Sugestão de Filmes

Aqui apresentamos uma lista de filmes e documentários que ajudam a enriquecer a cultura e a despertar o senso crítico e auxilia na divulgação da ciência. Reflexões filosóficas e verdades de arrepiar sobre o munto atual.

Índice

  1. Armas, Germes e Aço
  2. Big Sugar
  3. Comandante
  4. Enron
  5. Jesus Camp
  6. Nação fast food
  7. O Deus que não estava lá
  8. Pão nosso de cada dia
  9. Pesadelo de Darwin
  10. Raiz de todo o mal
  11. Sob a névoa da guerra
  12. Surplus
  13. Terráqueos
  14. The Corporation
  15. Zeitgeist

images.jpeg Armas, Germes e Aço (Guns, Germs and Steel – 2005)Documentário que mostra como os europeus vieram a dominar o mundo ajudados pelas armas, germes e aço e como a geografia influenciou a história humana. Baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer de Jared Diamond, o filme lembra um pouco a visão não antropocêntrica da história humana do livro de Michael Cook, Uma Breve História do Homem.Disponível para download via torrent.

spoonsugar.jpg Big Sugar – Brian McKenna (2005)Aproveitando o “boom” do etanol e toda a popularidade da cana-de-açúcar… Este documentário, produzido pela rede de televisão canadense CBC fala das íntimas relações que a indústria do açúcar teve (e ainda tem) com a escravidão e hoje em dia com a obesidade. O filme defende que pelos males que o açúcar refinado causa à saúde e por possuir fortes lobistas dentro do congresso americano, a indústria do açúcar deveria receber o mesmo tratamento que recebe a indústria do cigarro, chamada nos E.U.A. de Big Tobacco.Disponível para download em torrent: (parte 1) (parte 2).

images5.jpeg Comandante – Oliver Stone (2003)Oliver Stone passou três dias em Cuba, conversando com Fidel Castro e filmando. Stone disse a Fidel que a qualquer momento se ele quisesse que a equipe parasse de filmar, era só pedir, mas Fidel não interrompeu as gravações uma só vez. O resultado é um filme singelo, honesto, porém instigante, que retrata a coerência de um dos mais controversos políticos mundiais.Disponível para download em torrent.

ENRON, The Smartest Guys in the RoomAlex Gibney (2005)Este documentário analisa o maior escândalo corporativo dos E.U.A., dando um exemplo de como a corrupção rola solta e como a ganância é levada ao extremo em grandes corporações. É chocante ver como funcionários dessa gigante energética causavam blecautes na Califórnia para vender e energia elétrica para outros estados. Quando se deram conta que a empresa ia quebrar, os diretores venderam suas ações mas disseram para os empregados não venderem as suas. Você nunca mais vai confiar em alguém de gravata.Disponível para download em torrent.

Jesus CampHeidi Ewing (2006)Mais comentarios sobre o filme clicando aqui !Disponivel para download via torrent.

fast_food_nation_ver2.jpg Fast Food NationRichard Linklater (2006)Apesar de não ser um documentário como todos os outros filmes que já recomendei, possui informação, retirada do livro no qual é baseado, homônimo, do jornalista Eric Schlosser. Eles desenvolveram uma narrativa, em cima do trabalho documental de Schlosser, que relata as implicações do fast food, uma comida conveniente e barata. O filme tem um elenco bem hollywoodiano com aparições de Bruce Willis, Patricia Arquette e até Avril Lavigne.

O Deus que não estava láBrian Flemming (2005) Um filme para refletir sobre as coisas que acreditam, porque alguém disse que era verdade quando eles ainda eram crianças demais para discernir verdade de ficção. Disponível para download via torrent.

1131278738585-498x280-top-left.jpeg Our Daily BreadNikolaus Geyrhalter (2006)
A automatização e a alta tecnologia do “agrobusiness”, transformam a natureza numa fábrica e animais em meros produtos e objetos. Our Daily Bread só mostra imagens da produção industrial, sem trilha sonora, sem narração, apenas som ambiente. Livre de julgamentos e opiniões a produção deste documentário alemão ou austríaco, não tenho certeza, deixa aberto ao público para tirar suas próprias conclusões. Se fôssemos traduzir o nome deste documentário seria algo como “Pão Nosso de Cada Dia”, mas até onde sei, esse filme não foi lançado em terras tupiniquins. Está disponível para baixar em Torrent.

poster.jpg O Pesadelo de Darwin Hubert Sauper
(Le Cauchemar de Darwin). Nos anos 50, uma espécie predatória de peixe, a perca do Nilo, foi introduzida no Lago Vitória, na Tanzânia. A idéia era aumentar a produtividade da pesca no local, mas o resultado foi que a perca acabou com cerca de 200 espécies de peixes nativos da região. O documentário mostra como em um mesmo lago, no qual poucas pessoas lucram com a exportação da perca do Nilo para a Europa, a população local sofre e morre de fome. Um pesadelo da globalização.Disponível para download em Torrent.

