abr 04

Por que não comer carne durante a Semana Santa?

36 Comentários
Escrito por .
Bibliografias, Ceticismo, Ciência, Comportamento, Cristianismo, Cultura, Decifrando a Bí­blia, Esquisitices do Velho Testamento, Filosofia, História, Idiocracia, Igreja Católica, Mitos Desmascarados, Pérolas Religiosas, Religião

bife.jpgSexta-feira Santa é comumente tida como o dia de meter Jesus no pau (ou algo semelhante). Pega-se o judeu pra Cristo (licença, Sargento) e todo mundo chora, se descabela, faz muxoxo e se joga no chão. Nas Filipinas, os sado-masos cristãos até se crucificam; se bem que podiam acabar o serviço, para ver se eles ressuscitam também. Entretanto, uma coisa que sempre me chamou a atenção: Por que diabos não se pode comer carne na Sexta-feira da Paixão? (Paixão? Um cara entra na porrada, é torturado, passam o cerol nele e chamam isso de paixão? Eu, hein!).

A bem da verdade, não se sabe ao certo qual foi o lunático que inventou esta besteira de não comer carne na Sexta-feira Santa. Sabe-se, mais ou menos, que o rito (ou mito) começou lá pelo início do século IV. Nesse período ficou recomendado (aka obrigado) uma observância de jejum durante a quaresma. Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa. Aliás, o numeral 40 é bem curioso, pois aparece com frequência na tradição judaica (40 dias e 40 noites chovendo, durante o Dilúvio; Moisés e sua turma andou durante 40 anos no deserto etc).

Durante os 40 dias, as pessoas teriam que observar jejum durante o dia e comer alguma besteirinha de noite. Como o pessoal já não se alimentava muito bem nessa época, a tradição/imposição não deu muito certo. Com o tempo, a duração do jejum foi sendo reduzido até chegar à Semana Santa, apenas. Depois, ficou reduzido somente à Sexta-feira da Paixão, para depois ser reduzido à, somente, não comer carne.

Muito bem, mas afinal, qual o significado disso tudo? Resposta: nenhum!

A desculpa dada pela ICAR é que isso é para servir de penitência. Hoje, eles não são tão rigorosos e pedem apenas que você, meu caro fiel, se abstenha de alguma coisa, em forma de sacrifício, como ficar sem beber, fumar, fazer sexo, falar palavrão ou outra coisa que você goste de fazer. É uma ação controladora. Mas, por quê?

Vejamos novamente: A função é a de penitência. Penitência DO QUÊ? Vamos supor (só uma suposição, ok?) que Jesus Milagreiro nasceu, pregou e foi pro pau-de-arara. Ele falou algumas verdade (e algumas besteiras), o pessoal não gostou e mandou-o pra vala. Ok, interessante, e eu com isso? Eu não estava lá, eu não fiz nada e a própria ICAR não reconhece a reencarnação. Como fica? A Bíblia diz que os filhos não pagarão pelo pecados dos pais (Deuteronômio 24:16); mas, eu não posso esquecer também que Êxodo 20:5 diz que Deus se vinga da iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que o odeiam. Mas, no versículo a seguir, é dito que Deus usa de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. (todas as citações da versão Ave Maria, que é a versão oficial da Igreja Católica).

Se tomarmos as passagens citadas no parágrafo anterior, temos que quem fez o mal ao deus judaico-cristão (estou inferindo que seja o mesmo deus, apesar de muitas teologias cristãs, como a dos marcionitas, contestarem isso) será punido e que os filhos desse que fez o mal só serão punidos caso passem a odiar este mesmo deus judaico-cristão. Não obstante, caso os filhos do pecador não só resguardem-se de odiar a Deus, mas amá-lo plenamente, serão perdoados e terão infinita misericórdia. Assim, vamos analisar com muita calma: Quem segue os preceitos do deus judaico-cristão é porque o ama, de outra forma seria loucura. Assim, esses seguidores estariam livres da ira divina e seria recompensados com sua (do Deusão) infinita misericórdia. Assim, me digam: do que diabos estão se penitenciando? Não foram eles, os seguidores atuais, que (segundo o mito) pregaram Jesus no pau, logo, qual a lógica de se penitenciarem? Em nome de todos os pecadores do mundo? De que adiantaria isso? Tá lá no preto-no-branco: Deus vaio se vingar deles e nada impedirá!

