Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Nasa, Josué e o Sol que parou

Os religiosos odeiam a Ciência! Lamento, pessoal, mas essa é a verdade. Os fanáticos não conseguem suportar a idéia que algo não necessite de explicações sobrenaturais para acontecimentos. Eles abominam a idéia de que a Ciência pouco se importa se Deus, Shiva, Isis, Quetzalcoatl ou o Monstro Espagueti Voador existam ou não. Fazem de tudo para atacá-la, mas sempre saem perdendo, dado o seu analfabetismo científico.

E quando percebem que não podem vencê-la, tentam usar descaradamente o nome de entidades científicas sérias em citações totalmente descontextualizadas, ou inventam torpes mentiras. Uma das mais visadas é a NASA.

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (cuja sigla NASA vêm de seu nome em inglês) é simplesmente uma agência de âmbito governamental que cuida exatamente do que seu nome diz: aeronáutica e espaço, ou seja, qualquer coisa que voe, dentro ou fora da atmosfera terrestre está sujeito à supervisão da NASA. Qualquer evento acima do solo terrestre é de sua competência. Eventos climáticos NÃO SÃO estudados pela NASA e sim pela agência irmã: o NOAA.

Na Bíblia, somente um evento é tão ridículo, estúpido, mentiroso e mitológico que o Dilúvio: trata-se do famoso do milagre do dia mais longo, narrado no livro de Josué.

Vamos dar uma repassada rapidamente: Moisés (aquele cara barbudo que não existiu, mas vivem puxando o saco dele) morreu e coube a Josué a liderança dos israelitas. Estes resolveram passar a fio de espada qualquer um que cruzasse o seu caminho e assim começa um dos capítulos mais sangrentos, selvagens, bárbaros, genocidas, maníacos, assassinos e perversos da Bíblia (se bem que passagens assim é que não falta lá).

Josué, o Cap. Nascimento dos Baby Sitters de Cabras, resolve mandar todo mundo pro saco e só não pôs na conta do Papa, porque ele só apareceria muitos séculos mais tarde. Ele clama pela ajuda divina e Javé, vulgarmente conhecido como o Senhor dos Anéis Bíblico, dá uma forcinha fazendo cair temporais, tempestades de granizo e até mesmo pedras nos outros soldados!

Mas, eis que na sua perseguição brutal, Hannibal Lecter Josué olha pro sol (por favor, sonoplasta, aumente a trilha sonora) e ordena que o Sol pare!

Josué cap. 10

10. O Senhor semeou no meio deles o terror diante de Israel, e este infligiu-lhes uma terrível derrota diante de Gabaon, e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Betoron, batendo-os até Azeca e Maceda.
11. Enquanto fugiam diante de Israel, na descida de Betoron, o Senhor mandou sobre eles do céu uma tempestade de granizo até Azeca; e foram mais numerosos os que morreram sob essa chuva de pedras do que os que pereceram pela espada dos israelitas.
12. Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gabaon, e tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon.
13. E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro.
14. Não houve, nem antes nem depois, um dia como aquele, em que o Senhor tenha obedecido à voz de um homem, porque o Senhor combatia por Israel.

Somente uma criatura extremamente idiota acreditaria numa historinha mítica dessas. Em qualquer conto épico existe passagens mirabolantes como essa. Jasão e os Argonautas, o Bagava-Gita, a Teogonia e tantos outros épicos mitológicos contém coisa ainda mais maravilhosas e incríveis! Não é nada demais. Cada povo gosta de contar vantagem se mostrando “o tal”.

O pior é que tem gente que REALMENTE acredita naquilo. O Sol parou! Uaaaaaau! É fantástico saber que há quem acredite nessas histórias, sem ao menos se dar ao trabalho de investigá-las, para chegar se há um fundo de verdade, se há credibilidade, se existem nas biografias das respectivas personalidades.

Os sites religiosos apregoam que sim, a história do “dia perdido” realmente aconteceu e, pior, citam a NASA! Como é de se esperar, as histórias mudam de site pra site, de postagem pra postagem. Uma das histórias diz que um cientista da NASA, no Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, Maryland, estavam usando computadores sofisticados para plotar posições do Sol, da Lua e outros planetas, 100, 1000 anos no futuro, para calcular as trajetórias de naves espaciais. Subitamente os computadores pararam completamente. Porque desligaram, eles tinham descoberto o “dia perdido” no tempo. Os técnicos não sabiam como corrigir o problema. Mas um dos cientistas presentes, havia freqüentado a escola dominical quando era criança, e lembrava-se da história na qual Deus fez o Sol parar por aproximadamente um dia. Quando ele sugeriu isso como uma possível solução, os outros cientistas o ridicularizaram. Contudo esses mesmos cientistas abriram a Bíblia em Josué 10 e leram a história.

Os técnicos então alimentaram os computadores com os novos dados (cuidadosamente fabricados no “dia perdido” de Josué), e as máquinas uma vez mais passaram a funcionar perfeitamente – ou quase. Os computadores subitamente pararam, mais uma vez, porque eles não haviam descoberto um dia completo; alguma coisa estava faltando. Aparentemente (assim diz a história) os computadores encontraram somente 23 horas e 20 minutos. Em outras palavras, 40 minutos ainda estavam faltando. Mas o cientista da escola dominical sugeriu a resposta a esse enigma. Ele lembrou-se que na Bíblia, em 2 Reis 20, havia uma narrativa em que o Rei Ezekias, tendo sido prometida a suspensão da sua morte, teria pedido um sinal do céu. Deus então fez o Sol se mover dez graus para trás – ou exatamente 40 minutos! Essa informação foi colocada nos computadores, e a partir de então eles passaram a funcionar normalmente.

Em outras, os cientistas estavam estudando a posição dos astros quando estavam prestes a enviar o homem à Lua, como disse um de nossos comentaristas. Aliás, foi graças a ele que resolvemos destruir de vez este mito. Obrigado, Renato. Seu “ceticismo” nos fez melhorar o site, ajudando a elucidar mais as pessoas e levando um pouco de luz às trevas da ignorância. 😉

Minha resposta foi simples e avassaladora: MENTIRA! A NASA desmentiu esta lenda urbana pregacional AQUI. No site, eles dizem (tradução minha):

A lenda urbana “GSFC encontra o dia perdido” não faz sentido pelo seguinte motivo. Se nós queremos saber aonde onde os planetas estarão no futuro, nós usamos um conhecimento acurado de suas posições iniciais e suas velocidades orbitais (o que seria onde eles estão localizados agora), e descobrir por suas posições por algum tempo no futuro. Nós solucionamos uma série muito bem determinada de equações que descrevem estes movimentos. O principal elemento dinâmico de qualquer movimento orbital de um planeta é determinada por resolver uma equação (força igual a massa vezes aceleração, F = m.a), que é, talvez, a equação mais fundamental da Física Clássica.

Ou seja, Newton rules, Kepler rocks, e eu sou mais eu. 😀

Este cálculo que se estuda no Ensino Médio de qualquer colégio decente é tão preciso que e é usado para determinar eclipses – Solar e Lunar – movimentos de planetas, envio de sondas etc. O site ainda reitera: “Esse cálculo não abrangeria qualquer momento, antes de apresentar, de forma alguma dias faltantes muitos séculos atrás, se tivesse ocorrido, não poderia ser descoberto com este método”.

Tomaram papudos? Newton, apesar de ter sido cristão, destruiu os seus sonhos. Costumam usar Zecharia Sitchin, um ufólogo maluco da laia de von Däniken, que alega que houve uma noite comprida em outros lugares. E daí, que tenha havido? Nunca viram um eclipse solar na vida?

Não há NENHUMA indicação que tal besteira tenha ocorrido. E, se prestarem atenção aos escritos, o texto diz que o Sol e a Lua pararam. Como? Só se levarem em conta que quando esta narrativa foi escrita, achava-se que a Terra era o centro do Universo e que TUDO girava ao seu redor. Alguns alegam que somente a Terra parou, mas e a Lua? Ah, a Lua também parou. E os planetas? Er… Jesus te ama e vou orar por você!

Conseguem imaginar a CATÁSTROFE interplanetária que seria se o Universo todo parasse só para que um bando de ridículos pastores de cabras pudessem usurpar uma terra que nunca foi deles? O poderoso Omni³ dizimou plantações, animais e os primogênitos dos egípcios. Mas, para que Josué pudesse perseguir igual a um alucinado os povos que estavam fugindo de sua fúria insana ele precisou parar a porra toda? Você tá de sacanagem, zero-meia? Quem inventa uma baboseira dessa deveria ser preso e quem acredita deveria ser internado.