200px-richard_dawkins_screenshot.jpg A Raiz de Todo o Mal?Richard Dawkins (2006)
(The Root of All Evil). Em A Raiz de Todo o Mal?, o controverso cientista e escritor Richard Dawkins acusa as religiões de fazerem mais mal do que bem à humanidade. Incentivando a fé sem questionamentos, o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo, estariam propagando a intolerância e uma moralidade dúbia, além de criar barreiras para a ciência.Disponível nos vídeos do Google e para baixar via torrent (legendas aqui).

fog.jpg Sob a Névoa da Guerra (Fog of War) – Errol Morris, 2003.Errol Morris faz com Robert McNamara algo parecido com o que Oliver Stone fez com Fidel Castro em Comandante. McNamara foi Secretário da Defesa dos E.U.A. nos governos de John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson, ou seja, durante a Guerra do Vietnã. Em depoimentos emotivos onde reconhece as falhas de sua carreira, o ex-Secretário da Defesa americano conta fatos reveladores, como por exemplo, o que levou os Estados Unidos a atacarem o Vietnã.Está disponível para download via torrent.

surplus.jpg Surplus – Terrorized into being Consumers – Erik Gandini (2003)Enquanto The Corporation é um filme mais informativo, Surplus é um filme mais emocional, que ataca o consumismo e incita à ação. Prefiro The Corporation, mas os dois merecem ser vistos.Disponível para download via torrent.

images7.jpeg Terráqueos (Earthlings)Shaun Monson (2005)O filme que ninguém quer ver, mas que todo mundo deveria. Triste, difícil de assistir, mas verdade.Disponível para download via torrent e no YouTube.

images6.jpeg The Corporation – Mark Achbar (2003)Mais do que uma versão em filme para o livro de Joel Bakan, o documentário é um complemento, que traz entrevistas com intelectuais, economistas, filósofos, ativistas, executivos, espiões industriais e vítimas do crime corporativo, como Noam Chomsky, Milton Friedman, Michael Moore, Naomi Klein, Vandana Shiva e muitos outros. Dissecando as grandes corporações e dando um diagnóstico.Disponível para download via torrent.

Zeitgeist – O espírito do Tempo. Um documentário estarrecedor, onde ele coloca em xeque o que se pensa saber sobre religião e política. Mostra como o mito de Jesus foi criado a partir de vários outros, e todos estes baseados na antiga religião egípcia. Na parte dois, o documentário questiona as evidências do ataque do 11 de setembro, onde dois aviões acertaram o World Trade Center e outro atingiu o Pentágono. Mas, foi um avião mesmo? A terceira parte mostra a conspiração para o estabelecimento de um governo mundial por parte de grandes capitalistas. Verdade ou mania de perseguição? Assiste e tire suas conclusões. via torrent.


16 respostas para "Sugestão de Filmes"

  1. 1. Glaucia disse:

    Guns, Germs and Steel Part 1 of 18
    Também está no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=rMsfHyNUlbE

  2. 2. André Thiago disse:

    Parabéns pelo trabalho no site. Deixe os documentários mais claros por exemplo se são legendados ou dublados. E do Richard Dawrkins está fora de uso. Se puder corrigir agradeço.

    Administrador André respondeu:

    Normalmente, eles são legendados mesmo. E vou checar o do Dawkins.

  3. 3. Affirma disse:

    Caros senhores do cet.net
    Deixo a sugestão se ser criada também uma lista de livros recomendados. Lendo os comentários dos artigos é possível encontrar várias sugestões de autores e títulos. Uma compilação de toda essa informação seria de bom grado para os “iniciantes” como eu.
    De minha parte, extraí dos comentários e estou adquirindo os seguintes Títulos:
    The bible Unearthed (A bíblia não tinha razão) – Israel Finkelstein / Neil Asher Silberman
    Lost Christianities (Os evangelhos perdidos) – Bart D. Ehrman
    A Epopéia de Gilgamesh
    DVDs:
    A biblia e seu tempo (Partes I e II)

    Administrador André respondeu:

    É, eu estou para compilar isso tudo, e não é de hoje. A hora que o rei da preguiça aqui tomar vergonha, eu farei. ;)

    voix69 respondeu:

    @André,

    Parafraseando o Jô Soares…Sem querer ser chato e já sendo, conseguisse compilar a lista de livros? Tens idéia de quando vais posta-la?

    Administrador André respondeu:

    Quando me der vontade.

  4. 4. Smoke One disse:

    Ótimas recomendações !!!

    Parabéns !!!

  5. 5. yuri7 disse:

    Andre.
    Ja assistiu “sangue negro”? Se sim, achou interessante?

