Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Casos do Acaso

Eu sonhei essa noite. Não gostei. Eu sonhei que eu estava num lugar deserto, vazio, mas escuro. Eu sonhei que no fundo algo me espreitava: eram dentes arreganhados. Isso só pode ter um significado: alguém vai morrer. Sempre que eu sonho com dentes, alguém morre.

Já eu sonhei com Mariozinho. Falei para D. Neném que toda vez que eu sonho com ele, seu filho, ele aparece. É bom ela manter a casa arrumada que o filhão vem aí.

É IN-CRÍ-VEL! Toda vez que eu resolvo lavar o carro, chove! Affff!!!

Nosso mundo é chato, sem graça, sem mistérios ocultos ou corporações malignas. Queremos ter explicações para tudo, e quando se recorre à Ciência, do alto de sua humildade ela não tem medo de dizer quando não sabe.

É uma concorrência desleal.

Astrólogos, jogadores de búzios, cartomantes e qualquer um a quem a Simone pergunte terá respostas. Elas podem ser totalmente loucas, disparatadas, insanas e completamente malucas. Não importa. As pessoas querem respostas e – melhor ainda! – respostas que lhes agrade ao ouvido. É triste um médico ter que dizer a um pai que a doença de seu filho não tem cura, mas o tiozão benzedor faz um ungabunga, arria um despacho, pede caviar e champagne pros ispritus e o moleque estará curado. Obviamente, não adiantará de nada, mas as pessoas, compreensivelmente, se apegam a quaisquer esperanças que lhes forem apresentadas.

O acaso favorece a essas pessoas. A mente religiosa e/ou crédula busca significados, mesmo onde não há nada que signifique algo. Ela vê uma nuvem que parece um cachorro levantando a perna e associa com algum evento, como se a Natureza tivesse obrigação de dar algum aviso. A bem da verdade, a Natureza até avisa, mas não porque quer que você se livre de um tsunami. O “aviso” é através de abalos sísmicos, previamente medidos e registrados. Observa-se o céu e do céu, para sabermos o tempo. Nem sempre dá para saber e meteorologista é reconhecido como uma profissão inútil, pois útil mesmo é um idiota semi-analfabeto que faz mapa astral, já que astrologia é Ciência, pelo menos por aqui. Uma ciência tão excelente que nunca conseguiu prever a existência de Netuno e Plutão, fora os milhões de corpos celestes que passam toda hora pelo céu azul, juntamente com a estrela brasileira.

As pessoas detestam cientistas. Ou eles não têm uma resposta ou a resposta que têm não as agradam, diferente do camarada com um baralho que diz que você é uma pessoa forte, mas precisa superar desafios, que embora rígida e confiante precisa de apoio e está num momento frágil e que apesar de todas as dificuldades, tudo dará certo e seu amor voltará em 3 dias, e você terá um aumento de salário e será promovido a auxiliar de subgerente do Mcdonalds onde você trabalha e de onde volta pra casa fedendo a gordura.

Jimmy Carter e Ronald Reagan tinham seus videntes particulares. Nunca entendi porque eles investiram uma grana pretíssima em dispositivos de espionagem e aparelhamento da CIA, NSA e similares. Com tanto vidente, não vi motivo para ter alguns ICBM apontando para o quengo de Moscou.

Vidente é bom, mas um Bomba H apontando pro seu opositor é melhor ainda!

Na necessidade de se crer, imagina-se que o Universo está conspirando de alguma forma, numa brutal, tola e estúpida mostra de uma arrogância sem paralelos de achar que bilhões de galáxias contento bilhões de estrelas, bilhões de cometas, bilhões de planetas e bilhões outros corpos cósmicos estariam preocupados se seu timeco vagabundo ou se a Deusicleia estaria interessada em você, para depois você dizer que é humilde. Não, idiota, você não é humilde, é apenas um imbecil que acha que é especial, mas se do céu caísse um cometa na sua casa com você dentro, o universo sentiria tanto a sua falta quanto sente das bactérias que moram no ralo do meu banheiro quando jogo desinfetante lá.

De repente, meteoros e cometas são uma espécie de desinfetante cósmico, que ajuda a varrer coisas nocivas do mundo vai saber. De repente, deu merda mesmo, ninguém disse que tínhamos que ter sorte.

Sorte, aliás, é uma palavra legal, mas de pouco significado. Ih, dei sorte e cheguei no ponto de ônibus na hora que o busum estava parado. Nem sempre isso irá acontecer e nenhuma entidade mágica estava preocupado contigo, ou mandaria um Rolls Royce.

A mente é seletiva. Registramos coisas ou muito boas ou muito ruins. As pessoas treinam para se lembrarem de coisas positivas, como é o caso do segundo parágrafo. Minha mãe conversava com a vizinha e dizia que quando sonhava com o filho dela, ele vinha visitá-la. É como “estou pensando em uma pessoa e o telefone toca”. Isso é acaso. Muitas vezes o telefone toca, muitas vezes você pensa em alguém, o telefone toca e é outra pessoa. Mas quando você pensa num certo “alguém” e este “alguém” telefona, associa-se imediatamente Pensamento à Telefone… dificilmente vai se lembrar quando pensou e não aconteceu. Daí, charlatães vendem que se você desejar algo, este algo acontecerá. Isso, desde a Bíblia:

João 14:13 — E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Esta é uma passagem embaraçosa para cristãos em geral, pois eu posso simplesmente dizer: Peça a Jesus que acabe com a fome no mundo.

TUDO O QUE PEDIRES!

