios ficariam afastados, chorando. Me mostra a parte de tormento eterno, sim?

    KNOWEDGEPOWER respondeu:

    Aqui está (mateus 25:46)
    46 “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”

    Pryderi respondeu:

    Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
    Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
    E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
    Mateus 25:44-46

    Em que parte está dizendo que isso acontecerá quando morrerem? Ainda meio longe da ideia de Inferno, não?

    Claro que para crentinhos é Inferno.

    Aliás, kolasin aiwnion é “lugar de tormento”, não “tormento eterno”. Vai estudar

    trustnoone respondeu:

    gostaria das fontes, as quais você tira o original da biblia

    NestorBendo respondeu:

    Recomendo o

    http://www.blueletterbible.org

    Divirta-se no seu ostracismo.

  • trustnoone

    André,

    Tenho visto que em seu primeiro parágrafo afirma que não há
    nenhuma referência de inferno eterno na bíblia. Mas encontrei uma indicação que o
    inferno é tormento, (mesmo que não seja eterno) em Lucas 16:23

    23 “E no inferno, ergueu os
    olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.”

    Tradução literal de Young:

    “and in the hades having lifted up his eyes, being in torments, he doth
    see Abraham afar off, and Lazarus in his bosom,”

    Como você afirma:” Voltando a
    Hades, seu nome era usado para designar tanto o deus como o seu mundo.”

    E então concluo que Lucas estava querendo afirmar nessa parábola
    que Hades poderia ser um expressão popular para
    denominar o inferno

    Pryderi respondeu:

    Lucas era grego. Ele chupou mitologia grega e fez uma salada, mas dizer que o mundo de Hades é igual a Inferno é a mesma coisa que dizer que o reino de Poseidon é uma jacuzzi.

    trustnoone respondeu:

    Ok me convenceu,
    Então o inferno não é nada do que dizem. por exemplo ele não é um lago de fogo ardente como dizem.

    trustnoone respondeu:

    ok me convenceu, mas o inferno não nada do que a igreja prega como por exemplo o lago de fogo certo?