Mais um mito que foi pro ralo.

MITO DETONADO


Capítulo anterior Índice Próximo capítulo

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

  • Neozinha

    Será que vocês podem postar o meu comentário?
    Lamento muito por você querido André, e por todos esses coitados que postarem esses comentários absurdos.
    Pelo menos os crentes tem uma esperança de salvação e vocês o que tem. A ciência vai conservar o Espirito e o corpo de vocês por quanto tempo?
    Hahahahahahahahahahahahah!
    Pra nós a esperança é a última que morre, e pra vocês talvez a única né?
    Ósculo Santo!

    Joseph K respondeu:

    @Neozinha,
    Não lamento nada, por você nem pelos outros pobres coitados crentes, que postam esses comentários sem sentido.
    Os crentes, vivendo no mundinho de faz-de-conta, tem esperança de salvação, da mesma maneira que um bêbado tem esperança de não ter uma ressaca.
    Conservar o espírito? Não, obrigado, sou mais uma conserva de sardinhas que, pelo menos, existem. Será que, um dia, os crentes mostrarão algo como “Aqui está! A alma! Não somos felizes como bêbados!”? Vai sonhando com isso, até lá, pobre de você, doce iludida.
    Filhota, a esperança é a última que morre… mas morre, senão seria “a esperança nunca morre”.
    Sua esperança vai morrer com você.
    Para você, um abraço de Buda, por trás.

    Em tempo: você cria uma conta e não tem a menor capacidade de refutar o artigo, por isso passa para essa pregação vazia, como tantos outros fanáticos religiosos.
    Simplesmente patético.

  • Neozinha

    Querido irmão Joseph K

    Na palavra de Deus (A BÍBLIA SAGRADA) QUEIRA VC OU NÃO, fala de um homem que dividiu a História, e vc está lutando num sitezinho de quinta mostrar pra quem o que é, ou seja nada. Vai quere me convencer do que?
    Me poupe!
    Que o Espirito Santo de Deus tenha misericórida de Vcs. Ah! pode deixar, eu vou orar para isso, tá?
    Ósculo Santo. Vc. é showzinho!

    Administrador André respondeu:

    Pode me dizer qual versículo fala que seu Jesus Jóquei de Jegue dividiu a história?

    Joseph K respondeu:

    @Neozinha,
    Cara aprendiz de troll,
    Não sou seu irmão, não sou seu amigo, não te conheço, nem quero passar por tal experiência; isto posto, quero acrescentar que dispenso falsas amenidades, pois escolho bem minhas companhias, não saio por aí chamando qualquer desconhecido de “amigo” ou “irmão”, isso é coisa de gente tosca e desesperada.
    Feito o esclarecimento; não importa o quanto você se iluda, seu livro mágico é falho, cheio de contradições e mensagens torpes de estupro, limpeza étnica e rapto de menores, tudo isso sob o beneplácito de seu deusinho mimado e sanguinário: como esse é o mito que você escolheu acreditar, é compreensível essa sua atitude reles.
    Seu livro mágico fala do homem de dividiu a história? Duvido! Não achei uma única linha sobre John Lennon, em toda ela.
    Por aqui, trollzinha boba, ninguém quer te convencer de coisa alguma, quem tem essa fixação na cabeça são os crentes que sofreram lavagem cerebral; é muito mais divertido dar risada de tipinhos, como você, que tem a fé tão fraca, que são incapazes de tentar refutar o artigo; sequer tentam, pois sabem o monte de estrume que são essas lendas de josué, dilúvio e cia.
    O site é de quinta? Pobre dos donos, que ainda tem que aturar trolls que se dão ao trabalho de se registrar, só para vomitar esse lixo, como o seu. Uvas verdes. Se não sabe o que é, vai estudar.
    Eu poderia pedir para você nos poupar desse lixo verborrágico, mas como sei que não adianta, apenas vou esperar as suas tosquices, só para deixar registrado como crentoscos fanáticos são baixos.
    A você, piada do dia, um abraço apertado por trás.
    Que o sorridente Buda te acolha, apesar do deu ateísmo.

    Abbadon respondeu:

    1) Uma “palavra de deus” que foi inventada pelos criadores desse mito
    2) Um “homem” cuja existencia historica nao foi comprovada
    3) Ha 40 calendarios em vigor no mundo.
    4) O proprio calendario que vc esta usando como exemplo, possui os nomes dos deuses romanos, gregos e nordicos nos meses e dias da semana. Entao, pela SUA logica, eles tambem dividem a Historia.
    5) Este site, comparado aos sites religiosos, dá de mil a zero.
    6) Vc ja se convenceu sozinho porque é crente
    7) Esse “espirito santo” nao existe. Foi inventado por Atanasio, teologizado por Dionisus e Constantino o decretou.
    8) Orar é o mesmo que fazer nada.
    9) Vc ja deu o seu show de crente

    Thiago respondeu:

    @Neozinha,

    E por que ao invés de ficar dando showzinho,chiliques e falando blá-blá de encher lingüiça, vc não nos prova que esse “homem que dividiu a história”, realmente existiu como um personagem REAL na História, através de evidências arqueológicas incontestáveis ?

    Na ausência de provas, vc não nos convenceu de nada, e o que vc recitou é apenas uma reles mitologia da Idade do Ferro.

  • http://www.litteraelibertatis.com.br Wert

    Assim falam os Sábios Senhores do Ceticismo.net:

    A presente postagem foi limada por ser overkill (postagem IMENSAAAAAAAAAA). Por favor, é pra COMENTAR o artigo e não postar OUTRO artigo nos comentários.

    Encerra-se o pronunciamento dos Sábios Senhores do Ceticismo.net

  • http://www.litteraelibertatis.com.br Wert

    Prezados Administradores,

    Bem, compreendo vossa razão em “limar!” meu comentário, todavia, observei que quando trata-se de coerência, talvez houve um equívoco de vossa parte, já que a seguinte mensagem:

    Abbadon respondeu:
    setembro 3rd, 2008 às 14:47

    Que deveria ser um comentário dentro de um artigo, talvez seja de igual ou maior extensão. Todavia, sei que o autor Abbadon é um dos moderadores do Portal e certamente não cercearei seu direito de fazer o que quiser com seu próprio Portal ou escrever o quanto queira, porém apenas peço um pouco de coerência, em vista de outros “comentários” que são debates e também são extensos. Sei que a democracia é um “lixo” do ponto de vista prático, mas coerência é tudo !!!

    De antemão, peço desculpas por talvez ter infringido as regras do Portal e claro, como sou um cético e contribui para o teor da discussão do assunto, já que explicou exatamente os motivos do Sol não ter parado, peço a gentileza de que autorizem a postagem original como um artigo em um local adequado.

    Obrigado,

    Wert

    Administrador André respondeu:

    Controle-se, André, hoje é sexta-feira. (respirando fundo)

  • http://www.litteraelibertatis.com.br Wert

    Bem, pela resposta já vi que não passam de um bando de moleques que de céticos não possuem nada … apenas um grupo de ateus ou anti-religiosos que só sabem questionar, mas esquecem-se que cetismo real, sério e verdadeiramente SÁBIO, também apresentam contra-argumentos e não apenas cobram argumentos dos outros.

    Como já vi que até mesmo argumentos lhe falta para manter o controle (e a própria respiração profunda) já que basta apenas ser sexta-feira, não tenho mais motivos para contribuir com um Portal que não é sério, que é dirigido por moleques (na mentalidade mesmo) e que principalmente não cumprem sua própria palavra, afinal …

    Se os “Sábios” Senhores do Ceticismo.net DIZEM, também deveriam fazer o que dizem ou fazer cumprir o que dizem… do contrário é pura molecagem, afinal, outro exemplo de que seu argumento de “é para fazer comentários e não outros artigos” não é fato e não é real, está no seguinte registro do Portal:

    Hitler era Ateu ???
    8. Clayton L disse:
    abril 21st, 2010 em 17:19

    Um “overkill” explícito, mas não tão bem observado pelos Sábio Senhores do ceticismo.net. O que mostra que sofrem de sério problemas de responsabilidade e de perturbação egocêntrica.

    Aliás, responder que aceita o pedido de desculpas e que não seria possível colocar meu comentário como uma artigo, já estava bom, não precisava você perder o controle e nem a respiração.