A “proibição” de comer carne na Sexta-feira Santa é algo tão doido que não é nem mesmo uma ordem papal. É uma decisão do episcopado, ou seja, o bispo de cada região é quem decide se haverá jejum completo, abstinência de carne e/ou derivados de animais (leite, ovos etc),apenas carne (de qualquer bicho), carne vermelha ou a substituição por uma outra forma de penitência, a qual – como disse acima – não é sustentada por uma teologia fundamentada na Bíblia. Quem foi o louco que bolou isso, então?

Mas, me dizem então: Não é apenas uma proibição de todo tipo de carne, pois a tradição manda (manda o escambau, ô!) comer pescado. Lógica? Você anda por aqui, minha filha?

Vejamos: Eu não posso comer meu sagrado contra-filé, mas devo comer peixe. Só que eu não gosto de comer peixe. Entretanto, não posso comer mortadela passada no ovo, com um copo de leite. Que diabos significa tudo isso, que eu não entendo? Eu não gosto de peixe (tá, eu sei que é uma carne saudável, mas não gosto e é problema meu!), poderia substituir por caviar? Ninguém falou nada de caviar. Isso é pecado? E por que seria pecado? Vamos supor novamente que há um deus hiper-mega-poderoso, cujo enviado fez tanto sucesso que se tornou atração num fim-de-semana entediado. Alguém acha mesmo que alguém que cria um Universo inteirinho está dando a mínima se eu como carne de cachorro ou faço bife de camaleão?

– Maldito sejas, pois seus ancestrais mataram meu filho barbaramente!
– Pô, Senhor! Libera aí, vai! Eu não comi hamburguer hoje, só fiquei na batatinha frita.
– E o churrasco que tu fostes, ó miserável?
– Eu JURO que eu só comi farofa com molho à campanha. E nem tinha torresmo nela, nem era farofa de ovo. Era farinha pura, mesmo.
– Ah,tá. Então, tá liberado, mas eu tô de olho, hein?

Todos somos pecadores, disse o lunático do Saulo de Tarso e, pelo que notei até hoje, os cristão deveriam ser “saulões”, já que seguem besteiras ditas por Saulo de Tarso, que nunca foram ditas (segundo o mito) por Jesus. Ao menos, não é o que vem nos evangelhos, mas isso é explicável: As cartas de Saulo são, pelo menos, 20 anos antes dos evangelhos. Saulo nunca leu nenhum evangelho! Se bem, que o Êxodo e Deuteronômio estão no Velho Testamento. Enfim…

A penitência é o ato de assumir uma culpa que não existe. Não só pelo mito cristão não passar de mito, mas por aceitar algo sem sentido, simplesmente porque lhe disseram que VOCÊ é culpado e precisa se penitenciar, nem que “penitenciem” você, que nem na Reversal Russa. É através do medo, da imposição, na imputabilidade de uma culpa inexistente que as religiões sempre se fundearam. Tire o complexo de culpa das pessoas e elas jamais precisarão de arreios psicológicos que os fazem adorar instrumentos de tortura e imagens sangrando, com carne dilacerada, como uma ode ao sadismo.

2 Pings to "Por que não comer carne durante a Semana Santa?"

  1. Sexta-feira Santa: Dia do Vegan » Ceticismo.net disse:

    [...] que foi o único que se deu bem no relato mitológico. Minha estranheza é tanta que até postei sobre isso no ano passado. Como sempre, não há resposta… pelo menos, nenhuma resposta [...]

  2. Sílvio Santos, digo, Sexta-feira Santa vem ai! Olê, olê, olá! » Ceticismo.net disse:

    [...] Por que não comer carne durante a Semana Santa? [...]


34 respostas para "Por que não comer carne durante a Semana Santa?"

