jun 03

A Aliança Rebelde está em alerta. Os Jedis do Ceticismo.net foram convocados. Midchlorians murmuram: “Sabíamos que ia dar em merda”. Como todo desastre trágico, o acidente com o Airbus A330 no vôo AF 447 atrai toda espécie de maluco; e, como se pode prever (trocadilho intencional), muitas “previsões” aparecem a rodo, juntamente com um bando de safados querendo tirar uma de “videntes”. Aqui usaremos nossos sabres de luz para iluminar a verdade. May Force be with us!

Para começo de conversa, as pessoas adoram uma fatalidade. Sério! Chega quase a um êxtase orgástico ver algo terrível. Duvidam? Qualquer acidente no trânsito, nem que seja uma simples batida de carro sem vítimas, deixa o trânsito lerdo, por causa dos curiosos querendo saber o que aconteceu. Se tiver morte, danou-se! Aí que o tráfego fica congestionado.

Malucos acabam aparecendo dizendo “eu vi, eu sonhei etc”. Embusteiros mostram cartas e documentos pra lá de questionáveis, alegando que tinham previsto isso. E não podemos deixar de lado as teorias absurdas de como aconteceu o acidente. Alguns alegam que foi uma bomba terrorista, outros alegam que foi uma explosão de causas desconhecidas. Também há quem alegue que foi ação do Triângulo das Bermudas; mas, pela proximidade com a região Nordeste, eu diria que é efeito do Círculo do Abadá. Só faltam os malucos ufológicos, pois teve até mesmo uma idiota que disse que foi obra de um Buraco Negro! (quero que o Cardoso morra se eu estiver mentindo).

De minha parte, a melhor versão que eu escutei foi a do Lealcy, que especulou que o avião parou na Ilha de Lost. É a história mais verossímil entre tantas bizarrices. Ou, quem sabe, eles encontraram uma macacada, com o Charlton Heston. Vai saber. Sei que o assunto é sério e envolve perda de vidas humanas inocentes, mas diante de tanta maluquice, temos que dar de ombros e dizer: a droga da humanidade não tem jeito.

Uma das causas da queda de aviões (não sou Mãe Dinah e você não me verá aqui especulando o que aconteceu) é a turbulência. O senso comum, que eu sempre disse que não serve pra nada de útil, diz que o que mantém o avião no ar são as turbinas. Mas, não são. O que mantém o avião no ar é exatamente o ar! A asa do avião é projetada para que quando em movimento, o ar passe mais rápido em cima do que embaixo. Logo, haverá uma espécie de vácuo parcial na parte de cima do avião. Com isso, a diferença de pressão (a força exercida sobre determinada unidade de área) faça com que haja um empuxo ascendente. Não acreditam? Peguem uma folha de papel e segurem apenas por uma das extremidades bem próximo à boca. Soprem por cima da folha com força. Vocês podem notar que a folha de papel “levanta-se”, dada a pressão atmosférica embaixo dela ser maior que a pressão exercida em cima.

Aviões ficam no ar por causa das asas e do ar. Eles jamais voariam no vácuo em ambientes com atração gravitacional relativamente forte. As asas são primordiais para isso, tanto que planadores possuem asas longas, mas não possuem motores. As turbinas são necessárias para fazerem o avião deslocarem-se horizontalmente para frente, fazendo com que o ar passe pelas asas, fazendo aparecer o fenômeno de sustentação.

Os helicópteros? Bem, não vou me alongar. Só digo uma coisa: Eles não possuem hélices e sim “asas”. Pensem um pouco e entenderão isso. Maiores informações, no Google próximo de você.