    Nem precisa publicar este “comentário”, mas se o fizer, não esqueça de colocar sua bravatinha característica como resposta … como por exemplo, “vai tarde (socando a mesa), “vai com deus (erguendo as mãos para os céus)”, “taí um exemplo de contribuição que não precisamos (Ufaaa !!!)” =)

    Boa sorte neste projeto infantil !!! Realmente, pior que o projeto em si, só quem leva a sério esta trupe que se denomina “Sábios Senhores do ceticismo.net”.

    Administrador André respondeu:

    Meta uma coisinha na sua notocorda: EU mando aqui. EU decido o que é aprovado e o que não é. EU decido quem continuará postando e quem será banido de vez.

    Adivinhe só quem foi o banido dessa vez? NO TROLL ALLOWED!!

  • Mauro Cesar

    Parabéns André e os demais colegas do Ceticismo.net, Um fato “imaginário” bolado por não sei quem, uma mentira milenar que causa tanto impacto nas cabecinhas desse povo crente…claridade total para quem quer ver a verdade.
    deus? onde? ❓

  • Angelo

    :mrgreen: Caro Wert, li seu comentário e concordo com tudo o que disse. EU mando, EU faço, EU sou o tal, EU sei e tenho explicação para tudo! Faltam-lhes humildade, decência e acima de tudo respeito para com aqueles que discordam de de suas teorias. Banir aqueles que nos incomodam é prático, mas também prova a nossa incapacidade de aceitar objeções. Crer ou não em um Deus, é escolha de cada um, discutir é uma opção, falar o que quer e ter que ouvir o que não quer, é um risco a ser avaliado. A partir do momento em que se dispuseram a aceitar as opiniões alheias, deveriam agir com mais tolerância ao invés de arrogância e preconceito.

    Administrador André respondeu:

    Obrigado. Li o seu comentário, aceitei o que vc disse e tenho a opção de discutir sobre o tema.

    Ah, sim, também posso bani-lo. Tchauzinho, angelo1064@gmail.com | 187.52.253.231 (de acordo com a política de comentários, eu posso postar seus dados. Deveria ter lido as regras antes).

  • Eduardo

    A credulidade não tem limites. Algum dia os psicólogos e psiquiatras vão explicar esse fenômeno.
    Não sei se alguém aqui lembra (ou se usou…), mas nos anos 90 se espalhou a tese de que uma garrafa pet cheia de água colocada sobre o medidor de consumo de eletricidade fazia a conta baixar significativamente… era andar pelo interior de SP e ver todos as caixas de medidores com as tais garrafas em cima, alguns com até 4 de uma vez!
    Obviamente, o peso das garrafas prejudicava a estrutura das caixas, não projetadas para aguentar 8 Kg. Então para evitar danos aos medidores, a Eletropaulo fez a besteira de divulgar que tal prática não adiantava de nada e a conta seria reflexo do consumo.
    Na lógica dos crentes, se a Eletropaulo falou isso é porque estava perdendo renda, então o troço funcionava, aí é que se via cada vez mais garrafas!

    Este é um exemplo de fé distorcida, como tantos usados pela igreja para amedrontar ou seduzir os fiéis.
    Sou engenheiro e pessoalmente consegui convencer alguns a não colocar as garrafas. Enquanto eu viver, lutarei pelo fim do credulismo.

    Um abraço

    Administrador André respondeu:

    Sabe que você me deu uma ideia?

    Filipe Bello respondeu:

    Hoje em dia, se você for espalhar um boato desse, comece por “A Globo não divulgou porque não querem que você saiba”

  • Rei Childerico

    Hoje escutei de uma professora de antropologia que ela ficou indignada por uma aluna dizer num congresso que não entendia como as pessoas ainda procuravam benzedeiras sendo que a medicina progrediu tanto nos últimos 50 anos. Ai a antropóloga disse que ciência e religião são equivalente e dizer que a crença alheia é besteira é usar o discurso da sociedade ocidental secularista branca para dominar aqueles que seriam considerados inferiores.

    Na real… se pessoas que recebem 10 paus por mês do Estado e são consideradas intelectuais falam esse tipo de merda, o que esperar do povo semi analfabeto que povoa as igrejas evangélicas.

  • SAUKIO

    Meu amigos antes de criticarem com tanta certeza algo você deveriam pesquisar mais. No original da Bíblia Josué diz ao sol ‘ cala-te” e à lua “silencia-te”, estudos da Nasa na última década descobriram que os raios solares e a luz lunar quando chegam à atmosfera terrestre geram ondas sonoras imperceptíveis aos ouvidos humanos. Mas são essas ondas sonoras que são responsáveis pelos movimentos de rotação e translação do nosso planeta. Quando a história de Josué foi escrita e mesmo quando quando a Bíblia foi traduzida não havia estudos científicos sobre isso. Tenho duas perguntas a vocês: Como vocês explicam isso? E quem é o povo semi analfabeto que povoa as igrejas evangélicas mesmo?

    Administrador André respondeu:

    Meu amigos antes de criticarem com tanta certeza algo você deveriam pesquisar mais. No original da Bíblia Josué diz ao sol ‘ cala-te” e à lua “silencia-te

    Versão King James: Joshua 10:12 — Then spake Joshua to the LORD in the day when the LORD delivered up the Amorites before the children of Israel, and he said in the sight of Israel, Sun, stand thou still* upon Gibeon; and thou, Moon, in the valley of Ajalon.

    *a prim root (compare ‘daham’ (1724), ‘damah’ (1820)); to be dumb; by implication, to be astonished, to stop; also to perish:–cease, be cut down (off), forbear, hold peace, quiet self, rest, be silent, keep (put to) silence, be (stand) still, tarry, wait.

    O significado é PARAR mesmo. E mesmo que fosse para ficar em silêncio, vamos substituir esta palavra no trecho:

    12. Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas: Sol, cala-te sobre Gabaon, e tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon.
    13. E o sol calou-se, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro.

    É… faz muito sentido…

    estudos da Nasa na última década descobriram que os raios solares e a luz lunar quando chegam à atmosfera terrestre geram ondas sonoras imperceptíveis aos ouvidos humanos.

    O Empire State existe, logo o King Kong realmente subiu lá.

    Mas são essas ondas sonoras que são responsáveis pelos movimentos de rotação e translação do nosso planeta.

    Cahan… http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_RE_10.asp

    Como vocês explicam isso?

    Ignorância sua por não saber PICAS de Física.

    E quem é o povo semi analfabeto que povoa as igrejas evangélicas mesmo?

    Tem espelho em casa? Bônus: Olha só o que acontece com algo fazendo som no vácuo

    krebys respondeu:

    @André,

    Quando eu leio coisas assim:

    ” estudos da Nasa na última década descobriram ”

    A maioria usa o Nasa como alguma autoridade para comprovação da existência divina. Só que a maioria não acredita que o homem foi à lua… estranho isso.

    Icarus respondeu:

    @krebys,

    Krebsy,

    O que é legal niso tudo é que no fundo, a crentaiada reconhece a credibilidade da Nasa. Mas quando vc mostra para um criacionista, qualquer artigo da Nasa datando o Universo em 13.75 bilhões de anos, ai precisam mentir descaradamente, a Nasa não presta, é “evolucionista” 😎 E é difícil passar uma semana sem que algum newsletter de algum projeto não faça uma menção a idade do Universo.

    Quando vc mostra que o planeta Terra foi formado após a exposão de uma estrela super massiva, refutando o Gênesis, aparecem as desculpas mais esfarrapadas possíveis. Diversão garantida. :mrgreen:

    Agora quer rir mais ainda? Eles vivem reclamando que os periódicos científicos não dão espaço para as suas pseudociências. Mas quando um cientista criacionista consegue publicar algo, fazem o maior estardalhaço. Obviamente, quando vc vai ver o que o cria publicou de fato, sempre é algo dentro da sua competência seguindo rigorosamente a metodologia que tanto criticam, e no artigo não tem uma única palavra a respeito do criacionismo.

    Procure no Oráculo por “Cientista criacionismo publica na Science”, vai te dar alguns minutos de prazer, ou de tristeza [Eu me recuso a colocar o link.]

    Thiago respondeu:

    @SAUKIO,

    Mas são essas ondas sonoras que são responsáveis pelos movimentos de rotação e translação do nosso planeta.

    AHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUHAEUHAUHEAUEHAHAEUHAEUHAUHAUEHAUEHAUEHAUEHAEHAUEHAUEHUAEHUAHEUAHEUHAEUAHEUHAUEHAUEHAU 😆 😆 😆 😆 😆 😆 😆 😆

    Nossa..Fez minha tarde depois dessa……. :mrgreen:

    drumyoshiki respondeu:

    @Thiago, “E quem é o povo semi analfabeto que povoa as igrejas evangélicas mesmo?”

    No fundo ele sabe a resposta, só é orgulhoso demais pra admitir. :mrgreen:

  • Thiago_Nic

    Parei de ler quando eu li “Moisés (aquele cara barbudo que não existiu, …)”

    Administrador André respondeu:

    Toma bebê. Não chora, não.

    voix69 respondeu:

    @Thiago_Nic,

    Alienação…a gente vê por aqui. :roll:

  • Pingback: Indios, hipocritas e politicamente ditatorial » Ceticismo.net()

  • Tonny

    “Minha resposta foi simples e avassaladora: MENTIRA! A NASA desmentiu esta lenda urbana pregacional AQUI. No site, eles dizem (tradução minha):”

    Tradução sua? A Nasa desmentiu?, aonde está a fonte desta informaçaõ? De alguma estória em quadrinos?

    Administrador André respondeu:

    Se você não fosse analfabeto como todo crentinho retardado, teria visto o enorme “AQUI”, apontando pro link: http://imagine.gsfc.nasa.gov/docs/ask_astro/answers/970325g.html

    Mas, claro, a ralézinha não leu nem a Bíblia, quanto mais site da NASA.

  • http://www.ensinamentosdabiblia.com/ Bruno Dimitrius

    André, antes de chamar os crentes de analfabetos, corrija o erro gramatical que você cometeu na sua tradução do texto da NASA. O correto é:

    “… Se nós queremos saber ONDE os planetas estarão no futuro…”

    Até mais.

    Administrador André respondeu:

    Ohhh, que profundidade a sua, crentinho. Parabéns, Flipper.

    Mas refutar…

  • Pingback: Manifesto em prol do Heliocentrismo » Ceticismo.net()

  • Sandra Marques

    Li o artigo para me informar e resolvi ler os comentários para ver se conseguía extrair mais alguma informação entre os inteligentes mas o que vi foi uma tremenda falta de respeito com a opinião alheia. Me retiro decepcionada!

    Pryderi respondeu:

    Não, querida. Você veio aqui procurando confirmação para uma crença idiota. Não encontrou e ficou de mimimi, desrespeitado a MINHA opinião.

    Sandra Marques respondeu:

    Otário!

    Pryderi respondeu:

    Num tô ouvindo!

    NestorBendo respondeu:

    Nada mais a acrescentar? Se você foge do debate para xingar, é porque não tem como desmentir o que lhe foi dito.

    cloverfield respondeu:

    A bíblia diz que você não pode xingar ninguém.

    William S D Borba respondeu:

    “Li o artigo para me informar e resolvi ler os comentários para ver se
    conseguía extrair mais alguma informação entre os INTELIGENTES”.
    Donde se conclui que tu mesma compreendeste que AQUI estão os inteligentes, não em vossa igreja.

  • Renx

    3 coisas sensacionais aqui:

    1 – O texto muito bom, bem explicado e humorado!
    2 – Os comentários, a razão ganhando de 10 a 0.
    3 – A incrível capacidade das pessoas acreditarem nesse tipo de mito e defender ele com todas as forças.

    A conclusão é q muitos comentários passam de 7 anos, e até hoje ainda tem pessoas que acreditam nesse tipo de mito estupido, ridículo e completamente sem noção.

    Essas pessoas realmente precisão de salvação, ou de um tratamento.

  • janderson

    vocês que estão julgando ao lan eu acho que ele estar certo que saber eu sou um deusista a pessoa que estuda os deuses de varias religiões e vocês acham que eu acredito em todos eles eu acredito em jeová quero ver vocês dizerem que jeová não exista.
    Eu acho que vocês dizem isso por que aconteceu algo nas suas vidas que vocês culparam a deus mas deus não teve culpa foi algo que vocês fizeram por que eu vivo fazendo coisas e deus me perdoa e se acontece algo comigo eu vejo tudo de errado que eu fiz e então eu oro para que deus me perdoe e assim continue para todo o sempre e vocês toda a inteligencia que deus deu para os humanos foi por pura bondade você deveria ver seu conceito e para a igreja e por ultimo ver a bíblia ler ela e eu duvido você não mudar seus conceitos. e outra eu não sou cristão nem evangélico e nem catolico eu só creio ne um deus vivo mas que nós não podemos ver mas ele nos ver e existe obrigado por mim ouvir e ler meu comentario

    Pryderi respondeu:

    Deus não é aquela figura que disse que tudo o que acontece é por causa dele? Deus não é aquele que disse que faz todas as coisas ruins? Deus não é aquele que disse que veio causar o caos e a guerra? Deus não é aquele que diz que não veio trazer a paz? Deus não é aquele que manda violentar, esmagar criancinhas em rochedos, rasgar a barriga de mulheres grávidas, apedrejar homossexuais, matar quem reza pra outro deus, apedrejar mulheres que foram estupradas (irônico, não?) e estraçalhar crianças? Deus não é aquele que é incapaz de destruir o Diabo, sendo que esse mesmo deus foi quem criou o Diabo, ainda mais que, reiterando, esse mesmo deus disse que ELE MESMO é que faz o mal?

    Esse deus? Quero não. Se esse deus existisse, eu o odiaria.

  • Manuane Cantarela

    Sou evangélica e não sou fanática. E declaro MINHA fé sem nenhum constrangimento. Apesar de super desinteressante e desrespeitoso decidi perder meu tempo e ler esse texto até o final para saber o que um brasileiro falaria sobre esse tema, já que havia lido dois artigos escritos por americanos. Esse tema ressurgiu recentemente aqui nos USA, conclusão: temos uma semelhança! Achei seu texto ridículo e patético tanto quanto você acha as “historinhas da Bíblia “. Respeitar “o diferente” está na modalidade: bons modos.

    Pryderi respondeu:

    Filha, eu não discuto com pessoas que acreditam em cobras falantes.

    NestorBendo respondeu:

    Difícil dormir com o nosso barulho?

    Ouça também este funky:

    http://www.whywontgodhealamputees.com

    Almeida respondeu:

    Cadê as refutações, Cláudia?
    Senta lá!

    Filipe Bello respondeu:

    Acho engraçado quando os crentes dizem que fazer isso ou aquilo é errado…
    Minha filha, você está usando invenções de ateus para discutir suas ideias, duas coisas que a bíblia condena.
    Declara sua fé sem constrangimento, outra coisa que a bíblia condena.
    Decidiu perder seu tempo, bingo! a bíblia condena isso também.
    Pra terminar, eu aposto que seus trajes não são todos feitos de um tipo só de fio…
    Pela bíblia, você é a filha que causa vergonha à deus.

  • Bruno Barbosa Barbosa

    Se os religiosos são “fanáticos” existem muito céticos que também o são. Ora, se Deus não existisse você não estariam perdendo tempo tentando provar para vocês mesmo que ele não existe?. Seria como o mito de Papai Noel. Se papai Noel não existe logo não perco tempo com Ele. A bíblia no ponto de vista cético e ignorante não passa de um livro cheio de besteira. Mas ohhh pasmem..precisamos provar que eles estão errados! Mas, pq provar? Você mesmos não vivem dizendo que Ele não existe?
    Mas, a agonia dos Ateus é tão grande, e a crença deles em Deus é tão grande, que perdem seu precioso tempo tentando por a prova que Deus não existe e “arrumando” na ciência a explicação. Não sabem os próprios céticos metidos a estudante de ciência, que a “teoria” da Evolução de Darwin ainda é Teoria. A própria comunidade Cientifica, cheia de Ateus, não levam a sério isso. Mas, bahhhhh os céticos do colegial não querem saber disso, vamos brincar de por a Bíblia a prova. Texto interessante, mas cheio de trocadilho errôneo a respeito da bíblia. Porém como a maioria dos céticos de colegial só querem ser ouvidos, não perderei meu tempo tentando explicar 1 + 1 =2 para vocês começarem a conversar na sala de aula, não é mesmo crianças?

    Pryderi respondeu:

    Se os religiosos são “fanáticos” existem muito céticos que também o são. Ora, se Deus não existisse você não estariam perdendo tempo tentando provar para vocês mesmo que ele não existe?

