Os blogs ainda respiram

Eu estou feliz hoje. Ainda com os infortúnios do mês, mas algo me fez ficar contente. Ouviram quando eu fiz o apelo Pela Volta dos Blogs. Não o blog metido a reportagem jornalística, ou os empolados arrogando moral superior. Estou falando do blog-raiz, o blog inocente, despretensioso, que quer apenas escrever algo que aconteceu, um conto, um momento divertido (ou não).

Sim, me ouviram.

A Bajoriana é uma amiga da internet que volta e meia compartilha histórias inusitadas que lhe aconteceu no Twitter. Obviamente, saem threads, mas são tão divertidas e/ou emotivas que não são cansativas. Ainda assim eu perguntei por que ela não criava um blog.

Sim. Sou uma espécie de evangelizador de blogs. Já ouviu as palavras de Nosso Senhor WordPress hoje?

Ela resolveu dar ouvidos e criou o blog Um Café e um Cigarro. Tem muito nome de blog-raiz, daqueles despreocupados se vai ofender o Google e seu Adsense. Foda-se você, Google!

Eu recomendo a leitura. Estávamos precisando de mais coisas assim na internet. Quem sabe, não seja um estímulo à mais para você — SIM, VOCÊ — criar o seu próprio blog?

5 comentários em “Os blogs ainda respiram

  1. Blogs e agregadores de feeds são o caminho, a verdade e a vida ou, para quem prefere referências a mitologias mais consistentes, blogs são uma plataforma elegante para uma era mais civilizada. Sem delegar controle editorial, sem ter algoritmos promovendo “engajamento” com anunciantes às custas do nosso tempo e das coisas que realmente queremos ler, sem timelines fora de ordem projetadas para *perder* conteúdo e incitar FOMO, sem um mecanismo que incentiva conteúdo de baixa qualidade para consumo rápido.
    Blogs são livros numa biblioteca, redes sociais são aqueles programas cheios de merchã na TV matinal.
    Muito obrigado pelo trabalho, cara. Só não guardo teu blog no coração porque o RSS atualiza mais rápido!

    Curtir

  2. Vale um blog no Medium ? Sei nem se lá é um blog, mas já estou pensando em migrar para o WordPress . Havia criado há um bom tempo, mas só agora resolvi escrever algo para começar (e estrear o teclado mecânico cheio de luzinha RGB que o Cardoso havia indicado).

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.