Raios também são relacionados como possíveis causas da queda do avião. Acontece que o lugar mais seguro para se estar durante uma tempestade elétrica é, com certeza, dentro de um receptáculo metálico. Nos filmes do MacGyver (Magáiver, se você não fala ingrêis), ele explicava que se ligassem a corrente da bateria de um carro na carcaça dele (do carro, não do MacGyver), qualquer um que colocasse o dedo nele (mais uma vez estou me referindo ao carro) no lado de fora, levaria um choque. Os ocupantes estariam a salvo por causa dos pneus que estariam isolando. FALSO! Isso acontece por causa do fenômeno descrito pela Gaiola de Faraday. Vocês poderão ver uma boa explicação sobre isso no site Feira de Ciências, onde até descreve uma experiência que você pode fazer em casa. Abaixo, ilustramos o que acontece quando um raio atinge um avião. Cuidado: São cenas fortes.

Pois é. Não acontece nada.

Agora, surge um bando de malucos que disseram que “viram coisas”, como o retardadinho que teve um sonho (não, não estou falando do Dr. Martin Luther King, que foi um dos poucos crentes que falava coisas com nexo) maluco onde previu que o desastre ia acontecer. Obviamente, isso foi no sagrado antro da tosqueira chamado Orkut, na comunidade Ufologia e Espiritualidade (duas pseudociências de merda juntas no mesmo atoleiro).

O curioso é que a postagem não tá mais lá. Só que a Força é poderosa aqui e descobrimos que o site Não Salvo, de onde roubamos pegamos emprestado o screenshot (sem hotlink, que isso é pecado) abaixo, clicando para ampliar:

O que podemos dizer deste monte de besteiras? Ele previu que um Concorde OU um Boeing sofreria um acidente. Bem, os concordes já saíram de linha. Segundo, Boeing não é um tipo de avião, é uma empresa que FABRICA aviões. Terceiro, a Boeing é uma empresa americana enquanto a Airbus é uma empresa sediada na França. Tudo a ver.

Esse tipo de coisa tem um nome: ACASO. Todos os dias alguém está sonhando com um desastre de avião. Quando acontece um acidente, encontram que alguém falou algo a respeito e começa o oba-oba que é um grande vidente. Bem, vocês querem uma previsão? Prevejo que nesse inverno, cidades brasileiras terão temperaturas muito baixas, fazendo com que a população de rua sofra muito. Haverá, até mesmo, alguns que morram de frio.

Querem outra? Durante o período de férias, o trânsito nas estradas será intenso. A imprudência de alguns motoristas causará um acidente. Prevejo que um carro comprido, provavelmente da Volkswagen ou da Ford, sofrerá um acidente fatal, causando mortes.

Perceberam? Eu aliei dois fatores:

1) Uma coisa que SEMPRE acontece. Todo ano acontecem mortes no trânsito, assim como é natural que faça frio no inverno. Sempre ocorrem acidentes de trânsito e, infelizmente, muitas delas terminam em morte, como muitos mendigos morrem de frio todo os anos.

2) Dados imprecisos. Eu falei em ALGUMAS cidades brasileiras. Eu poderia agir de má fé, alegando que seria ainda na Região Sul. Ainda assim, uma grande margem. Se eu dissesse que mendigos morreriam de frio em Manaus, no Amazonas, seria de desconfiar, dado o clima comum na região. É como dizer que alguém morreu de sede no Nordeste. No caso do acidente, eu não disse ONDE foi, apenas que foi numa estrada. Grandes coisas! Falei que um carro seria da Volks ou da Ford, o que não quer dizer nada. Com uma grande produção e venda de carros, é uma questão de estatística que eles tenham uma probabilidade de ter algum acidente algum dia. Eu disse nome da vítima? João. Serve? Número da placa, chassi, ponto exato do impacto etc? Não, pessoas que “vêem coisas” não falam detalhes, só coisas genéricas.

O tosquinho falou que era um avião da Air France. Eu posso dizer que era da United Airlines, da Gol, da TAM (se bem que qualquer um pode prever que um avião da TAM vai cair) ou qualquer outra empresa aérea. O “parecia” um concorde ou um Boeing é tão genérico quanto carro da Volks ou da Ford. Ele também fala que o avião caiu sem fazer barulho e quase não espirro água. Pelo amor de Dagon, né? Eu preciso realmente refutar isso? O que o carinha teve foi uma coisa banal, mas que só toma ares de OHHHH por causa de um evento que é imediatamente posterior. Se fosse daqui a 3 anos, ninguém daria pela coisa. Aliás, isso daria um artigo interessante, mas fica pra outro dia.

