Primeira expedição brasileira ao interior da Antártida E Einstein estava certo…
nov 19

Primeiro transplante usando-se um órgão feito de células-tronco

Bibliografias, Biologia, Ciência, Genética, Literatura, Medicina, Mídia, Quí­mica, Tecnologia

Uma colombiana de 30 anos se tornou a primeira paciente na História a receber um transplante de um órgão criado em laboratório a partir de suas próprias células-tronco. Claudia Castillo ganhou uma nova parte da traquéia usando uma técnica apontada por especialistas como o marco de uma nova era da cirurgia, na qual uma parte do corpo danificada pode ser substituída por ela mesma, sem risco de rejeição ao transplante. Claudia não desenvolveu anticorpos e não tomou nenhum remédio imunossupressor para impedir reações do sistema imunológico ao procedimento, informou a equipe envolvida ao jornal médico britânico “Lancet”.

- Cirurgiões podem agora começar a ver e entender o verdadeiro potencial das células-tronco adultas e a engenharia de tecidos para aprimorar radicalmente a habilidade de tratar pacientes com problemas graves - disse Martin Birchall, da Universidade de Bristol, um dos envolvidos na cirurgia. - Nós acreditamos que esse sucesso provou que estamos próximos de uma nova era na cirurgia.

Mãe de duas crianças, Claudia Castillo, que vive em Barcelona, se submeteu à operação para trocar a traquéia depois que uma tuberculose provocou um colapso do pulmão (acontece quando o ar escapa dos pulmões ou extravasa através da parede torácica e entra no espaço entre as membranas que revestem o pulmão e a parede do tórax) e a impediu de respirar.

O órgão bio-artificial foi transplantado no seu tórax em junho no Hospital das Clínicas de Barcelona, na Espanha. Cinco meses depois, Claudia já sobe dois lances de escada, sai para dançar e toma conta dos próprios filhos, atividades que para ela eram impossíveis de fazer antes da cirurgia.

A paciente não fez história apenas por ter sido a primeira a se submeter a um transplante com um órgão feito pelas próprias células, como também se tornou a primeira pessoa a receber um transplante sem ter a necessidade de tomar fortes medicamentos imunossupressores. Os médicos superaram o problema de rejeição utilizando as células-tronco da paciente para desenvolver o órgão substituto, tendo como base a traquéia de um doador.

Exames de sangue realizados após o transplante não mostraram sinal algum de rejeição meses depois da cirurgia. O professor Martin Birchall afirmou que “isso é só o começo”.

A equipe envolvida na cirurgia quer repetir o procedimento para criar laringes em laboratório dentro de cinco anos. Os médicos acreditam que isso abrirá caminho para que, no futuro, seja possível usar esta técnica para desenvolver outros órgãos, como rins, bexiga e até o coração.

Uma outra opção na área de transplantes foi apresentada este ano por pesquisadores franceses: o primeiro coração totalmente artificial, fabricado com materiais orgânicos que evitam a coagulação do sangue e que regulam os fluídos de forma automática. Eles esperam realizar o primeiro transplante dentro de dois anos.


Fonte: O Globo

Artigos relacionados:

  1. Células-tronco: A decisão só pode ser uma
  2. Vaticano condena células-tronco e clonagem
  3. Pesquisas com Células-Tronco: Eles vão vencer?
  4. EUA fazem ofensiva pró células-tronco embrionárias
  5. Encontradas células-tronco no líquido amniótico

Escrito por André \\ Tags: , , ,

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votes, average: 4.14 out of 5)
Loading ... Loading ...


30 respostas para “Primeiro transplante usando-se um órgão feito de células-tronco”

  1. 1. mirtes Disse:
    E ainda tem gente dizendo que pesquisas de células tronco, e transplantes são coisas do diabo!!!

    Essa moça, deixou de ser inválida, prara ter vida normal, graças essas duas práticas “demoníacas” da medicina.

