Espanha acaba com isenção fiscal da Igreja Aparelho de teletransporte estará pronto em 2010
mai 12

Canibalismo seria a causa da formação de enxames de gafanhotos. Os gafanhotos são os insetos pertencentes à subordem Caelifera da ordem Orthoptera, caracterizados por terem o fémur das pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. São eles polífagos, se alimentam de folhas de vários tipos de plantas tais como: citros, arroz, soja, pastagens, alfafa, eucalipto e outras.

Todavia, cientistas americanos, ingleses e australianos, liderados por Iain Couzin (da Princeton University – Nova Jersey, EUA) recentemente publicaram, na revista científica Current Biology, um estudo que responderia à um velho questionamento: o que levaria tais insetos a formarem imensos enxames?

A resposta seria simples: medo. É que, diante da escassez de alimentos, jovens gafanhotos (ainda incapazes de alçar vôo), adotam um comportamento alimentar atípico: canibalismo. E os demais, em pânico, por medo de serem devorados, reúnem-se em grupos e saem voando, tendo, em sua ‘cola’ os canibais famintos.

Os enxames teriam início, portanto, a partir de grandes grupos de gafanhotos em marcha no solo. Esta marcha se estenderia por dezenas de quilômetros e, uma vez iniciada, tende-se a manter até o momento em que os jovens ‘canibais’ cheguem à maturidade.

Para detecção deste comportamento, os pesquisadores estudaram os gafanhotos jovens, com a utilização de um sistema computadorizado, acompanhando o movimento em uma área cercada.

Segundo os cientistas, o movimento seria crucial para a prevenção de desastres ambientais aptos a ameaçar a vida humana, posto que um enxame de gafanhotos pode conter bilhões de insetos e consumir milhares de toneladas de vegetação em um único dia, ameaçando o suprimento de alimentos nos países afetados.

Pois é….o que a ignorância (falta de conhecimento) não faz, né? Os secretinos secretários de Javé (por desconhecerem, à época, esta informação) disseram que um fenômeno destes tinha como causa um ato divino (Ex 10:12); que mania de pôr a culpa de tudo em Deus, sô!


Fonte: BBC Brasil

escrito por Fátima

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votes, average: 3 out of 5)
Loading ... Loading ...

Um comentário para “Canibalismo entre os gafanhotos”

  1. Canedo Disse:

    Se Deus for o criador de tudo que está na bíblia, preferiria ir para o inferno, sofreria bem menos.

    É como um diálogo que fiz com um amigo meu…

    “-Por que você é discordiano?
    -Por que você é cristão?
    -Porque eu acredito em Deus
    -Você já leu a bíblia?
    -Não!
    -Ahh… Já descobri porque você é cristão!”

    [Reply]

Comente este artigo. Mas, antes, leia a nossa Política de Comentários. Obrigado por sua participação.