  1. 1. Rodrigo Souza a.k.a. Sargento disse:

    CARTA AOS GAÚCHOS

    - 1 –

    1 Estas são as palavras que O SENHOR falou a Sargento, na casa de Tuba, esposo de Paulinha. E Sandro e Raquel e Vinícius das terras da garoa se juntarão a vós em vosso júbilo. E Lucas e Márcia louvarão MEU nome em teu altar.

    2 Hás de fazer um banquete para muitos, ó servo do carvão Saci. Tu tomarás para si uma parte de carne de boi maturada, e a peça não poderá pesar mais do que 200 dracmas de prata, poias assim O SENHOR viu que era bom e não alcatra.

    3 E tomarás também para si um porco. E esse porco deverá ser sacrificado e suas víceras retiradas, limpas, cozidas e purificadas. E a carne deverá ser temperada e colocada dentro das víceras do porco. E faleilo-ás antes da carbne para que o fogo se alimente da gordura santa e não se apague, pois assim ordena O SENHOR.

    4 E de galinha e frango tomarás seus membros e teus corações e porás também no fogo, para que tua glória e sabor sejam preservados. Acautelai para que não demore muito, sugere O SENHOR, para que tenra e santificada permaneça sua santa refeição.

    5 E sucedeu que na sexta e no sábado repetirás esse rito. E que nem cerveja e nem pão líquido falte à geladeira. E sairás de lá ébrio, pois assim ordena O SENHOR, mas manterás a compostura pois tu és foda. E se servirás primeiro àquele que se assenta à direita do altar de tijolos, que queima a face sobre as brasas do altar, pois dele é a glória de servir em SEU nome.

    6 E edificarei a grelha, e subirás o perfume de gordura, que é boa aos sentidos DO SENHOR. E virarás de tempos em tempos, e espetarás, e testarás a consistência, e provarás um naco a cada quatro, pois tu és sacerdote do fogo, pois tu estás sempre a alimentá-lo.

    7 E imolarás a carne e o pão de alho. E não deixarás que o fogo a queime, pois tu controlarás a salmoura que tempera e sossega a brasa.

    8 E ferirás a carne com lâmina afiada, em pedaços sangrentos para aqueles que gostam de sangrento, e ao ponto àqueles que gostam ao ponto e quem gostar de assaz assada que se vire, pois tu não comerás carne ressequida, assim intima o SUPREMO SENHOR DOS EXÉRCITOS.

    9 Amém.

    Demente respondeu:

    Isso me lembra Êxodo 40, que cita a “nuvem do SENHOR” que saía do tabernáculo: com aquela larica toda, o SENHOR devia exigir churrasco todo dia!

  2. 2. Karlos Junior disse:

    Essa imagem parece de propaganda vegetariana. A tradição de não comer carne é completamente nonsense. A igreja quer que as pessoas se sintam culpadas pela “paixão” de Cristo que teve a carne imolada em sacrifício, mas ele mesmo disse pra comerem de sua carne e beberem de seu sangue na última ceia. Confuso não?!

  3. 3. Spy disse:

    A pior penitência de um católico, é que ele fosse obrigado a ler…

    Icarus respondeu:

    @Spy,

    :mrgreen:

    A igreja só não faz isso pois iria perder todos os fiéis hihihi

  4. 4. Lilian Berta disse:

    Eu só tenho pena das vaquinhas e boizinhos… mas mesmo assim ainda não tomei vergonha na cara e continuo apreciando um filé argentino com bastante alho… :cry:

  5. 5. Lia disse:

    Uma vez vi uma explicação sobre a troca do peixe no lugar da carne vermelha.Era porque na época da tal páscoa havia excesso de pescado,a safra era abundante e como não tinha como congelar como hoje,tinha de consumir.
    Mais recentemente,um padreco disse que o tal jejum era pra mostrar algum sacrifício do tipo “hoje vou comer menos e sobretudo carne(que é mais cara,hehe)pensando naqueles que não têm nada o que comer.
    Não é massa?Jejum socialista…¬¬Como todos os dias eu como e você não,hoje comerei menos em solidariedade.
    Trocar o peixe pelo caviar foi ‘soda’.Russo ou iraniano?
    Eu gosto de frutos do mar; como de tudo,menos surfista…Ando meio enjoada de lula mas gosto de ver fritando em óleo fervente… : :twisted:

    Administrador André respondeu:


    Alguém acredita que entre os papistas tenham existido tribunais tão imbecis, tão covardes e bárbaros, para condenar à morte a infelizes cidadãos que não cometeram mais crime que de ter comido carne durante a quaresma? O fato, no entanto, é verdadeiro, e eu tenho nas mãos um decreto dessa classe. O estranho é que os juízes que se atreveram a ditar semelhantes sentenças se creem mais ilustrados que os Iroqueses.

