Associação quer espiritualizar o Judiciário Conheça o observatório mais poderoso do mundo
mai 20

Cérebro rezandoUm novo projeto da Universidade de Oxford, na Inglaterra, pretende investigar as causas da popularidade da religião e os mecanismos da crença religiosa.

Inaugurado em fevereiro, o Cognition, Religion, and Theology Project (Projeto de Cognição, Religião e Teologia), quer identificar os fatores cognitivos que contribuem para a tendência generalizada que as pessoas têm de acreditar em Deus ou deuses.

Em entrevista à BBC Brasil, Justin Barrett, um diretores do projeto, afirmou que a pesquisa a ser desenvolvida pelo grupo será interdisciplinar, ou seja, contará com pesquisadores de áreas distintas como a antropologia, filosofia e teologia, entre outras.

“Além disso, pretendemos trabalhar com crenças religiosas de todo o tipo, em uma perspectiva cultural diversa –queremos investigar os mecanismos da crença em fantasmas, fenômenos sobrenaturais etc.”, disse Barrett.

O cientista ressaltou que, apesar de a crença religiosa ser tão difundida, a razão pela qual as pessoas possuem essas crenças ainda é pouco conhecida do ponto de vista científico e, principalmente, cognitivo.

“Fala-se muito em o que é bom ou ruim, se a religião faz bem ou não, mas a realidade é que, da perspectiva científica, ainda há muito a ser estudado e poucas pesquisas. Portanto, qualquer afirmação sobre isso seria prematuro”, disse Barrett.

Sobrenatural

O pesquisador explica que muitas das crenças estão relacionadas às características da mente humana.

De acordo com ele, em condições de desenvolvimento normal, a mente tem receptividade para crenças em deuses, a vida após a morte e outras idéias comumente relacionadas à religião.

“A religiosidade é o estado natural. A falta de crença é relativamente não-natural e pouco comum”, disse o pesquisador. “Se os cientistas conseguirem explicar por que as pessoas tendem a acreditar em deuses e por que outras acreditam que não há deuses, certamente a presença de uma explicação científica não irá significar que você não deve acreditar em uma coisa ou outra, mas oferecerá possibilidades de explicação.”

O novo projeto está vinculado ao Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O projeto será desenvolvido em três anos e foi financiado pela Fundação John Templeton.


Fonte: BBC (via Folha Online).

Artigos relacionados:

  1. A necessidade de uma crença
  2. Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto
  3. Religião é ´produto’ da evolução do cérebro humano, diz estudo
  4. Professor defende a evolução com espaço para Deus
  5. Universidade Emory cria macaco com doença humana

escrito por Lealcy

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votes, average: 3.35 out of 5)
Loading ... Loading ...

8 comentários para “Universidade de Oxford pretende investigar origem biológica da crença religiosa”

  1. Sorete Disse:

    Fiquei muito feliz com essa notícia. Quem sabe consigam até produzir uma vacina memética!

    [Reply]

    Humberto reply on quarta-feira, 21 de maio de 2008 11:45:

    :grin:
    Já foi produzida, Sorete!
    É uma combinação do ceticismo e de conhecimento científico, aliados a
    ética comportamental. Esses parâmetros, reduzem a doença a no máximo uma representação teatral inofensiva, exercida nos finais de semana …
    :mrgreen: :lol:

    [Reply]

  2. Humberto Disse:

    Desconfio que a Templeton vai abafar os resultados e financiamento da pesquisa antes do término da pesquisa ….

    [Reply]

  3. Felipe Disse:

    concordo com o Humberto acima, pelos discursos aí citados acho difícil conseguirem explicar alguma coisa de maneira realmente científica…

    [Reply]

  4. Chico Sá Disse:

    O objetivo dessa pesquisa e procurar gato preto no escuro ou pesquisar sexo de anjo? Ou as duas coisas? O que não faz o excesso de grana, né não?

    [Reply]

    carlos reply on quinta-feira, 22 de maio de 2008 19:14:

    nem gato preto nem sexo dos anjos mané.

    vai tentar acabar com essa merda de falsa fé!

    a raça humana tem que parar de temer o vazio e lutar pelo real!

    [Reply]

    Chico Sá reply on sexta-feira, 23 de maio de 2008 21:18:

    Você acredita nisso, seu cretino? Essa porra de estudo não leva a lugar nenhum, mané!!!!

    [Reply]

    Humberto_FC reply on sexta-feira, 23 de maio de 2008 09:46:

    A pesquisa parece ser somente antropológica, e o sentido dela, infelizmente, parece ser pouco louvável : garantir aos patrocinadores o argumento do aval científico.
    O problema é que as respostas dadas certamente nem de longe garantiriam que o sobrebnatural exista, ou que seja testável, e menos ainda que seja falseável. O máximo que ela poderia garantir é que a o comportamento de adoração deste do pretenso sobrenatural. É fato verificável que pessoas acreditem em gnomos, mas os gnomos não o são. E está nesta diferença, na maior parte do tempo não percebida, que falácias de religiosos acabam sendo vendidas como “científicas”.
    O problema para os religiosos é que por vezes o golpe pode acabar sendo revelado, e aí a Templeton retira o apoio a pesquisa rapidinho … :roll:

    [Reply]

Comente este artigo. Mas, antes, leia a nossa Política de Comentários. Obrigado por sua participação.

Ceticismo.net – Ceticismo, Ciência e Tecnologia.
Todos os direitos reservados.