    Mas quem falou em Deus? Estamos faando da Bíblia e suas besteiras. Vc sabe… existem város outros deuses, tão verossímeis quanto o judaico-cristão.

    Seria como o mito de Papai Noel. Se papai Noel não existe logo não perco tempo com Ele.

    Papai Noel nunca alegou que suas lendas fossem reais. Seu blábláblá ainda não provou que o besteirol de Josué foi real.

    A bíblia no ponto de vista cético e ignorante não passa de um livro cheio de besteira.

    E não é?

    Mas ohhh pasmem..precisamos provar que eles estão errados! Mas, pq provar? Você mesmos não vivem dizendo que Ele não existe?

    Vocês dizem que Evolução não existe. A diferença é que conseguimos provar que a Bíblia é pura ficção. Aceite o fato.

    Mas, a agonia dos Ateus é tão grande, e a crença deles em Deus é tão grande, que perdem seu precioso tempo tentando por a prova que Deus não existe e “arrumando” na ciência a explicação.

    Com muito sucesso, diga-se de passagem. Poxa, se seu deus é real, não deve ser difícil provar… Comece pelo relato de Josué parando o sol. 😉

    Não sabem os próprios céticos metidos a estudante de ciência, que a “teoria” da Evolução de Darwin ainda é Teoria.

    Exatamente. Pena que vc, pobre retardado, não sabe o que isso signica. 😀

    A própria comunidade Cientifica, cheia de Ateus, não levam a sério isso.

    Me mostra as publicaçõs científicas mostrando isso. :)

    Mas, bahhhhh os céticos do colegial não querem saber disso, vamos brincar de por a Bíblia a prova.

    Tá, mas e a prova que o mito de Josué é verdade? Deve ter muitas fontes contemporâneas comprovando isso, não? Por que Darwin te incomoda?

    Texto interessante, mas cheio de trocadilho errôneo a respeito da bíblia.

    Tadinha da Bíblia…

    Porém como a maioria dos céticos de colegial só querem ser ouvidos, não perderei meu tempo tentando explicar 1 + 1 =2

    Bravatas, bravatas… não pode provar e acha que pode convencer a si memo que tem domínio de algo. Mas só a si memo.

    para vocês começarem a conversar na sala de aula, não é mesmo crianças?

    Mas cadê a prova que o mito de Josué foi verdade?

    Bruno Barbosa Barbosa respondeu:

    Olha, apareceu um cético que gosta de provar. Que coisa mais linda. Você é tão inteligente…ohhhhhhhh

    Pryderi respondeu:

    Sendo o dono do site, sou inteligente, mesmo. Você é apenas um adolescentinho que escreve sobre cavaleiros do zodíaco. :)

    Obviamente, você é um cara tão ocupado que não virá mais comentar, né? Não tem problema, eu ajudo com isso. Vai em paz

    Bruno Barbosa Barbosa respondeu:

    Eu sei fazer isso também, é fácil.

    Pryderi respondeu:

    Isso o que, princesa?

    Bruno Barbosa Barbosa respondeu:

    Mesmo que eu perdesse tempo discutindo com você não adiantaria de nada. pois você é um gênio, ohhhhhhhh. Gênio não precisa perder tempo com Bíblia. Pra quê? Povo mais estressado.

    Pryderi respondeu:

    Quem invadiu o site de quem? Não é bem eu que sou o estressado, santa.

    Bruno Barbosa Barbosa respondeu:

    Aqui também é cheio de bravatas, não pense que você é o senhor da razão. Não preciso mostrar nada, apenas pesquise a sua adorada ciência. Mas, você têm tanta fé nela que nem pesquisa né?

    Pryderi respondeu:

    Tenho doutorado em Química. Você muito mal tem o ensino médio em colégio público. Só pedi uma única provinha que o mito de Josué realmente existiu. Não é tão difícil, é?

  • marcio

    O que está em questão, não é a verdade da bíblia, e sim em que Deus temos fé para acreditar. Uns preferem endeusar a ciência, baseando-se em suas teorias, que são derrubadas assim que aparecem modelos científicos melhores para determinar tal fenômeno, como foi com Newton e Albert, a ciência explica como acontece, mas não diz o por que.
    Eu e alguns seletos privilegiados preferem ter fé em um Deus sem engano, o Deus da bíblia, O Deus de verdade, O Único Deus , que se fundamenta na fé e não na lógica, por que a verdade cientifica não é confiavel.
    E te digo, mesmo que você não acredite nele, ele chora por te ver morto longe dele. Mas ele é justo, uma hora seu tempo vai cessar, e quando você ver que temos razão; para te só restará, gemidos e dores incessante.
    Para quem tem Fé, a bíblia é inspirada por Deus, inerrante e infalível, e nesta ultima que mencionei, é que temo por ti.
    Que Deus tire a venda do seus olhos, enquanto podes.

  • marcio

    O que está em questão, não é a verdade da bíblia, e sim em que Deus temos fé para acreditar. Uns preferem endeusar a ciência, baseando-se em suas teorias, que são derrubadas assim que aparecem modelos científicos melhores para determinar tal fenômeno, como foi com Newton e Albert, a ciência explica como acontece, mas não diz o por que.

    Eu e alguns seletos privilegiados preferem ter fé em um Deus sem engano, o Deus da bíblia, O Deus de verdade, O Único Deus , que se fundamenta na fé e não na lógica, por que a verdade cientifica não é confiavel.

    E te digo, mesmo que você não acredite nele, ele chora por te ver morto longe dele. Mas ele é justo, uma hora seu tempo vai cessar, e quando você ver que temos razão; para te só restará, gemidos e dores incessante.

    Para quem tem Fé, a bíblia é inspirada por Deus, inerrante e infalível, e nesta ultima que mencionei, é que temo por ti.

    Que Deus tire a venda do seus olhos, enquanto podes.

    Pryderi respondeu:

    O que está em questão, não é a verdade da bíblia, e sim em que Deus temos fé para acreditar.

    Não, não. O texto fala especificamente como o texto bíblico é idiota e inventa coisas que nao tem nenhuma base histórica.

    Uns preferem endeusar a ciência, baseando-se em suas teorias, que são derrubadas assim que aparecem modelos científicos melhores para determinar tal fenômeno, como foi com Newton e Albert, a ciência explica como acontece, mas não diz o por que.

    E o Deus Lacuna tampa todos os buyracos. De minha parte, fico feliz na Ciência que sempre se atualçiza, e não as crenças que são movidas por fé. Está escrito assim, pronto e acabou-se.

    Eu e alguns seletos privilegiados preferem ter fé em um Deus sem engano, o Deus da bíblia, O Deus de verdade, O Único Deus , que se fundamenta na fé e não na lógica, por que a verdade cientifica não é confiavel.

    Não é confiável. Pule do 20º andar e tenha fé que seu deus impedirá você de chegar ao chão. Quando ficar doente, não tome nenhum remédio. Tenha apenas fé que seu deus o fará você se curar.

    E te digo, mesmo que você não acredite nele, ele chora por te ver morto longe dele.

    Puny God!

    Mas ele é justo, uma hora seu tempo vai cessar, e quando você ver que temos razão; para te só restará, gemidos e dores incessante.

    Enquanto a ralé escravagista, homofóbica, ladra, assaassina, e violenta, só porque acredita nele, irá ganhar asinhas. Obrigado, fico no Inferno dos justos do que o Céu dos psicopatas.

    Para quem tem Fé, a bíblia é inspirada por Deus, inerrante e infalível, e nesta ultima que mencionei, é que temo por ti.

    para pessoas normais, simplesmente não nos importamos com a sua fé, que o faz correr pra farmácia na primeira dorzinha de cabeça.

    Que Deus tire a venda do seus olhos, enquanto podes.

    Pegue seu deus e enfie no rabo!

    Terráqueo respondeu:

    “Enquanto a ralé escravagista, homofóbica, ladra, assassina, e violenta, só porque acredita nele, irá ganhar asinhas. Obrigado, fico no Inferno dos justos do que o Céu dos psicopatas”.

    Não quero ser puxa-saco, André, mas pena que não tem o botão para bater palmas. Acho que essa foi a melhor resposta já dada a um religioso fanático.

    NestorBendo respondeu:

    Odin te ama e está triste por você não querer ser um dos Einherjar. Não se preocupe, eu procurarei por sua alma perdida no Ragnarok, e vou evitar que a Jormungand te devore. Loki está de olho em você. Cuidado.