    Padres idiotas e cruéis! A quem mandais guardar jejum pela quaresma? Por acaso será aos ricos? Eles se guardam bem da observar. Será então aos pobres? Para eles todo o ano é jejum e quaresma. Os infelizes lavradores quase nunca provam a carne e não têm dinheiro para comprar pescado. Doidos é o que sois! Quando ireis a emendar vossas leis tão absurdas?

    – do Dicionário Filosófico (verbete Quaresma) de Voltaire

    Lia respondeu:

    @André,
    Por isso digo sempre:se vampiro morder a bíblia,morre de overdose.
    E VIVA a grande produção da pecuária moderna que me deixa comer bifinho sem achar que estou roubando da boca de ninguém…
    De papistas eu espero qualquer coisa,mas nada de bom.Se até São Francisco tinha nojo deles,quem sou eu pra dizer o contrário…
    Tenho a impressão de que esse Bento será mesmo o último da turma.

    Paula respondeu:

    @André,

    E Voltaire era deísta ?

    Administrador André respondeu:

    Sim.

    Paula respondeu:

    @André,

    Você é um cético agnóstico que acredita que lá no fundo dos seus sentimentos sente o mesmo deus/natureza de Baruch de Spinoza?

    Administrador André respondeu:

    Levando em conta que eu sou deus e tenho a certeza que eu existo, eu sou teísta.

    Paula respondeu:

    @André,

    Como pode ter tanta certeza de que você existe?

    Administrador André respondeu:

    Não existo. Sou uma manifestação de sua mente enlouquecida.

    Paula respondeu:

    @André,

    Ah! Sim. Richard Dawkins se inspirou em você, “deus um delírio”.

  6. 6. Abbadon disse:

  7. 7. Thiago disse:

    http://1.bp.blogspot.com/_yUKWztgjsLU/R8dDPZDGPlI/AAAAAAAAAV8/WbUQI-CqsgM/s1600-h/tirinha1052.gif

  8. 8. uirapuru disse:

    Na minha terra existe a tradição de se tomar muita pinga nos velórios, mas isto não foi transferido para a semana santa (o velório de cristo). Ano novo, carvaval, natal, festa junina… tudo se converteu em festas etílicas. Acho que peixe iria combinar muito bem com um vinho tinto.

  9. 9. Apocalyptica disse:

    Em documentário antigo, do qual o nome não me lembro, a história era mais ou menos a seguinte “Lá na Idade Média o consumo de peixes era muito pequeno, consecutivamente os pescadores não tinham renda suficiente, resolveram então pedir ajuda à igreja. A solução encontrada foi inventar essa besteira…”

  10. 10. Alexandre Figueiredo disse:

    Já comi carne na Semana Santa e continuarei comendo se der vontade, não sou idiota de seguir regras religiosas sem pé nem cabeça. Não foi eu que crucifiquei Jesus, nem lá estava.

  11. 11. andre0 disse:

    Na idade média, a produção de alimentos era baixa, ninguém comia muito mesmo. E como a igreja mandava nos reis, inventou essa história de jejum na quaresma, já que não tem comida para todo mundo mesmo, vai jejuar em vez de sair cortando a cabeça da nobreza e do clero, que assim vocês agradam a Deus. Aí o tempo vai passando, e tempo de jejum vai dimiuindo, até ficar só na sexta-feira santa com restrição só de carne.

    Quanto ao peixe, ouvi uma vez que se trata da tradição de fazer sacrificios nesses dias, durante a época das navegações o bacalhau estragava nos navios, e tornou-se tradição comê-lo como sacrifício.

