A Mirtes, comentarista assídua deste site, me deixou duas notícias. A primeira é bem hilária: as entidades Sociedade da Bíblia e Surfistas Cristãos lançaram hoje, na cidade de Sidney (Austrália), uma edição do livrinho mágico à prova d’água.
A idéia é permitir que ela seja lida dentro do mar pelos surfistas. O livro inclui o VT, o Guia dos Surfistas para Deus e uma versão de bolso do Evangelho de Marcos.
Isso me fez lembrar uma Igreja muito conhecida no litoral sul de São Paulo, a Bola de Neve Church , cuja sede é no bairro de Perdizes/SP. O leitor deve estar perguntando: uótifóquiisdéti?
É isso mesmo, meus caros! Segundo os fundadores, dita Igreja teria nascido de uma hepatite: o tal ‘apóstolo’ Rina teria contraído a enfermidade, sentido fortes e tido uma ‘experiência pessoal com Deus’.
Bah! É sempre assim: o argumento da experiência pessoal é um dos mais convincentes em virtude do fato de que a pessoa que o alega geralmente acredita que Deus tenha falado consigo e, acreditando em tal coisa, consegue falar sobre isso com tamanha convicção que os menos críticos acabam por se convencer.
Dawkins foi um dos caras que destruiu dito argumento alegando que o cérebro humano é capaz de construir imagens, sons que, não obstante inexistentes no plano da vida real; são absolutamente convincentes para os donos dos cérebros ‘afetados’. Apenas a título de ilustração, veja as palavras do próprio autor:
…Você diz que sentiu Deus diretamente? Bem, tem gente que sentiu um elefante cor-de-rosa, mas isso provavelmente não vai impressioná-lo. Peter Sutcliffe, o Estirpador de Yorkshire, ouvia distintamente a voz de Jesus dizendo-lhe para matar mulheres, e foi condenado à prisão perpétua. George W. Bush afirma que Deus disse a ele que invadisse o Iraque (é uma pena que Deus não tenha lhe concedido a revelação de que não havia armas de destruição em massa). Pacientes de sanatórios acham que são Napoleão ou Charlie Chaplin, ou que o mundo inteiro conspira contra eles, ou que podem transmitir seus pensamentos para a cabeça de outras pessoas. Divertimo-nos com elas, mas não levamos a sério suas crenças internamente reveladas, principalmente porque pouca gente tem as mesmas crenças. As experiências religiosas só são diferentes no fato de que as pessoas alegam tê-las tido são muito numerosas….’
Sobre tais ilusões, eu acrescentaria que John Nash tinha visões que pareciam reais para ele; tais visões incluíam seres imaginários: por parecer real a ele, significa que tais visões ou seres existiam? Por certo que não!
E se as alucinações forem coletivas (muitas pessoas tendo a convicção de que tiveram contato com Deus)? O fato de muitas pessoas crerem em algo, significa que esse algo, de fato exista ou tenha ocorrido? Claaaro que não! Assim, absolutamente inválido dito argumento.
Sigamos em frente. O ‘apóstolo-fundador’ de dita Igreja não tinha como difundir sua crença oriunda de tal alucinação experiência pessoal, até que apareceu um espertinho empresário do ramo têxtil, especializado na produção de material destinado à surfistas (proprietário da HD – Hawaiiam Dreams, que à época era licenciado da Rip Curl) que resolveu ‘pai-trocinar’ o evento de marketing a Igreja.
Hum….o que o teria levado a fazê-lo? Fé pessoal? Meu ceticismo me diz que provavelmente foi a possibilidade de divulgar a marca, alcançando um novo ‘filão’ de clientes. Mais uma questão para reafirmar minha tese de que o verdadeiro Deus é representado pelo símbolo: $.