Se lido com atenção, a “previsão” possui outros erros e impossibilidades físicas. Um “Boeing” dando uma pirueta no ar? Praticamente impossível! Já viram um avião de acrobacias? Normalmente são pequenos. A estrutura de um avião daquele tamanho e massa total (somando com a massa dos passageiros, tripulação e carga à massa da aeronave) não suportaria, e teria se despedaçado com o stress do material e a tensão das forças nele. Depois da pirueta, ele iria planar e pousar na água como um passarinho, ficaria distante apenas 1 km de uma praia. Uau, que acerto milagroso, todo mundo se salvou, estão todos na praia olhando espantados. Acontece que na vida real, o avião virou um monte de destroços, localizados a 150 km em torno do arquipélago São Pedro e São Paulo. E provavelmente estão todos mortos, onde há sérias dúvidas se serão capazes de resgatar pelo menos a caixa preta.

Enfim, podemos dizer que quem lê essas coisas, esses “sonhos e previsões”, tende a ver aquilo que quer ver, desconsiderando todos os erros e informações inexatas, pois a mente humana é crédula e tende a ver as coisas de forma genérica que se encaixe nos acontecimentos, e dizer “Uau, aquele cara previu o acidente, deve ser um gênio! Será que ele pode prever para mim os números da Mega Sena?”. E assim vai, as pessoas, por conta desta “previsão”, passam a dar crédito e valor a tudo o que o “vidente” falar, mesmo que ele erre para sempre em todas as previsões futuras. E pode até ganhar um dinheirinho e fama com isso.

Agora, temos um segundo caso das “previsões”: o charlatanismo! Um dos melhores exemplares de enganadores é o tal de Juscelino Nóbrega da Luz, muito bem conhecido de vários sites céticos, como o Dragão da Garagem e o Análise Cética. O cara é uma fraude! Inventa “previsões” depois que os eventos acontecem, alegando que vira com antecedência ou então falando o óbvio como “China terá grandes problemas com enchentes”, “Guerra do Tráfico no Rio fazem várias vítimas” e a “Coréia do Norte desafia os EUA”; tudo que você nunca vira antes nos jornais, não é mesmo? Só uma verdadeira TOUPEIRA iria dar crédito a esse cara. Mas são às custas dessas toupeiras que pais-de-santo, pastores evangélicos e as ciganas que leem mãos nas praças de qualquer cidade vivem.

O “médium-com-pão-e-manteiga” é uma afronta a uma mente inteligente. Seu site pseudocientífico traz mais previsões como essa, que seguem a Lei dos Genéricos. Os documentos que ele enviou para o embaixador da França é hilário. Ele relata que tinha avisado antes. Na verdade, dois anos antes. Antes, vamos falar de “previsões” anteriores AQUI vocês podem ver os fac-símiles das cartas. Ele avisa depois quando a previsão dele aconteceu. Por que ele não avisa UM DIA antes? Querem outra previsão minha? Um avião cairá nos Estados Unidos, matando muitas pessoas e ferindo gravemente outras dezenas.

Qual é a probabilidade disso acontecer? Altíssima! Quando vai acontecer? Sei lá. Mas eu mando uma carta alertando sobre isso à Embaixada dos EUA (óbvio que ou eu serei motivo de chacota, ou alguém da equipe antiterrorista da CIA vai bater aqui em casa). Se daqui a dez anos – supondo que eu não estarei passando férias em Guantanamo – cair um avião nos Isteites, eu poderei dizer: Viu? Eu não disse? Aí, lá vem a CIA de volta aqui em casa. ;)

Observem que as cartas com as “previsões” são sempre manuscritas. As cartas na base do “viu? não falei?” são datilografadas (pessimamente datilografadas, por sinal). Por que ele não envia por email? Sim, porque ele soaria mais convincente se enviasse as suas previsões por meio eletrônico às autoridades e ele teria a prova das datas de envio do email, com o servidor lhe dando autenticação. Ele pode falsificar no seu computador, mas não pode alterar nos servidores das respectivas embaixadas. E um laudo pericial em sua querida maquininha mostraria se ele falou a verdade ou não. O tipo de coisa que a Direção Geral de Segurança Exterior (DGSE) da França adora fazer, desde os tempos dos probleminhas que ela teve com a Argélia.