  12. 12. LucianoNovoLivrePensador disse:

    +

    Mais um excelente artigo do Blog. Olha, eu quero ver quando as igrejas mundo afora decidirem, como alguns ‘messias’ como Jim Jones que convenceu milhares de pessoas a cometerem suicídio para alcançarem o papapaparaíso (ou uma cova….), que agora todos os seus fiéis terão que beber veneno na semana santa como penitência, pois chegou o juízooooo finalíssimo. Bem, alguns imbecis tomariam veneno na hora, sem nem pensar a respeito. Outros religiosos até pensariam, mas pensariam que se tomassem, a vida eterna seria deles e blábláblá. Outros tomariam o veneno porque já são maria vai com as outras mesmo, porque precisam pertencer a alguma “comunidade” para não surtar, e iriam tomar o veneno com seu padre ou pastor, ou diácono ou sei lá mais o quê, isso se eles mesmos tomarem.
    Bem, mas fiquem tranquilos cristãos de plantão no Blog, ou outro tipo de religiosos esquisitos, isso nunca irá acontecer. Simplesmente porque a tal igreja católica, assassina de tantos séculos, das cruzadas às inquisições, e as moderninhas gospels (termo maluco) igrejas evangélicas, que adoram falar mal dos católicos, vivem todas somente por uma tríade (e não é a santíssima farofa não): é dinheiro, poder e mais gente para bancar isso tudo(chamados fiéis ou otários). Se alguém (papa, bispo, jesus ou qualquer um maluco citado na biblia, torá, alcorão ou sei lá se budismo. hinduísmo ou tem livro outro ismo tem livros também) mandasse os seus fiéis (malucos carentes emocionais ou fracos de personalidade que não conseguem resolver seus problemas por si próprios e precisam dizer que pertencem a algum grupo de gente mais maluca ainda ou acreditarem em alguma coisa para que peçam coisas ou culpem alguém ou só justifiquem suas misérias ou incompetências) tomarem veneno, nenhum religioso iria acatar tal ordem divinaaaaa. E como ficaria o dinheiro roubado das pessoas, os imóveis de luxo, os iates, o poder, os cargos importantes, os jatinhos das igrejas, as mordomias da vida terrena. É, senhores, é disso que é feito a religião e ponto final….
    E quem discorda é porque está usufruindo disto tudo ou porquê é o otário que está bancando isto tudo. Escolha seu papel ou comece a usar sua inteligência desde já e viva, decida, conquiste, falhe, sofra, sorria por si mesmo.

    skin respondeu:

    @LucianoNovoLivrePensador, Olha, eu acho que é um tanto quanto precipitado considerar que todos os “crentes” (ou mesmo a maioria) é composta por “malucos carentes emocionais ou fracos de personalidade que não conseguem resolver seus problemas por si próprios e precisam dizer que pertencem a algum grupo de gente mais maluca ainda ou acreditarem em alguma coisa para que peçam coisas ou culpem alguém ou só justifiquem suas misérias ou incompetências”. Este tipo de fala me lembra os religiosos que dizem que todo ateu é “algum revoltadinho que cismou de virar ateu para chamar a atenção da sociedade ou adorador do diabo”. Quanto ao tema do texto, excelente artigo (acho que já tinha lido, mas não estava lembrando).

    LucianoNovoLivrePensador respondeu:

    @skin, Liberdade de opinião, meu caro. Dê o dinheiro que quiser na sua igreja. O dinheiro não é meu mesmo. Ah, e acredite na besteira que quiser, pois também as pessoas são livres para acreditar no que quiser. Tem gente que acredita em saci pererê.

    skin respondeu:

    @LucianoNovoLivrePensador, Errr… só para constar, eu sou ateu (não que eu sinta que mereço um prêmio por isso).
    Sobre o texto, eu ouvi uma história que o “não comer carne” tinha como propósito aproximar os “ricos” da forma de vida dos “pobres” na idade média, uma vez que os pobres quase nunca se alimentavam de carne. Nunca aprofundei neste assunto, então isso é somente especulação.

    Administrador André respondeu:

    O propósito que vc alegou nunca existiu. Pq vcs não leem os artigos, hein?

