Trump diz que Ciência só sob sua vigilância. Rebeldes respondem: Aqui, ó!

Os 50 anos de uma tragédia da Era Espacial
Voz dos Alienados 94

As sandálias estavam arrastando no chão poeirento. Ombro-a-ombro, cada escuto protegia o seu companheiro. À frente, a incerteza, a tirania. Uma gota de suor desliza, a respiração quente. O Sol a pino antecede a batalha. A ordem foi dada. As hostes se aproximam. A primeira linha de defesa se planta. A princípio, parecem que vão se render, mas dezenas de séculos mostraram que as resistências acabam ganhando, por causa de tempo e perseverança.

É agora que se detém. É agora que se luta. É agora que se vence.

Sempre achei que uma das mais incríveis forças que a Humanidade desenvolveu foi a desobediência civil, quando você, tal qual o César (o Pan, não o Homo) diz “NÃO”.

Donald Trump, Presidente eleito dos Estados Unidos, que recebeu a alcunha não muito lisonjeira de “Agente laranja”, começou a sua Cruzada contra a Ciência. A decisão que saiu do Salão Oval foi que os funcionários da Agência de Proteção Ambiental (EPA) e outros funcionários de agências governamentais não poderão dar qualquer informação aos meios de comunicação ou diretamente ao público por canais oficiais sem antes ser passado pelo Miniver, digo, por uma comissão designada pelo atual POTUS Donald.

O pessoal dessas agências está bolado. Acusam o governo de censura e intimidação. Não estão errados. A Associação Americana para o Avanço da Ciência disse que muitas agências federais tinham políticas que “proíbem interferência política” na forma como reencaminham a informação para o público. Agora, já Elvis!

Logo após Trump ter sido empossado Presidente, mandou limar todas as menções climáticas, exceto a menção do “prejudicial e desnecessário” Plano de Ação Climática; e foi aí que os funcionários da EPA e USDA foram instruídos a não falar com o público. Uma conta do Twitter do Serviço de Parques Nacionais enviou fatos objetivos, e os tinha excluído logo em seguida, pois manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Ao EPA foi pedido encarecidamente (tira essa merda!) que removesse sua página sobre mudança climática. Some-se a isso o silenciamento do Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o Departamento de Agricultura, também foram instruídos a suspender as comunicações externas. O pior de tudo? Trump está apenas cumprindo o que prometeu durante a campanha. Prometeu cortar grana da ONU? Está cuidando disso. Prometeu construir um muro na fronteira com o México? Já iniciou os trabalhos. Disse que ia limar estudos e pesquisas sobre aquecimento global? Está fazendo isso.

Diferente do Obama, que prometeu fechar a base de Guantânamo duas vezes e que não ia ficar invadindo pais nenhum, Trump efetivamente está brindando aos seus eleitores o cumprimento das promessas que foram feitas ao longo da campanha. Um pulha? Mas honesto. Eu sou a favor dele? Nem de longe, mas as pessoas deveriam… sei lá… ter se tocado disso e ido votar? Não foram e o resultado está aí. 4 anos, pessoal, lamento muito. Pensassem nisso antes.

A censura inclui a emissão de comunicados de imprensa, blogs, mensagens no Twitter e postagens no Facebook, que deverão ser “selecionadas” pela Administração. Bem, o que os funcionários de todos esses órgãos fizeram?

Começou uma enxurrada de perfis alternativos das agências. Já que eles não podem divulgar a verdade nos canais oficiais porque, bem, tem gente mandando que não, bóra para os perfis alternativos. Em suma, o que eles fizeram foi

Claro, fica difícil as pessoas darem maior credibilidade a perfis que não são verificados, e é muito certo que o Twitter não meta a mão nessa cumbuca. De qualquer forma, os principais perfis alternativos são esses

Pelo menos, não fomos abandonados. Mas ainda assim não é só isso. Uma Marcha pela Ciência está sendo organizada. Uma ideia que começou no Reddit está se espalhando rapidamente. Trata-se de uma passeata em que vários cientistas concordaram em fazer uma manifestação semelhante à Marcha das Mulheres e isso começou a ganhar redes sociais. Vai acontecer? Não sei, mas bem que merece. Se bem que os eleitores que elegeram o presidente formaram uma maioria que ama tanto a Ciência quanto o Brasil.

Se querem a minha opinião (se você está no meu blog, você quer a minha opinião), não vai adiantar muita coisa. Vai intimidá-lo? Eu creio que não. Fará diferença? Também acho que não. Isso o pressionaria de alguma forma? Não consigo ver como. Temos quatro anos bem duros para a Ciência, mas os EUA vão muito bem, obrigado, com as bolsas operando em alta. Vai continuar? Lamento, minha bola de cristal foi pro conserto.

Mas algo, pelo menos, está sendo feito. Pelo menos, os pesquisadores não estão calados. Pelo menos, não estão aceitando passivamente, e isso já é um ponto bem alto.

Agora, não tem outra coisa, senão acompanhar o resultado disso tudo. Estamos vivendo tempos interessantes, mas nem por isso deixou de ser perigoso, como perigoso foi a apatia. Os 300 espartanos que se puseram no caminho de Xerxes pereceram, mas isso levou toda uma nação à guerra, junto com outras cidades-estado, colocando Xerxes para correr. Àqueles que ordenaram se calar e entregar as informações que detém, para que fossem enterradas bem fundo, só tiveram una coisa como resposta:

VENHAM BUSCÁ-LAS!


Fontes:

Os 50 anos de uma tragédia da Era Espacial
Voz dos Alienados 94

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • http://g1.globo.com/ro/ariquemes-e-vale-do-jamari/noticia/2017/01/prefeitura-manda-arrancar-paginas-de-livros-escolares-sobre-homossexuais.html
    http://ubaitaba.com/tag/pra-que-guardar-a-historia-prefeitura-de-ilheus-manda-queimar-livros/
    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,prefeitura-de-miguel-pereira-queima-cerca-de-200-livros,20020717p53430

    Quer mais?

    Silvio Soares da Silveira respondeu:

    O pior não é nem a notícia em si.
    Esses “comentaristas” no primeiro link, aquilo sim é bizarro.

    Gui respondeu:

    Esperar o quê de comentaristas do G1?

    Lucho respondeu:

    Eu evito pois esses comentários podem dar câncer que nenhuma fosfoetanolamina pode curar.

    Lismar Cardoso respondeu:

    Cristãos e essa velha mania em queimar coisas.

  • cloverfield

    Parece que o mundo esta virando uma mistura de “1984” com “Em nome de Deus”…

  • Marcelo Paz

    Washigton post é fake news, junto com a cnn e huffington post. Os poguessistas de lá e os de cá estão chorando e fabricando notícias negativas de Trump todo santo dia. Foi esse compartamento calunioso que elegeu Trump.

    Lismar Cardoso respondeu:

    Vi um vídeo mto interessante de um indivíduo, afirmando que a eleição de Trump foi culpa dos próprios progressistas, que evitavam o diálogo, Rotulavam eleitores do Potus de racistas, machistas, etc. Dito isso, muito provavelmente quem votou no agente Laranja lá, ao ser interpelado para quem iria seu voto em alguma pesquisa, mentia, justamente para não ser acusado dessas coisas. Então, no dia do pleito, quando o indivíduo estava sozinho com a urna, ele votava no Donald.

    Gui respondeu:

    Então o que o Trump fez foi justamente se aproveitar de uma parte da população que já não se sentia representada pelos então governantes, vendendo a si mesmo como aquele que seria o portador dos anseios dessa parcela esquecida.