Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

A relatividade do tamanho

mao_planeta.jpg

O ser humano acha-se único e inigualável. A Terra é seu lar e não há nada mais grandioso que o Planeta Azul, não é mesmo?A Terra possui as seguintes características:

Raio orbital Médio = 149.597.870,691 km
Diâmetro equatorial = 12.756,27249 km
Área da superfície = 5,10072×108 km²
Massa = 5,9742×1024 kg
Densidade média = 5,515 g/cm³

Se você realmente acha que vivemos em algo grandioso, veja as imagens abaixo com algumas comparações. Clique nas miniaturas e veja.

planetas1.jpg

planetas2.jpg

planetas3.jpg

planetas4.jpg

planetas5.jpg


Vídeo trazido por Renan:

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

  • Caramba! À tempos eu estava procurando essas imagens de comparação, tinha visto em algum outro blog, mas não lembrava onde. Realmente impressiona a comparação de tamanhos.

  • Facilita muito a compreensão de dimensões visualizar esses esquemas dimensionais. Somos um tiquinho de nada no universo, né? Puxa… Impressiona!

  • Arthur

    Humn… pensei que Plutão era menor. E que Rigel deveria ser vermelha por ter esse tamanhão todo.

    Legal mesmo era uma comparação com a Eta Carinae. Aí Antares seria um pontinho 😀

  • Renan

    Esse vídeo é fantástico para esse tipo de comparação.

  • Valeu Renan. Coloquei o vídeo direto no artigo (citando quem foi que trouxe, claro). Assim, não precisamos abrir mais nenhuma janela.

    Obrigado pela contribuição. Valeu! 😀