    LucianoNovoLivrePensador respondeu:

    @skin, Quer dizer então que você é um daqueles que está bancando a farra dos pastores evangélicos. Muito bem. Parabéns!

    Administrador André respondeu:

    Já chega. Único aviso. Não tenho saco pra ateuzinho de fim-de-semana metido a revoltado.

    LucianoNovoLivrePensador respondeu:

    @André, Meu caro André. Longe de ser um ateuzinho de fim-de-semana. Tenho convicções fortes e posições bem consolidadas a respeito do assunto religião e tudo que envolve o tema. Na verdade, se o amigo Skin tb não é um religioso fervoroso, não entendi os comentários vagos que fez.
    Quanto a você, caro André, o qual eu não conheço mas acho que faz este blog com profissionalismo, deveria ser mais um pouco educado em seus comentários porque senão as pessoas que realmente gostariam de ler o que escreve, como eu, vão simplesmente parar de acessar o blog. Talvez você não aprove este comentário, mas a mensagem foi passada. Quanto a mim, FUI.

    Administrador André respondeu:

    Nunca implorei para você acessar o blog. Nunca mandei e-mail solicitando que vc participasse do blog. Não faço a menor questão que vc acesse o blog.

    Então, pare de frescura. Pega sua mensagem e vá pro Diabo com ela

    PianoCat respondeu:

    @LucianoNovoLivrePensador, Cara, você é um asno e se acha o sabichão, mal consegue interpretar um comentário, não tem capacidade para identificar um mero sarcasmo e fica vomitando seus preconceitos sobre os outros.

    Eu acompanhei toda a verborragia dos seus comentários, e nenhuma das pessoas que te responderam neste blog são crentes, religiosas. ou sequer deram a entender isso. Os comentários deles não foram vagos, você é quem não entendeu e já saiu disparando a peçonha de ateísta revoltz.

    Eu duvido consideravelmente que uma pessoa incapaz de interpretar textos como você possua conhecimento suficiente ao ponto de escarnecer os outros da maneira como você vem fazendo. Se não consegues interpretar um comentário como vai ler um livro?

    E depois de toda essa sua intolerância e ignorância, vc ainda vem querer chamar o dono da bola de mal educado?? Pois eu acho que ele foi educadíssimo com você, eu já teria te mandado pra PQP faz muito tempo!!

    Almeida respondeu:

    @LucianoNovoLivrePensador,
    Quanto a você, caro André, deveria ser mais um pouco educado em seus comentários porque senão as pessoas vão simplesmente parar de acessar o blog.
    .
    ,Buááá! Por que vc é tão malvado com a gente? Nós te dá cookies!!1!.

  13. 13. Adrianapavim disse:

    André , li seu artigo e percebi que vc dever ter ensinamentos da igreja catolica mais no entanto nao concorda com oque aprendeu . quero dizer que eu tbm era assim e nao discordo com vc hoje sou ervangelica e muitos dos ensinamentos da igreja católica nao tem base biblica . Pode comer carne com a consciencia tranquila pois Deus diz na biblia “Nao quero sacrificio e sim obediencia ” . O sacrificio pelo seu pecado Jesus ja realizou na cruz do calvalho. Deus EXISTE !!!
    See elee nao existisse me explique a natureza e toda criaçao ? No principio DEUS criou o céu e a terra e todo ser vivente ,criou eu e vc . ELE sóo quer que vivamos em paz uns com os outros ,nao destruindo a sua criaçao ,nao se auto destruindo e todos os seus mandamentos é para que vivamos em paz . Nao mataras ,nao adulteráras nao roubarás ,nao faras para ti outros deuses (Pq ELE é o unico Deus !! Pai Filho e Espirito Santo ) etc.. Agora Nao adianta nao comer carne se sacrificando e desobedecer os mandamentos de Deus !! Come carne meu filho isso nao é pecado “leia a biblia” . Dis a biblia : Errais por nao conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.. #Boa tarde ,que Deus o abençoe e que vc cresca na graça e no conhecimento . :smile:

Deixe um comentário

Mas, antes, leia a nossa Política de Comentários. Obrigado por sua participação.

Você precisa estar logado para deixar um comentário.