  • Murillo Skrzek

    A questão que fala sobre o Sol parar ou a Lua parar, é só uma questão de referencial. Física Básica !!!

    NestorBendo respondeu:

    Ótimo, filho. Seu problema agora é me dizer com relação a qual referencial o Sol parou. Se você me disser que o referencial é a Terra, você estará então alegando que AMBOS, O SOL E A TERRA, PARARAM. Você acabou de DOBRAR a improbabilidade do seu evento mitológico.

    Murillo Skrzek respondeu:

    Não, o referencial não é a Terra, o referencial é Josué. Se a Terra no seu ponto de Afélio apenas perdesse aceleração do seu movimento de rotação em torno do próprio eixo, a Terra continuaria no seu movimento de translação, porém o Sol pareceria estático para Josué por ser apenas um dia. A Terra continuaria sua orbita ao redor do Sol, o sistema solar continuaria sua trajetória na galáxia, e a galaxia continuaria em movimento.

    A questão que ambos pararam é simplesmente o referencial de um em relação ao outro. O Sol e a Terra não pararam em relação ao universo.

  • Murillo Skrzek

    1º Você não provou que não aconteceu, apenas achou estupido ter acontecido.
    2º O Sol parar ou a Lua parar é questão de referencial. Se eu estiver em um ônibus em movimento e passar por uma pessoa que esteja “parada”, ela está em movimento em relação a mim.
    Física básica cara. Se Terra parou em relação ao Sol, o Sol também estará parado em relação à Terra.

    Pryderi respondeu:

    1) Tem relatos dos demais povos contemporâneos a essa besteira? Era algo tão comum que ninguém se importou?

    2) Se a Terra parasse, acho que todo mundo iria perceber, certo? Como, sei lá, catástrofes?

    cloverfield respondeu:

    Se a Terra parasse de repente seriamos arremessados a mais de 1.000 Km/h, ventos com essa velocidades também iriam se formar por causa da inércia e nem vou falar dos tsunamis devastadores…

    Física básica.

    Murillo Skrzek respondeu:

    Quem disse que a Terra parou de repente? A bíblia fala que parou, mas não falou se foi de repente ou se foi uma desaceleração gradual.

    Pryderi respondeu:

    Como você explica que ninguém viu isso?

  • http://ceticismo.net/ Pryderi

    SHOW! Me mostre as fontes.

    Claro, vou querer de:

    1) Publicações científicas indexadas com revisão de pares
    2) Página dos Departamentos de Arqueologia de Universidades
    3) Relatos em primeira mão de arqueólogos
    4) Sites de museus

    Pode começar. :)

    Murillo Skrzek respondeu:

    Swedish Goteborgs Tidningen de 5 de Março de 1981 – Universidade de Estocomo (Suécia)

    Um dos astrônomos da equipe Harold Hill (1920 – 2005) cita relatos em seu livro: “How to Live like a King`s Kid”

    Se quiser saber mais sobre quem é esse astrônomo.

    http://www.researchgate.net/publication/234303840_Obituary_Harold_Hill_(1920-2005)

    Vai encontrar biografia e relatos na íntegra publicados pela B.A.A Obtuary.

    Pryderi respondeu:

    Tirado daqui http://spfc.terra.com.br/comunidade2.asp?nID=486

    Me manda o link da Universidade que diz isso. :)

    Swedish Goteborgs Tidningen = Jornal Sueco de Goteborgs

    Tsc tsc tsc Não é uma publicação indexada manezildo. Tenta de novo. Manda aí o link original e não do site do SPFC

    Murillo Skrzek respondeu:

    Você não olhou a fonte desse site.

    Esse texto foi tirado do site:

    http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?head=0&num=1578
    Artigo de Dom Estêvão Bettencourt de 2005.

    Se alguem ainda tiver um jornal de 1981 de Goteborgs me empreste, eu te provo.

    Agora sua tarefa é lutar contra os argumentos de Harold Hill, no livro dele.

    Mas se não quiser acreditar, não acredite, como o próprio Nietzsche disse em Apud Os Guinness, Time for Truth. Grand Rapids, Mich.: Backer, 2000, p. 114 – “É nossa preferência que decide contra o cristianismo, e não os argumentos”.

    Se quiser acreditar acredite, se não quiser, não acredite. A preferência é sua.

    Pryderi respondeu:

    Artigo de Dom Estêvão Bettencourt de 2005

    Ele trabalha no departamento de arqueologia de qual universidade?

    Se alguem ainda tiver um jornal de 1981 de Goteborgs me empreste, eu te provo.

    HUASHUASHUSAHAHA

    BOA SORTE!

    Agora sua tarefa é lutar contra os argumentos de Harold Hill, no livro dele.

    Nope. Eu quero site de publicação indexada. Livro por livro 50 tons de cinza também é.

    Se quiser acreditar acredite, se não quiser, não acredite. A preferência é sua.

    Eu quero acreditar. Só peço uma prova, ué.

    Murillo Skrzek respondeu:

    Não vamos desmerecer Dom Estêvão Bettencourt:

    Lecionou na Universidade Santa Úrsula (1946 e 1980); na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1958 a 1961 e 1968 a 1974); na Universidade Católica de Petrópolis (1968 a 1978); no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (desde 1985); na Escola Superior de Fé e Catequese Mater Ecclesiae; na Escola Luz e Vida de Catequese; no Instituto Pio X do Rio de Janeiro (1957 e 1958).

    Claro, ele deu aula de teologia e não arqueologia ou algo semelhante, mas pela carreira dele, tenho certeza que ele tem conteúdo para falar sobre isso. Eu não disse nada demais.

    Uma boa publicação que pode ler e encontrar na integra:
    http://www.geocentricity.com/ba1/no089/089.pdf
    Que fala sobre astonomia Bíblica.

    O livro de Harold Hill você pode encontrar no site:

    http://www.christianbook.com/how-live-like-kings-kid-ebook/harold-hill/9781458796974/pd/33896EB

    Voce vai encontrar as tão requeridas fontes indexadas, e leia também o artigo que te mandei da B.A.A Obituary que também vai encontrar fontes indexadas.

    Você pode ler tudo, não vai encontrar a frase “A Terra verdadeiramente parou”, porque se analisar os fatos, uma descoberta de uma verdade poderia causar uma guerra religiosa e ninguém quer guerra.

    Bom, dê uma lida, se ainda assim achar que as provas são insuficientes, não diga que não aconteceu e nem que aconteceu. É melhor admitir nossas ignorâncias do que acreditar em respostas erradas.

    Para mim, é muito mais difícil provar que não aconteceu do que provar que aconteceu.

    De qualquer forma valew pela discussão, e acalme-se um pouco, tente não mostrar tanto seu ódio pela religião, emoções nos fazem errar.

    Boa sorte na sua pesquisa.

    Pryderi respondeu:

    Claro, ele deu aula de teologia e não arqueologia ou algo semelhante, mas pela carreira dele, tenho certeza que ele tem conteúdo para falar sobre isso. Eu não disse nada demais.

    Eu tenho doutorado em Química. Vc não vem com Ad Verecundiam pra cim ade mim, vem?

    Uma boa publicação que pode ler e encontrar na integra:

    Biblical astronomer? Meu PHYLHO você sabe que é uma publicação indexada com revisão de pares? Sabe?

    Voce vai encontrar as tão requeridas fontes indexadas, e leia também o artigo que te mandei da B.A.A

    Sim, fontes confiáveis como “Geocentric papers”. Cara, eles estão um pouquinho desatualizados. Só 700 anos.

    Bom, dê uma lida, se ainda assim achar que as provas são insuficientes, não diga que não aconteceu e nem que aconteceu.

    Digo sim. Não aconteceu. Ciência funcona assim. Não tem nenhum artigo dizendo que seres humanos não tinham asas e voavam para o sul no inverno. Pela sua ideia retardada, eu não posso dizer que isso jamais aconteceu. Vê se cresce, garoto, e entenda aquilo como realmente é: uma narrativa épica como tantas outras. Sua religião não vai desaparecer por causa disso.

    Murillo Skrzek respondeu:

    “Não tem nenhum artigo dizendo que seres humanos não tinham asas e voavam para o sul no inverno.”

    Não existem relatos que falam sobre isso, por isso sabemos que isso nunca aconteceu.

    Já as questões aqui debatidas, existem relatos, sendo eles verdadeiros ou não. Por isso precisa-se de provas.

    Me responde só uma coisa, como que uma “narrativa épica” está durando tanto tempo e ainda é um dos livros mais vendidos no mundo?