    Que diabo bonzinho, esse, que deu aos homens inteligência, pra desenvolver essas pesquisas de cura, pra salvar vidas e melhorar a saúde da humanidade! :mrgreen: :twisted:

    [Responder]

    Stefano Respondeu:

    heil, Satan!!!

    (ironic mode)

    [Responder]

    Fernanda Dias Respondeu:

    Mas o medo dessas células-tronco nasceu da ignorância.
    Alguém (jornal?) espalhou que células-tronco embrionárias vinham de experiências feitas em bebês!
    Que crueldade desses cientistas malvados, né? Usar bebezinhos em experiências só pra prolongar o egoísmo de viver mais algumas dezenas de anos…. :roll:

    [Responder]

    Stefano Respondeu:

    Tava imaginando a reação de Mary Shelley (autora de Frankenstein) se ela
    ressuscitasse e visse todos estes “milagres” científicos.

    [Responder]

    mirtes Respondeu:

    Fernanda eu confesso que ainda estranho quando se fala sobre estudos com células embrionárias, porém acho que ninguém em sã consciência mataria um ser vivo, pra curar outro, seria ignorância.

    De todo jeito, as células tronco são uma realidade, não há mais como voltar atrás, eu imagino quantos senhores, com alzheimer, quantas pessoas com problemas neurológicos, e quantas pessaos que estão sofrendo nas filas de transplantes, não vão se beneficiar.

    Alias esse beneficio se estende, para as famílias, e para a medicina, laboratórios, gente que será empregada, para trabalhar com isso, eu encaro essa evolução, como uma grande benção, fruto do estudo, desenvolvimento tecnológico, médico, e moral, (infelizmente ainda tem gente cuja moral está enbaraçada por medos e superstições dogmáticas)

    (lembrando do folheto evangélico que dizia que a AIDS era uma doença criada por deus, pra castigar os gays, e os promíscuos, e promover a cura dessa doença era passar por cima dos desígnios de deus)

    [Responder]

  2. 2. Stefano Disse:
    Viva a ciência… célula-tronco, transplante de braço….
    Qual será o próximo “milagre”??

    [Responder]

    Marcello Respondeu:

    Cura para a acefalia religiosa?? Esse sim seria um milagre…

    [Responder]

  3. 3. Abbadon Disse:
    Os jesusolatras devem estar se mordendo de raiva, porque sabem muito bem que as “curas divinas” em suas igrejas nao existem..

    [Responder]

  4. 4. Fabiane Lima Disse:
    Pô, não vi nenhuma notícia falando da reação de grupos religiosos e o diabo a quatro. Tô curiosa pra ver o que o Papa vai falar disso.

    Aposto que vai ser algo do tipo “Milagre divino”, desviando dos médicos e cientistas (os verdadeiros heróis na história toda) o foco para o deusinho dele.

    [Responder]

    mirtes Respondeu:

    mas ele não havia decretado, que um dos novos pecados capitais, era a maniulação genética, e de células tronco? Seria uma hipocrisia descaradamente aberta, se ele começar a defender as práticas!

    (se bem que hehehhe, hipocrisia não seria novidade)

    [Responder]

    Fernanda Dias Respondeu:

    E quem se importa com o que crentes “pensam”?
    Eles só sabem reclamar e se esconder debaixo da saia de deus imaginário…
    :lol:

    [Responder]

    Abbadon Respondeu:

    Vc ja viu um crente pensar ?

    Seria um milagre…

    [Responder]

    mirtes Respondeu:

    DEEEEEERRRR, eu penso e logo D.E.S.I.S.T.O. :mrgreen:

    [Responder]

    Fátima Respondeu:

    Se eles realmente cressem no que defendem, deveriam se abster de utilizar, em proveito próprio, quaisquer descobertas científicas que surgirem em decorrência de tais pesquisas. Agora, duvido-e-o-dó que o farão.