Não devemos dar atenção a essas pessoas. Ou são loucos querendo aparecer ou estelionatários querendo fama e arrumar benefícios financeiros. Nosso “médium-com-pão-e-manteiga” se esquece que pode ser pego por pessoas com um mínimo de atenção. Suas previsões não foram autenticadas em cartório. Só UMA das cartas que ele enviou depois à ANAC é registrada. A “previsão” não foi. Por quê? Randi está esperando por você com um milhão de dólares, Juscelino. Basta você provar suas alegações. Você não visa dinheiro? Pegue a grana e doe para uma instituição de caridade, ué.

É um verdadeiro absurdo usarem eventos traumáticos e de grande comoção social para ganhar vantagens. Isso é crime e merece severa punição por parte da Justiça! Mas quem aqui precisa ser vidente pra saber que coisas assim nunca dão em nada e sempre continuarão acontecendo?

Ceticismo.net espera que todos os fatos sejam apurados para que não voltem mais a acontecer, deixando registrado nosso apoio aos familiares que estão passando por tão grande sofrimento. Não é muito, mas é o que podemos fazer, pois mais ajuda aquele que não atrapalha.

Artigos relacionados:

  1. AF-447: Mais informações e uma entrevista com um piloto sobre o acidente
  2. Arquivo-X pode ter influenciado relatos sobre discos voadores
  3. Ex-deputado que matou dois em acidente pensa que é um escolhido de Deus
  4. Sobre os Perigos do Criacionismo Biblicista
  5. A viagem à Lua é um mito?


13 respostas para "As previsões fraudulentas sobre o acidente do voo AF 447"

  1. 1. Agildo Matos disse:

    Estou prevendo que nos próximos 10 anos haverá um acidente aéreo com pelo menos 30 vítimas.

    Pronto. Previ. :grin:

    Já sonhei com acidentes aéreos muitas vezes, principalmente na minha adolescência, quando me impressionava mais com essas coisas. Certa vez tive um sonho esquisito (que novidade! :lol: ), e era muito parecido com o sonho do vidente de araque. Sonhei que via um avião “guinchando” o outro no ar . Sei que isso é muito estranho, mas sonhos não precisam ser racionais, não é? :lol: . E um deles também se parecias com concordes.
    Me lembro que no sonho eles começaram a dar muitas piruetas no ar (falei que era muito parecido), vindo, depois, a cair “de bico”. Depois não me lembro de mais nada. Já faz muito tempo que sonhei.
    Alguns anos o sonho se “realizou” (precisou esperar alguns anos, é lógico), com o primeiro acidente aéreo envolvendo um concorde. Com a diferença que o concorde não “guinchava” nenhuma outra aeronave. Mas isso tinha que acontecer um dia.
    Até recentemente eu sonhava muito com enchente, apesar de não haver nenhuma enchente em minha região nos últimos 18 anos.

  2. 2. Rafael \m/ò.ó\m/ disse:

    Já sairam algumas paginas no orkut, com previsões furadas, principalmente as dos ufologos, mas se o negoco é previsão, lá vai a minha :
    ——-O PAPA TERA PROBLEMAS DE SAÚDE ESSE ANO—-

    Pronto !! agora é só esperar acontecer e encher o rabo de grana !!!

  3. 3. ZzXx disse:

    Isso se chama Wishful Thinking.
    (Adoro qndo criam um termo que a gente pode usar ao invés de explicar oq achamos o tempo todo).

    Administrador André respondeu:

    E o que vc acha? ;)

  4. 4. Nelson Rivaldo disse:

    Este ano uma pessoa muito famosa e querida dos brasileiros irá falecer, deixando muitas saudades.