Não fui eu quem falou, não fui eu quem escreveu. Tá na Bíblia, a suprema prova do testemunho da verdade. Por favor, peçam para acabar com as guerras. Peçam para acabar com as doenças. Peçam para que todos os mendigos possam encontrar uma casa e serem felizes, saindo da margem da sociedade.

O máximo que vão fazer é me xingar ou dizer que Deus sabe o que faz, que o tempo de Deus é  diferente do tempo dos homens, que Deus não tem que dar nada a ninguém. que Deus tem seus próprios planos.

TUDO O QUE PEDIRES!

Não fui eu quem inventou.

Todo mundo fala de pessoas sendo curadas em igrejas. Isso só provou… nada. Documentos? Laudos? Não, só a fé de que eu TENHO que acreditar, pois eles jamais mentiriam.

Talvez alguém se cure, mas enquanto está em tratamento médico? Assim é fácil, mas médico não sabe de nada e o acaso do pastor ter derramado um copo de água da bica na pessoa e depois ela ir pro hospital para receber medicamentos faz com que aquela água "bicaral" tenha poderes mágicos. É muito fácil enganar quando a pessoa quer ser enganada.

Talvez eu seja cruel. Ninguém gosta de sofrer e todos querem uma fuga, um modo de minimizar seu sofrimento, querendo que as coisa façam sentido. Nem sempre precisam fazer sentido. Um familiar seu morreu atropelado, é uma tragédia e não se pode explicar o porque, mesmo tendo em vias que o motorista estava alcoolizado, estava chovendo e a estrada em péssima conservação. Por que AQUELA pessoa, Deus, ó Deus?

Deus não responderá. Não há resposta. Ele estava no lugar errado na hora errada. Mal aê!

Isso é cruel, eu sei, mas é a verdade. Nem mesmo a explicação "o vagabundo estava andando de skate dentro de um túnel às 2 da manhã" também não é explicação. Ele poderia ter escolhido um outro dia, ido ficar em casa, servir de voluntário em algum lugar. Vai saber. Diem que chegou a hora dele, que ele iria de qualquer jeito. É um consolo que não consola, pois jamais teremos certeza disso. Ele estava lá, naquela hora, policiais liberaram um carro quando não deveriam, deu no que deu. Houve responsáveis, mas não explica POR QUE tinha que ser o filho da Cissa Guimarães. Não tinha, seria qualquer um que estivesse lá ou ninguém se ninguém lá estivesse. São tantas variáveis que o cérebro dói.

O acaso faz vítimas e o que temos que aceitar é que não há muito o que aceitar, a não ser lamentarmos por estas vitimas, sem procurar culpados em outros mundos, outras esferas dimensionais ou na Física Quântica.

Tudo isso é imprevisível, a mera obra daquela ideia mais do que criminosa: o acaso. Ele não é uma entidade mágica, é apenas um evento. Assim como neste momento seu telefone está tocando enquanto você lê este texto.

Não est´-a? Bem, a Teoria dos Números Muito Grandes diz que há uma enorme probabilidade do telefone estar tocando no momento que o leitor  estiver terminando de ler este texto.

É o acaso pregando mais uma peça nas pessoas.

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

  • cloverfield

    Uma mulher que trabalha comigo uma vez perdeu uma pessoa muito próxima e veio me perguntar porque isso aconteceu.
    Eu apenas disse a ela que as coisas não precisam fazer sentido só porque achamos que tem que ter e percebi que ela ficou muito conformada com que eu disse.
    Esse texto me lembrou muito o Mundo assombrado pelos demônios.
    Já pensou em escrever um livro, André?

  • Ale

    Muito bom,André.Acho que o livro “O Andar do Bêbado -Como o Acaso Determina Nossas Vidas” de Leonard Mlodinow,deveria ser leitura obrigatória para todos os estudantes do ensino médio.Com uma linguagem e matemática de fácil acesso,muita gente iria encarar os fatos do dia a dia de outra maneira,sem explicações sobrenaturais.

    Administrador André respondeu:

    Não, porque não cai em vestibular.

    Ale respondeu:

    @André, É verdade.

  • Rubens Mesquita

    Bom texto! Bem aquilo que os céticos pensam mas nem sempre dissertam a respeito.

    “… ou na Física Quântica…” Não tenho certeza, mas já me falaram que não existe isso, e sim Mecânica Quântica”.

  • reinaldo

    Sem contar o pessoal que joga na loteria só depois de efetuar um ritualzinho qualquer, acreditendo que o mecanismo do sorteio vai ceder a algo do tipo.
    PS. às vezes eu jogo, quando stá acumulado, quem sabe meu ritual de mandar a máquina apostar funciona?rsrsrs

  • Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay.
    Em caso de dúvida, bata três vezes na madeira, jogue sal por cima do ombro e não pise na risca.

  • porto

    Muito bom o seu artigo. Acompanho este site há mais de um ano e leio quase todos os textos. As pessoas nao gostam de encarar a verdade e se apóiam em religiões para suprir esta lacuna. Vejo a briga diária com os cristãos fundamentalistas, em especial os evangelicos. Esse pessoal e tosco mesmo.

  • Alexandre Figueiredo

    Trabalhei alguns anos em fast-food e não chegava em casa fedendo a gordura não! Até comprei uma casa com a grana do FGTS, hoje não pago aluguel.

    Administrador André respondeu:

    Ninguém lhe perguntou porra nenhuma.

  • Pingback: Nao ligue pra cortina atras do celular (ou algo assim) » Ceticismo.net()

  • Pingback: Vies de confirmacao ou casos do acaso | Ceticismo.net()