  6. 6. Leolf disse:

    Caro André,
    Parabéns pelo site! Excelente fonte de divulgação científica.
    Sobre o filme “Zeitgeist”, qual é a sua opinião a respeito, especificamente das partes 2 e 3 (já que sobre a parte 1 conheço sua opinião, pois li seu texto sobre Jesus “A Maior Farsa de Todos os Tempos”, por sinal excelente e com o qual concordo plenamente).
    Mas sobre as partes 2 e 3 do documentário, você acredita que o 11/09 foi planejado e executado pelos próprios EUA e ainda, acredita na conspiração que pretende criar um governo mundial? O que você pensa disso? Grato pela atenção e mais uma vez, parabéns pelo site!

    Administrador André respondeu:

    Muita coisa do Zeitgeist está errada, mesmo na parte de religião, que foi baseada nas besteiras de Ascharya S.

    PianoCat respondeu:

    @André, OK, de acordo. Até o Ehrman já disse que a Ascharya S. é uma doida varrida.
    De qualquer maneira, qual é a sua opinião sobre o “mito do nine/eleven”?

    Não sou fã de teorias da conspiração, mas tenho que admitir que Zeitgeist me deixou com uma pulga atrás da orelha sobre:

    - A conexão da família Bin Laden com os EUA.
    - A anormal incompetência e incapacidade da defesa aérea dos EUA em interceptar 4 aviões comerciais, ou qualquer um deles.
    - As poças de termite, queimando durante 5 semanas após o fato.
    - A velocidade em queda-livre dos desabamentos.
    - A torre 7 que desabou e sequer foi atingida por um avião.

    Mesmo assim, não consigo acreditar que os EUA teriam a audácia de sacrificar tanta gente do seu próprio povo para justificar mais uma guerra. Não que eu acredite na bona fide deles, mas é uma jogada bem arriscada.

    Além do mais, se as fontes do Zeitgeist a respeito da religião são questionáveis, não é improvável que o caso seja o mesmo para os outros assuntos.

    Procurei no site do Mori, mas não achei nada sobre os tópicos acima. Você tem alguma fonte sobre o assunto pra compartilhar?

    Administrador André respondeu:

    OK, de acordo. Até o Ehrman já disse que a Ascharya S. é uma doida varrida.
    De qualquer maneira, qual é a sua opinião sobre o “mito do nine/eleven”?

    Quais deles? Tem tantos. Ah, sim! Os EUA bombardearam seus próprios prédios, matando seus próprios cidadãos, policiais e bombeiros para invadir o Oriente Médio. Curiosamente, eles não invadiram a Venezuela, que tb tem petróleo pra cacete, preferindo ir pra Somália. Ok.

    Não sou fã de teorias da conspiração, mas tenho que admitir que Zeitgeist me deixou com uma pulga atrás da orelha sobre:

    EUA é a brutal INCOMPETÊNCIA em termos de inteligência; o próprio Tom Clancy fala isso em A Soma de Todos os Medos. Já ouviu falar de Aldrich Ames? O cara ficou ANOS vendendo segredos pros Russos. Todo mundo na divisão de contra-espionagem do FBI sabia (esqueça os filmes. A CIA é PROIBIDA por lei de atuar dentro dos EUA) e tentaram de tudo para foder o cara e não deixaram. Comece a pesquisar sobre quantos americanos traíram o país e se bandearam pra URSS. Até espião cubano tinha e Kennedy só ficou sabendo dos misseis cubanos por mero acaso.

    Poça de termite? E as fontes do Zeitgeist foram tiradas da bunda, né? Velocidade de queda livre?? Torre 7 desabando…. onda de choque, esta desconhecida. Uma vez, um paiol da marinha explodiu no RJ, casas a QUILÔMETROS sentiram o choque. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Boqueir%C3%A3o

    Mesmo assim, não consigo acreditar que os EUA teriam a audácia de sacrificar tanta gente do seu próprio povo para justificar mais uma guerra. Não que eu acredite na bona fide deles, mas é uma jogada bem arriscada.

    E desnecessária. Se quisessem petróleo, a Venezuela está aqui do lado. E quem ia impedir? Brasil e seus 10 helicópteros de combate?

    Procurei no site do Mori, mas não achei nada sobre os tópicos acima. Você tem alguma fonte sobre o assunto pra compartilhar?

    Nunca me interessei. procurou no Snopes?

    PianoCat respondeu:

    @André, Obrigado pelas dicas, vou pesquisar depois no Snopes, e aproveitar pra tomar vergonha na cara pra ler um pouco do Tom Clancy ao invés de só jogar ele :mrgreen:

    Almeida respondeu:

    @Leolf,
    É bom vc não levar muito a sério filmes como Zeitgeist. Ao invés disso, prefira ensaístas como John Dominic Crossan ou Rudolph Bultmann.
    .
    E sobre as conspirações que, aliás, são extraordinárias, carecem de provas/evidências extraordinárias.

    Administrador André respondeu:

    Acrescento Geza vermes, Karen Armstrong e J. P. Meier.

Deixe um comentário

Mas, antes, leia a nossa Política de Comentários. Obrigado por sua participação.

Você precisa estar logado para deixar um comentário.