Neil deGrasse Tyson acha que Filosofia é motivo de piada. E não é?

Nanopartículas são a chave para biocombustível mais barato
As mágicas cores do Alasca

Há muitas classes de pessoas que eu curto de montão. Uma delas é a casta dos filósofos, aquelas criaturinhas formadas nas faculdades de Filosofia, cuja formação só serve para dar aula de Filosofia. Analisando o histórico da Filosofia, em que ela ajuda, mesmo? Em um podcast, Neil diz que a mui importante Filosofia serve apenas para fazer perguntas ridículas e rasas feito um pires. Ele está errado?

Para o filósofo Pigliucci, que produz o pocast Rationally Speaking isso quase soou como ofensa pessoal. Pigliucci (prometo não fazer piadinha com o nome dele. Os pais fizeram coisa muito pior DANDO este nome) subiu nas tamancas com a entrevista que Neil Tyson deu para o podcast Nerdist, um podcast que é legalzinho, mas não tem o charme do Scicast, o único podcast que tem convidados participando regados a gin tônica, mas com convidados coxinhas que ficam na base do café com leite (se você não sabe do que estou falando, ouça o último Scicast sobre Pseudociências, mas não acredite em nada do que aqueles malucos estavam falando).

Pigliucci ficou de "mimimi, ele é um comunicador de ciência altamente visível". Tá, filhão. Ok, mas você não rebateu a crítica de Tyson: "minha preocupação aqui é que os filósofos acreditam que eles estão realmente fazendo perguntas profundas sobre a natureza. E, para o cientista é ‘O que você está fazendo? Por que você se preocupar com com o significado do significado?’.

Em outras palavras, Tyson critica que felózofos ficam tendo chiliques para com cientistas. Sei lá, deve ser por causa que estes últimos fazem a diferença, quando ficar com masturbações mentais não ajuda em nada. podia funcionar na época de Platão, o preguiçoso que ficava sentado com a bunda, com um dedo na boca "pensando". Aristóteles, tudo como precursor do Método Científico foi incapaz de olhar pra cara de suas duas mulheres, ou jamais teria dito que mulheres têm menos dentes que homens.

Já os filhotes da Marilena Chauí, vez por outra, chegam aqui vociferando que Filosofia é muito importante. Eu só faço uma perguntinha: EM QUÊ? Tomemos como exemplo, sei lá, vamos do embate Pirulla x Olavo de Carvalho. O Pirulla não respondeu ao velhote…. ou quase. Tome, vejam o vídeo. É velhinho, mas vale MUITO a pena.


Eu tenhooo!!!
Você não te-em!!!

Porque, se você depende de algum felózofo para pensar, então, você é um acéfalo. Curiosamente, outro filósofo, Voltaire, era o primeiro a dizer "pense por si mesmo", mas se fosse assim, estas pragas não existiriam (e o mundo seria melhor).

Agora, eu sou um cara legal e deixo uma pergunta que deve ser respondida de maneira simples? Para que serve Filosofia? Vamos ver quem será capaz de responder. No final das contas, pelo que eu posso entender, a diferença é clara:


Fonte: io9, via Cardoso

Nanopartículas são a chave para biocombustível mais barato
As mágicas cores do Alasca

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Henrique E

    “Filosofia não nos deu nenhuma tecnologia”. Hum… Você tem me respondido de forma automática? Sem ao menos ler o que escrevo? Pois, mencionei que a Filosofia é literalmente a busca pela ciência, logo, tecnologia é produto da ciência. Agora me diga, é possível um ignorante encontrar conhecimento se ele não procura? Talvez acidentalmente encontre, porém, certamente não saberá o que fazer com ele.

    Agora, ou nossos conceitos sobre Filosofia não estão coincidindo, ou vc ainda não respondeu minha pergunta. Afinal, não é possível discutir com alguém sobre maçãs, se este não sabe o que são maçãs.

    “retardadinhos defensores de Humanas”? Por favor, pare. Eu não tenho culpa se seu pai não lhe deu seu Nintendo de natal quando vc era criança, ou se vc sofria bullyng na escola. Em momento algum te ofendi. Como já havia dito, meu interesse é didático e minha curiosidade é sincera.

    “usar inversão de ônus da prova”? Meu amigo, basta qualquer um observar nosso diálogo e entenderá o que eu quis dizer, não uso de inversão, apenas exponho as circunstâncias da conversa. O fato de vc dizer “retardadinhos”, já torna evidente a intolerância e a irritação quando não se consegue responder uma pergunta, são característica típicas de um crente defendendo sua crença divina(Adianto que não estou dizendo que vc é religioso.).

    Pryderi respondeu:

    Filosofia é masturbação mental.

    Tipo esse lixo que vc escreve.

    Vocês, gentinha de Humanas, vão chilicar até amanhã que ciência vem de princípios filosóficos. Qualquer cientista sabemos que isso é tão real quanto Química vem de criança misturando água com barro.

    Cadê a utilidade da filosofia que vc ainda não deu? Vc não expõe PICAS. Seu palavrório vazio é típico. E sim, tenho intolrerância com gente burra. Passar bem

  • Edney José

    é por que quando se é cético- movimento filosófico – é preciso ser de contra a sí mesmo e chupar o ovo do Neil, por que tudo que ele vomita é verdade… dá pena…

    NestorBendo respondeu:

    Mimimimimimi…