    Pryderi respondeu:

    Não existem relatos que falam sobre isso, por isso sabemos que isso nunca aconteceu.

    Titanomaquia.

    Já as questões aqui debatidas, existem relatos, sendo eles verdadeiros ou não. Por isso precisa-se de provas.

    Nope. Existe apenas o relato bíblico. A sua função é provar que outros povos também tinham. :)

    Me responde só uma coisa, como que uma “narrativa épica” está durando tanto tempo e ainda é um dos livros mais vendidos no mundo?

    Pelo mesmo motivo que Mitologia Grega foi inspirada em vários liros, contos, relatos, filmes, novelas etc.

    Quer outros exemplos? 1001 Noites. Mais exemplos? Contos de Grimm, que nem eram DOS irmãos Grimm. Aquelas histórias já existiam muito, muito antes http://ceticismo.net/2009/09/06/as-origens-antigas-dos-contos-de-fadas/

    Murillo Skrzek respondeu:

    O dia que esses livros chegarem ao mesmo número de bíblias vendidas você me avisa.

    Você está comparando a bíblia a um conto de fadas. Claro, até porque Jesus é uma lenda.

    Titanomaquia, provas de existência? Não

    Jesus, provas de existência?
    Abre qualquer calendário e veja.

    “Nope. Existe apenas o relato bíblico. A sua função é provar que outros povos também tinham.”

    Com uma palavra te provo que nós mesmos temos relatos.

    Jesus.

    Sendo um deus ou não, ele existiu e é incontestável.

    Pryderi respondeu:

    O dia que esses livros chegarem ao mesmo número de bíblias vendidas você me avisa.

    Existe dezenas de versões da Bíblia. É falácia dizer que ela é o livro mais vendido, qdo a NIV é totalmente diferente da KJV, filho Vem com outra.

    Jesus, provas de existência? Abre qualquer calendário e veja.

    Então, o calendário semanal prova a religião Viking, já que Thursday é dia de Thor e Wednesday é dia de Woden, nome de Odin. Agora, se for por ano, bem, o calendário muçulmano, judaico e chinês discordam.

    Tá apelando.

    Com uma palavra te provo que nós mesmos temos relatos.

    Jesus.

    Como qual? o Evangelho d Infância do Sr. Jesus que o mostra ser uma criança psicopata?

    Sendo um deus ou não, ele existiu e é incontestável.

    O Empire State também existe. Isso prova que um gorilão subiu lá.

    Vc não cansa de passar vergonha?

    Murillo Skrzek respondeu:

    Vergonha, ué?

    Expressar minhas crenças é questão de vergonha agora? Voltamos a IDADE MÉDIAAAA.

    Me diz o que alguém deve fazer pra ficar tão famoso como Jesus, fazer com que milhares de pessoas o seguissem e ser conhecido até hoje?

    Por acaso você usa o calendário muçulmano, judaico ou chinês?
    Biografias são escritas nesse calendário?

    Estamos no ano 2015 d.C, Cristo com certeza existiu assim como os Vikings. Agora se o que a bíblia diz sobre Cristo é verdade é outra questão.

    Ou seja, a bíblia está correta em dizer que um cara chamado Jesus existiu.

    Estou falando que ele existiu, não que fez milagres, se ainda não me entendeu.
    Os Milagres a gente trata mais pra frente.

    Pryderi respondeu:

    Expressar minhas crenças é questão de vergonha agora? Voltamos a IDADE MÉDIAAAA.

    Olha, se suas opiniões são baseadas em crenças da Idade do Bronze, ser considerado Idade Média é uma evolução.

    Me diz o que alguém deve fazer pra ficar tão famoso como Jesus, fazer com que milhares de pessoas o seguissem e ser conhecido até hoje?

    Matando desarvoradamente quem fosse contra, como durante as Cruzadas, Inquisição, Guerra dos 30 Anos, Reforma e Contra-Reforma, Noite de São Bartolomeu etc.

    Estamos no ano 2015 d.C, Cristo com certeza existiu assim como os Vikings. Agora se o que a bíblia diz sobre Cristo é verdade é outra questão.

    Se os Vikings existiram, Thor também existe. Se os Incas existiram, Viracocha também existe. Falácia do King Kong http://ceticismo.net/ceticismo/a-falacia-do-king-kong/

    Estou falando que ele existiu, não que fez milagres, se ainda não me entendeu. Os Milagres a gente trata mais pra frente.

    Não, senhora. Estamos falando exatamente de milagres. Nem de Jesus, já que o mito de Josué é do Velho Testamento (aquele velho testamento rejeitado por muitas vertentes cristãs)

    William S D Borba respondeu:

    Suponho que o assunto do post é “Religiosos afirmam que a NASA descobriu o dia e as horas faltantes, conforme narrado na Bíblia”, não sobre a validade histórica das narrativas bíblicas. Portanto, a questão é: houve ou não algum estudo liberado pela NASA confirmando essa narrativa específica? Não. Então assunto encerrado. Alimentar um óbvio troll não levará a nada além da engorda do dito troll.
    Mas, claro, sempre haverá espaço para as risadas.

    Pryderi respondeu:

    O cara já colocou até isômeros ópticos para justificar o ocorrido.

    Murillo Skrzek respondeu:

    “Matando desarvoradamente quem fosse contra, como durante as Cruzadas, Inquisição, Guerra dos 30 Anos, Reforma e Contra-Reforma, Noite de São Bartolomeu etc.”

    Jesus agora é um assassino. Se Jesus é um assassino, Hitler é um homem santo, porque todos os princípios morais dos dois divergem.

    “Se os Vikings existiram, Thor também existe. Se os Incas existiram, Viracocha também existe. Falácia do King Kong”

    Que ridículo essa falácia do King Kong, existem provas além da bíblia que Jesus existiu. Não existem provas fora dos vikings que Thor existiu.

    “Então, o calendário semanal prova a religião Viking, já que Thursday é dia de Thor e Wednesday é dia de Woden, nome de Odin.”

    Não estamos falando de etimologia da palavra, se não os dias da semana na língua espanhola se referem à nomes de planetas, não de vikings.

    Você sabe que Jesus existiu e se um dia descobrisse que ele fosse um Deus, preferiria ir para o inferno, você mesmo disse nos comentários anteriores.
    Como eu disse, questão de preferência.

    Pryderi respondeu:

    Jesus agora é um assassino. Se Jesus é um assassino, Hitler é um homem santo, porque todos os princípios morais dos dois divergem.

    Não, porque Hitler se espelhou nos ensinamentos bíblicos. Tinha ate capelão em seus exércitos. http://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/hitler-era-ateu/

    Lembrando que Jesus mandou odiar os pais e executar quem não concordasse com ele. Mas, claro, deve ser coisa dos isômeros ópticos.

    Que ridículo essa falácia do King Kong, existem provas além da bíblia que Jesus existiu.

    Antes que você corra pra INternet e venha com cópia/cola sobre Josefo, Thallus, etc. Já foi refutado previamente.
    http://ceticismo.net/religiao/jesus-cristo-e-super-homem-a-necessidade-do-heroi-mitico/
    http://ceticismo.net/religiao/evangelismo-a-maior-mentira-da-historia/
    http://ceticismo.net/religiao/jesus-nao-voltara/
    http://ceticismo.net/religiao/o-messias-desmascarado/
    http://ceticismo.net/religiao/os-evangelistas-eram-historiadores-confiaveis/
    http://ceticismo.net/religiao/analise-das-fontes-externas-que-mencionam-jesus/

    Não que você irá ler isso tudo, claro.

    Não estamos falando de etimologia da palavra, se não os dias da semana na língua espanhola se referem à nomes de planetas, não de vikings.

    E o calendário usado no Ocidente foi criado pela Igreja Católica, ué. Não vejo diferença nenhuma.

    Você sabe que Jesus existiu e se um dia descobrisse que ele fosse um Deus, preferiria ir para o inferno, você mesmo disse nos comentários anteriores.

    Estou tranquilo. O Inferno também não existe, mesmo. 😀
    http://ceticismo.net/religiao/inferno-desmascarado/

    Como eu disse, questão de preferência.

    E minhas fontes indexadas com revisão de pares?

    Murillo Skrzek respondeu:

    “Lembrando que Jesus mandou odiar os pais e executar quem não concordasse com ele. Mas, claro, deve ser coisa dos isômeros ópticos.”