    Depois que morrer alguém eu digo que eu tinha previsto, estará registrado aqui. Eu chamo esse tipo de gente de “profetas do evento passado”.
    Mais ou menos como o terceiro segredo e Fátima, a ICAR está esperando acontecer algo para revelar ele, como se fosse algo já previsto.
    O pior é que sempre tem os otários que acreditam, como disse um sábio certa vez: “se não fosse os burros os vivos viveriam de que?”
    Ligue djá.

    Abraços.

  5. 5. Wallace disse:

    se percebeu FOI UM SONHO e sonhos não fazem sentido.
    O cara simplesmente sonhou e resolveu contar isso num tópico do Orkut e por infelicidade aconteceu mais ou menos.Ele citou a Air France e o mar, só isso.Foi muita coincidência e foi sinistra.
    Agora dá para ver pq o rapaz apagou o post dele com tanta repercussão de gente o chamando de fraudulento, só pq postou um sonho.
    ¬¬

    Administrador André respondeu:

    Que foi um sonho eu sei, ora. Só que começaram a espalhar isso omo “profecia”.

    Nihil Lemos respondeu:

    @André, Lembrei do Julio Rasec dos Mamonas Assassinas. Ele sonhou com acidente na noite anterior e logo acharam que ele tinha profetizado.

  6. 6. Agildo Matos disse:

    Obviamente se ocorrer um terremoto 12 pt na escala richster em Nova York amanhã vai coincidir de aparecer que sonhou com isso. Se o mundo tem mais 6,5 bilhões de habitantes haverá gente sonhando com toda sorte de acontecimentos. O terremoto será um deles. :razz:

    Nihil Lemos respondeu:

    @Agildo Matos, Terremoto M12 teoricamente partiria o planeta ao meio. Assim como M10 já seria teoricamente muito improvável. Tão cedo não haverá um terremoto como o de Valdivia ou o de Good Friday, no Alasca.

    Mas me lembrou a previsão que o Juscelino fez sobre o terremoto Tohoku (e não Sendai, assim como o de 1995 é Hanshin-Awaji e não Kobe). Ele errou a magnitude (ele disse 8,9 que foi a divulgada no fim do dia de 11 de março) já que as medições oficiais apontam 9,0 (um terremoto 9,0 é 1,4 vezes mais forte que um de 8,9), disse que ocorreria em Sendai. Um terremoto M9 não atingiria uma cidade só. Ele provocou mortes em 18 PROVÍNCIAS e mais de 100 cidades. Fora que o epicentro foi no mar a 130 quilômetros da costa. E a sua latitude não bate com Sendai, e sim com a cidade de Ishinomaki. Que é vizinha. E o cara fala em Sendai? Aliás, não entendo porque muitas fontes de notícias chamam de Terremoto de Sendai :???:

    Enfim, esse Juscelino não me engana. Engraçado ele não mencionar o acidente nuclear de Fukushima que está dando muito mais trabalho que a reconstrução, que anda a passos largos.

  7. 7. ZzXx disse:

    Eu acho que quem quer acreditar eh burro.
    Quem eh burro acredita.
    Então quem quer acreditar acredita.

  8. 8. Giselle Hannah disse:

    Ora, todo mundo já teve sonhos com quedas de avião, mas isso não significa que seja uma previsão. Muitos aviões caem ao redor do mundo e prever um acidente desses é óbvio, porque acontecem sempre. Mas não sei porquê tantas pessoas acreditam nesses “videntes”!

  9. 9. Giselle Hannah disse:

    Imagino como os familiares dos acidentados devem se sentir ao ver seu ente querido sendo usado para dar midia e dinheiro para esses falsos videntes. Mas também não posso dizer que todos se sintam assim, pois muitos também caem na mentira do “vidente”.

Deixe um comentário

Mas, antes, leia a nossa Política de Comentários. Obrigado por sua participação.

Você precisa estar logado para deixar um comentário.