    [Responder]

    mirtes Respondeu:

    Pra começo de conversa, não abandonam nem o uso de energia elétrica, ou água tratada e encanada, que dirá o resto :mrgreen:

    [Responder]

  5. 5. H.Gil Disse:
    Religiosos que criticam pesquisas científicas, e estudos médicos deveriam ser coerentes com o que dizem e tratar TODAS suas moléstias apenas com orações… rezas… esperar por milagres.

    [Responder]

    Abbadon Respondeu:

    E os religiosos que acreditam que orar causa curas milagrosas, deveriam se submeter a testes rigorosos de duplo-cego aleatorio, com grupos de 500 a 1000 pacientes, sofrendo de uma determinada molestia (pode ser um tipo comumente “curado” nas igrejas e propagandeado como milagre) e ver quais sao os resultados…

    Aposto toda a minha fortuna de que o resultado sera ZERO.

    [Responder]

    H.Gil Respondeu:

    Corroboro com a afirmação. Quantos religiosos será que conseguiríamos
    angariar para a sugerida pesquisa? hummm eu acho que…. ZERO?
    :twisted:

    [Responder]

    Renato Kistner Respondeu:

    Opa… Aposta mesmo?

    [Responder]

    Ingsoc Respondeu:

    Se você apostar contra, vai perder. Se houver algum tipo de cura por causa de orações, certamente serão por conta do efeito placebo ou em caso de transtornos somatoformes.

    [Responder]

    Abbadon Respondeu:

    Melhor vc se informar mais sobre testes de duplo-cego aleatorios.

    De qquer jeito, vou ganhar a aposta. Quer arriscar comigo ? rs

    [Responder]

    Renato Kistner Respondeu:

    Sério?

    [Responder]

  6. 6. AmadeusXIII Disse:
    Que bom que as pesquisas estão progredindo. Um dia os transplantes poderão ser feitos sem risco de rejeição e doenças como a leucemia e outros tipos de câncer serão uma triste lembrança na História do Homem.

    Só pra constar, eu não morri. Os trabalhos com a minha banda estão consumindo as horas vagas :grin: . Foi uma questão de definir prioridades.

    See ya dudes :mrgreen:

    [Responder]

    mirtes Respondeu:

    Que droga, e eu jurando que iria topar com a igreja universal, dos últimos dias do amadeus!!!

    boa sorte com a banda!!!

    [Responder]

    André Respondeu:

    Boa sorte o cacete! Pode passar os mp3 pra gente.

    [Responder]

    AmadeusXIII Respondeu:

    Depois você procura no Pirate Bay :grin:

    [Responder]

    Fátima Respondeu:

    Amadeus, vc voltou!!!!

    Como pôde fazer isso? Abandonar todo o séquito de fãs ardorosas que acompanhavam passo-a-passo teus comentários? Cruel, insensível……tô-di-mal por 15 segundos. :grin: :grin: :grin: :razz: :razz:

    [Responder]

    Steven Respondeu:

    você sumiu, hein!!!
    ah, veja meu site!!!

    http://stefanolaico.multiply.com/

    [Responder]

  7. 7. Pileggi Disse:
    Que notícia mais superficial, até [s]crente[/s] criança entende, queria aprender mais sobre celulas tronco, tô com a pulga atrás da orelha ainda, nao posso duvidar dos textos pq não sei nada sobre. Vou conversar com a Google. Minha mãe diz que não concorda pq é como ‘brincar de Deus’ ai mimimimi.
    Ótimo, só gostaria que fosse mais completo.

    [Responder]

    mirtes Respondeu:

    quer dizer que curar uma inválida, é brincar de deus?

    a tá, ela tá achando que estamos querendo imitar deus, pois so ele cura, salva, etc, etc.

    [Responder]

Inspiração

Não deveria haver absolutamente nenhuma separação entre Igreja e Estado na America. — David Barton (Wallbuilders)

Deixe um comentário

Mas, antes, leia a nossa Polí­tica de Comentários. Obrigado por sua participação.