    Mateus 5
    43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.
    44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;
    45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

    Agora você esta mentindo, Jesus não mandou matar ninguém.

    “Não, porque Hitler se espelhou nos ensinamentos bíblicos. Tinha ate capelão em seus exércitos.”

    Xenofobia agora é bíblico hushusushsh

    Pryderi respondeu:

    Mateus 10:34 / Mateus 5:17 /
    Lucas 14:26 / Lucas 19:27

    E sim, xenofobia é Bíblico. Números 31 é um bom exemplo de carnificina

    Já que você desviou o assunto e não vai mesmo me dar meus artigos indexados, considere-se impedido de continuar postando.

    Márcio S. respondeu:

    “Me responde só uma coisa, como que uma “narrativa épica” está durando tanto tempo e ainda é um dos livros mais vendidos no mundo?”

    “O dia que esses livros chegarem ao mesmo número de bíblias vendidas você me avisa.”

    “Me diz o que alguém deve fazer pra ficar tão famoso como Jesus, fazer com que milhares de pessoas o seguissem e ser conhecido até hoje?”

    É graças a validação ingênua, durante séculos a fio, desse Argumentum ad Numerum, como se argumento sério fosse, que se arregimentam cada vez mais crentes incautos nessa mesma tese, num ciclo vicioso de retro-alimentação positiva. Forma-se, então uma nova falácia: o argumento cíclico, ou petição de princípio, sustentado somente por um bando de maria-vai-com-as-outras adeptas do wishful thinking.

    “Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida.” Anatole France

    cloverfield respondeu:

    Quando um religioso chega aqui falando de ciencias e depois de comecar a ver que os argumentos dele sao refutados facilmente comeca com esse papo de fe parece o garoto que tras a bola pro campinho e quando percebe que os outros jogam melhor que ele diz:”nao quero mais jogar, me da minha bola que eu vou pra casa!”.

    Gustavo H. Razera respondeu:

    “A Bíblia vende bagarai há muito tempo, logo seu conteúdo é verídico.”

    Cara, seu desespero está começando a aparecer.

    NestorBendo respondeu:

    Você considerou o fato de que essa “narrativa épica” foi imposta a ferro e fogo pelo Vaticano em várias ocasiões?

    Pryderi respondeu:

    O fato da Igreja ter discutido por SÉCULOS se Jesus era deus ou não. Bíblia, ma Biografia discute isso. Até meados do século 18 ninguém levava a Bíblia como tendo histórias que realmente aconteceram

    Pryderi respondeu:

    Ah, sim. “Cientistas da Universidade de Estocolmo descobriram que a inclinação da
    Terra sofreu uma mudança brusca no dia 3 de Maio de 1371 A. C.”

    Isso não diz que o sol não se pôs. Você é muito FRACO

  • http://ceticismo.net/ Pryderi

    Cadê as minhas fontes indexadas?

    luk respondeu:

    Fontes indexadas? Primeiro comece apresentando uma crítica textual coerente com a realidade dos fatos de que não se pode fazer ciência em essência sem eliminar generalizações do tipo “os cristãos odeiam a ciência”. Sou cristão e amo a Ciência! Ela não pertence a humanos vestidos de barro. A verdadeira Ciência pertence ao Mistério da Verdade, o qual é Deus! Crente Águia (Luk)

    NestorBendo respondeu:

    Crianças, estão vendo o que a falta de lesco-lesco faz com a sua cabeça?

    Um minuto de silêncio em nome da cristandade realmente inteligente, que agora se contorce em agonia.

    Almeida respondeu:

    Nem falo nada, só deploro.

  • Murillo Skrzek

    Concordo com você, não tem como a Terra parar sem que hajam catástrofes.

    O que eu esqueci de citar é que você não precisa necessariamente parar a Terra para que a luz do Sol “pare”. Existem “n” formas de desviar a luz, como deformação espaço tempo, alterar a trajetória de uma onda eletromagnética, até mesmo isômeros ópticos desviam a luz.

    O que aconteceu pode ter sido um desvio na luz solar que acarretou em uma impressão(ilusão) óptica que o Sol estava parado

    Pryderi respondeu:

    Isômeros ópticos faz o Sol parar.

    HUASHUASHAHAHAHASUSHAUS
    AHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
    AHASHUSAHUHSAHAHA

    Murillo Skrzek respondeu:

    Eu disse que faz?

    Doutorado em química, mas agora só falta um de interpretação linguística.

    William S D Borba respondeu:

    Queres dizer “semântica”, não? Agora, lançares mão de “isômeros ópticos” e deformações espaço-temporais já é o cúmulo do desespero. Melhor seria parar, pois a Bíblia é um livro de cunho religioso, não científico. Nenhum rabi o endossa sob esse ponto de vista, que é exclusivo de fundamentalistas cristãos.

    NestorBendo respondeu:

    Tchauzinho, troll. Foi ótimo debater com você. Pena que você não apresentou nada de novo. Dr. André já lhe passou as referências, então, boa leitura!

    NestorBendo respondeu:

    Portanto, você se acha no direito de basear o referido milagre numa interpretação particular, totalmente forçada, baseada em conhecimentos que você tem, mas que os redatores da Bíblia não tinham. Minha conclusão: você sabe mais sobre o tal milagre do que os redatores da Bíblia, que supostamente o presenciaram.

    Achei que quando a Bíblia dizia “parar”, era “parar” mesmo, e não “parecer ter parado”. Tudo bem, já vi gente dizer que pedras não são pedras, que espadas não são espadas, que crianças não são crianças, entre outras bizarrices baseadas em interpretações forçadas da Bíblia. “Pode ter sido” de cu é rola.

    Corolário: milagres não são milagres, mas, sim, ilusionismo. Mister M deve ser um enviado divino, então.

    Murillo Skrzek respondeu:

    Interpretação Bíblica, só isso.

    Pryderi respondeu:

    Não pode interpretar a Bíblia.

    Mateus 5,18 – Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.

    1 Coríntios 4:6 – E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito

    Murillo Skrzek respondeu:

    Livros apócrifos. Não é além do que está escrito, mas não entraram no cânone oficial. Deve-se questionar tudo.
    1 João 4:1

    “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”

    Pryderi respondeu:

    Epístola a Coríntios é apócrifo. Ok. Aqui não comenta mais.

    cloverfield respondeu:

    Pra não dar o braço a torcer o cara rasga o próprio livro sagrado da religião dele.

    Pryderi respondeu:

    Impressionante, não?

    cloverfield respondeu:

    Esse apanhou mais que a Bethe da Ronda…
    Chegou cheio de marra e caiu de bunda pra cima.

  • Narciso L. Junior

    Tanto faz ,jeová das candongas é onipotente e manipulou a realidade que nem a Feiticeira Escarlate, então só quem viu foi o pessoal da palestina e os inimigos do povo hebreu negam por vergonha de admitir uma interferência divina contrária a eles, por que não usam logo esse argumento e pronto?

    cloverfield respondeu:

    Eu achei que uma hora ele ia se sair com essa.

    NestorBendo respondeu:

    Tentar. No exato momento, bastava trocar “milagres de Deus” por “milagres de Vishnu”, e pronto, teríamos provado que Vishnu existe.

  • luk

    Há sete erros gravíssimos somente no primeiro parágrafo. Não me refiro a equívocos gramaticais, o que para mim já significaria algo grave, principalmente para quem se diz um defensor da verdade das regras e leis do jogo da vida. Sete erros, ou seja, sete tentativas (ênfase em tentativas) de acertar o alvo! Em uma viagem espacial, por exemplo, sete erros desta natureza poderiam significar o fracasso total da missão! Qual missão? De que missão estamos falando? Ora, devemos estar falando da missão que investiga a verdade! Sim! Porque outra coisa não satisfaz o verdadeiro cientista, não é outra coisa a meta da verdadeira ciência! Mas começar a tratar do tema da possibilidade do tempo de alguma forma ter sido alterado através de uma intervenção humano-divina, com sete erros gravíssimos cometidos contra as regras de ouro da Grande Ciência, comprometendo assim todo o fundamento da verdadeira investigação filosófico-científica, é simplesmente um desrespeito sofismático de consequências inevitavelmente desastrosas para um possível empreendimento bem – sucedido no âmbito da pesquisa concernente à verdade. Luke

    Pryderi respondeu:

    Dorgas, manolo

    cloverfield respondeu:

    Quem deixou a porta da chaleira maluca aberta?

    Pryderi respondeu:

    Já cuidei disso.