Voltemos à questão do livro-mágico-à-prova-d’água: Se os cretinos crentes demonstram bem pouco conhecimento de seu livro, duvido-e-o-dó que o lerão quando estiverem na praia, curtindo o sol. Bom….até usar o termo ‘curtindo o sol’ já é piada, né? Pois se dependesse dos crentes, as pessoas seriam obrigadas a ir à praia ou de terno e gravata ou de vestido longo. Duvida? Veja veja esta notícia aqui e depois me diga o que acha.
Bom, gente, só me resta dar uma sonora risada: tanto do nome da Igreja (Bola de neve? Fala sério!) quanto da hipótese de alguém ler a bíblia na praia! E vocês, o que acham?
Fonte: Portal Terra
Artigos relacionados:
15 respostas para “Bíblia à prova d’água? Bola de Neve Church?”
Inspiração
‘Fé’ significa não querer saber o que é a verdade.—

(6 votes, average: 4.33 out of 5)



novembro 2nd, 2008 em 23:14
[Responder]
novembro 3rd, 2008 em 01:18
É a beleza do cristianismo,ele se adapta a diferentes públicos,diferentes linguagens para arrecadar mais dinheiro….
Tava mudando de canal e vi um testemunho de “Cura” dessa igreja….o camarada caiu sofre umas laças pontiagudas (que ficam em cima de portões) e machucou o braço…….dai foi pro hospital os MÉDICOS fizeram a cirurgia,arrumaram os musculos dele e tal….e ficou fazendo fisioterapia……quase um ano…..ai depoisss ele tava nessa bosta de igreja e o pastor curou o braço dele…ele ele voltou a mexer…ALELUIA!!!!!!!
E os médicos? a cirurgia..o pronto atendimento? a fisioterapia?!?
Da próxima vez vai direto no pastor quero ver se ele “cura”…..
[Responder]
Abbadon Respondeu:
novembro 3rd, 2008 às 01:47
Engracado que NUNCA falam de curas com pessoas queimadas, deformadas… rs
[Responder]
Fatima Respondeu:
novembro 3rd, 2008 às 11:04
[Responder]
novembro 3rd, 2008 em 11:47
q palhaçada! quero ver esse pessoal ai ler a bíblia dentro do mar…. acho q vai arder um pouco os olhos….
E tudo para agradar os pobres fiéis??? aham…
Renato M: Concordo ctgo, as igrejas não buscam + fiéis, e sim, contribuidores…Tudo gira em torno do dinheiro… eles querem é ganhar $$ e só.
[Responder]
novembro 3rd, 2008 em 13:15
[Responder]
André Respondeu:
novembro 3rd, 2008 às 13:20
[Responder]
Ezra Floid Respondeu:
novembro 3rd, 2008 às 13:49
[Responder]
Fatima Respondeu:
novembro 3rd, 2008 às 13:26
[Responder]
Ezra Floid Respondeu:
novembro 3rd, 2008 às 13:54
e emprestar o salva vidas para o passageiro que não tiver imunidade.
Poderiam fazer também uma biblia comestível, feita com páginas de pão.
Aí ficaria bom para “nem só de pão viverá o homem”, e literalmente se alimentariam das palavras impressas. Cântico do cânticos seria servido em sanduíches nos móteis, já vejo uma explosão do mercado de consumo…
[Responder]
Fátima Respondeu:
novembro 3rd, 2008 às 14:47
Quanto à bíblia comestível: kkkkkkkkkkkkkk
[Responder]
Ezra Floid Respondeu:
novembro 3rd, 2008 às 17:00
Será um sucesso kit.
Voce verá, esta receita vai multiplicar o pão servido em versos.
Se o cara quiser comprará só o rolo de um livro
em aramaico no pão assado. Já pensou?
A pastas ficam por conta dos amigos do messias da ceia.
[Responder]
ariel wollinger Respondeu:
novembro 8th, 2008 às 10:37
[Responder]
novembro 3rd, 2008 em 15:37
“E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.”
Conclusão: Bíblia dá diarréia que sobre pra cabeça e sai pela boca quando pregada…
[Responder]
novembro 5th, 2008 em 15:40
[Responder]